Acre
Taxistas de Xapuri, realizam encontro com o Prefeito Marcinho Miranda.
Os taxistas do Município de Xapuri, através do Sindicato, tiveram um encontro com o prefeito Marcinho Miranda, para exporem diversos problemas que estão acontecendo com a classe, inclusive com a Lei que o Governo do Estado criou e que vem prejudicando todos os taxistas de várias cidades acrianas.
O Presidente do Sindicato dos Taxistas de Xapuri, Messias da Cruz, disse que o encontro que foi realizado com o Prefeito Marcinho Miranda, visa a possibilidade de intervir junto ao prefeito de Rio Branco sobre a Lei que o governo do estado criou com relação as atividades dos Taxistas de todas as cidades acreanas, onde a Lei só visa em prejudicar a classe que dependem dessa rota. Estamos preocupados, pois é um meio de sobrevivência dos taxistas, com a devida Lei isso vem acabar com a que nenhum taxistas, tanto de Xapuri como de outros municípios sejam penalizados pela Lei criada pelo governo do estado, que nem sequer foi debatido, discutido e apresentados a nossa classe. Esperamos que o prefeito, que é uma pessoa que está preocupado com tudo isso, busque junto com os outros prefeitos, soluções e alternativas para que resolvam essa grave situação, pois existem taxistas que estão nesse trabalho há mais de 15 (quinze) anos.
Em suas palavras o prefeito Marcinho Miranda, falou que será um assunto que irá colocar em pauta no encontro da AMAC – Associação dos Municípios do Acre, que acontecerá na sexta – feira (25), na cidade de Assis Brasil, nesse encontro estará presentes todos os prefeitos do Estado do Acre. Vamos discutir e debater esse problema que está deixando os taxistas e os usuários apreensivos com relação a Lei Estadual que foi criada pelo governo do acre. O que vamos tentar resolver junto com os demais prefeitos, é dar legitimidade aos taxistas e passageiros que usam esse meio de transporte para se locomoverem até a capital em busca de muitas das vezes de tratamento de saúde, acompanhamento de processos jurídicos entre outras atividades particulares. Vamos buscar democraticamente juntos com os outros prefeitos discussões, debates e uma forma de solucionar alguns pontos da Lei com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, para que os taxistas e os usuários não seja mais uma vez prejudicados com os atos do governo estadual.
Fonte: Assessoria
Comentários
Acre
Simulação do sistema de alertas ocorre neste sábado em 4 cidades do Acre

Foto: Secom/RS
A Defesa Civil do Acre realiza neste sábado, 20, uma simulação do sistema Defesa Civil Alerta nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Jordão.
Durante a simulação, moradores receberão mensagens diretamente nos celulares, exibidas sobre o conteúdo acessado no aparelho. Dependendo da gravidade do aviso, a notificação pode ser acompanhada por um sinal sonoro semelhante a uma sirene.
“Esse sistema é acionado pela Defesa Civil estadual. Com base no monitoramento, ao identificarmos a possibilidade de um evento extremo, emitimos os avisos para que a população esteja ciente dos riscos na área”, explica o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.
Não é necessário realizar cadastro prévio ou tomar qualquer outra providência para receber as notificações. Diferentemente dos alertas por SMS, o Defesa Civil Alerta exibe a mensagem sobreposta na tela do celular e exige ação do usuário para ser encerrada. Em situações de alto risco, o alerta sonoro será emitido mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.
A simulação tem caráter preventivo e visa familiarizar a população com o formato das mensagens e com os procedimentos a serem adotados em caso de eventos extremos.
Comentários
Acre
Criança baleada em ataque que matou mãe e padrasto no AC perde a visão
A menina de 2 anos baleada no rosto durante o ataque a tiros que vitimou a mãe, Darliane Carneiro Alves, de 21 anos, e o companheiro, Cristhofer Kenndedy, de 20, em Epitaciolândia, interior do Acre, perdeu a visão de um dos olhos em decorrência do ferimento. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), neste sábado (20).
Segundo o Hospital da Criança, em Rio Branco, a menina passou por uma cirurgia de enucleação, procedimento para a remoção do globo ocular, realizada na tarde de sexta-feira (19). Ela permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, entubada, sob monitoramento multiprofissional. O quadro é considerado grave, porém estável, sem previsão de alta.
O ataque ocorreu no dia 11 de setembro, quando dois homens armados invadiram a residência onde a família estava. Darliane tentou proteger a filha e correu para fora, mas foi atingida e caiu ao chão. Cristhofer foi perseguido até o banheiro e morto com vários disparos.
Comentários
Acre
Senador Guiomard se consolida como potência agropecuária do Acre com liderança em avicultura, ovos e mel
Município se destaca em bovinocultura, avicultura, produção de ovos, leite e mel, com crescimento impulsionado por investimentos privados e acesso a mercados internacionai

Senador Guiomard também tem destaque como maior produção de galináceos, com um plantel de 474.144 animais, seguido de Brasiléia (392.130 animais) e Rio Branco (253.052 animais). Foto: captada
Dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM/IBGE) de 2024 revelam que Senador Guiomardconsolidou-se como o município mais diversificado e dinâmico do agronegócio acreano.
Com apenas 22 mil habitantes, o município aparece entre os três maiores produtores em cinco cadeias diferentes: bovinos (2º lugar, com 403 mil cabeças), galináceos (1º lugar, com 474 mil aves), ovos (1º lugar, com 6,7 milhões de dúzias), leite (3º lugar, com 3,7 milhões de litros) e mel (1º lugar, com 3,3 toneladas).
O crescimento foi impulsionado por fatores estratégicos: a Granja Carijó expandiu seus negócios para o mercado peruano, aumentando o plantel de galináceos em 51 mil aves, enquanto a região de Tarauacá (que registrou a maior alta no rebanho bovino: +46,6 mil cabeças) beneficiou-se da operação do frigorífico sifado.
Na produção leiteira, Tarauacá também surpreendeu com a maior produtividade por animal, sugerindo potencial para investimentos na bacia leiteira do Vale do Juruá. Os números reflectem a transição do Acre para uma pecuária mais tecnificada e integrada a mercados externos.

Senador Guiomard apresentou o segundo maior efetivo bovino com 403.282 mil cabeças. Estão em segundo lugar Sena Madureira, e Rio Branco. Foto: captada
Desempenho por cadeia produtiva
🐄 Bovinocultura:
2º maior efetivo estadual (403.282 cabeças)
Destaque: Tarauacá lidera crescimento com +46.676 cabeças (influência do novo frigorífico)
🐓 Avicultura:
Maior plantel de galináceos (474.144 animais)
Maior produção de ovos (6,7 milhões de dúzias)
Variação positiva de +51.192 aves (expansão para mercado peruano)
🥛 Produção leiteira:
3º lugar estadual (3,7 milhões de litros)
Destaque: Tarauacá com maior crescimento (+249,5 mil litros)
🍯 Apicultura:
Liderança na produção de mel (3,33 mil kg)
Maior variação positiva (+684 kg)
Fatores de crescimento
Investimentos privados: Frigorífico em Tarauacá impulsionou rebanho regional
Expansão mercados: Granja Carijó (Senador Guiomard) ampliou para exportação
Ganho de produtividade: Tarauacá mostra potencial para bacia leiteira independente
Os dados reforçam a transformação do interior acreano em polos especializados de produção, reduzindo a dependência da capital e criando novos eixos de desenvolvimento econômico regional. A diversificação produtiva em Senador Guiomard serve como modelo para outros municípios.

Senador Guiomard apresentou o segundo maior efetivo bovino com 403.282 mil cabeças. Foto: captada
Você precisa fazer login para comentar.