fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Tchê quer abrir a caixa preta do Fundo Partidário

Publicado

em

Deputado-Luiz-Tchê-é-denunciado-por-corrupção-eleitoral

Da redação, com José Pinheiro

O deputado José Luís Tchê (PDT) afirmou que na próxima reunião da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) irá fomentar a discussão em torno do Fundo Partidário. O parlamentar falou que deseja ‘abrir a caixa preta’ e que os partidos não podem ser criados para se tornarem ‘moeda de troca’.

“Precisamos abrir a caixa preta do Fundo Partidário. É menos dinheiro para a Saúde, a Educação. Cada filiado que banque suas candidaturas. O deputado sai do partido, por exemplo, e leva o tempo de TV  e o recursos do Fundo”, ressalta.

Ele criticou que a um ano das eleições de 2014, ainda possa haver mudanças na Legislação Eleitoral. “Ninguém sabe se podemos colocar panfletos, carro de som. Eu vejo isso como alguma chance de isso acontecer”.

Tchê culpou o Congresso Nacional pela demora na análise da Reforma Política e salientou que apenas as duas Casas Legislativas podem colocar fim no poder econômico nas eleições. “Apenas o Congresso pode tirar o poder econômico das eleições”, diz o parlamentar.

O deputado falou também o PDT tem se organizado em todo o Estado. São pelo menos 38 candidatos a deputados estaduais em 2014. Luís Tchê reafirmou seu nome para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC recorre de decisão que concedeu prisão domiciliar a mulher envolvida na execução do jovem João Vitor

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recorreu da decisão que concedeu prisão domiciliar a uma mulher acusada de envolvimento na execução do jovem João Vitor, em Cruzeiro do Sul. O crime, atribuído a integrantes de uma organização criminosa, ocorreu em uma área verde do bairro Saboeiro.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, a acusada, amiga da vítima, teve um papel fundamental no crime ao atraí-lo para uma emboscada. O corpo de João Vitor foi encontrado às margens do Rio Juruá, próximo ao município de Guajará, no Amazonas, com as mãos amarradas para trás e diversas perfurações de faca nas costas.

Durante a audiência de custódia, o MPAC se manifestou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva. No entanto, a Justiça concedeu a prisão domiciliar, levando o órgão ministerial a recorrer da decisão, considerando a gravidade do crime.

Além disso, o MPAC instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o andamento das investigações sobre o caso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Afluente do Rio Acre, Riozinho do Rola ultrapassa cota de transbordo

Publicado

em

Foto: Kennedy Santos/ac24horas

O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, ultrapassou nesta sexta-feira, 14, a cota de transbordamento, que é de 15 metros, atingindo 15,19 metros às 15h15, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

O transbordamento manancial ocorreu por volta das 10 horas da manhã, quando o rio atingiu a marca de 15 metros. Desde então, o nível tem se mantido acima da cota de inundação, com tendência de aumento.

Além do Riozinho do Rola, o nível do Rio Acre também preocupa em Brasileia, onde a cota de transbordamento é de 8 metros. Nesta sexta-feira, 14, às 15h15, o rio registrou 6,94 metros, um aumento de quase 60 centímetros em relação ao início do dia.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre supera cota de transbordamento em Porto Acre

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

O município de Porto Acre, o último do estado banhado pelas águas do Rio Acre, está com nível acima da cota de transbordamento, que é de 12,50 metros. Na última medição desta sexta-feira,14, o rio marcava 12,98 metros.

Apesar de a água já alcançar os quintais de algumas residências, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informou que, até o momento, não há famílias desalojadas.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, nesta sexta-feira, 14, o rio marcou 12,91 metros na medição das 6h. Às 9h, o nível subiu para 12,94 metros e, ao meio-dia, atingiu 12,98 metros.

Segundo a Defesa Civil, quando o rio chega a 12,90 metros, a água começa a alcançar os primeiros quintais, mas ainda não invade as casas. No entanto, caso a elevação do nível continue no mesmo ritmo, a primeira família poderá precisar de realocação ainda hoje.

Comentários

Continue lendo