Conecte-se conosco

Acre

Xapuri é o 1º Munícipio Acreano a implantar Ouvidoria do SUS.

Publicado

em

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Xapuri, lança a Implantação da Ouvidoria do SUS. O evento aconteceu no dia 22 (terça – feira) ás 09 horas na Sede Social da Assemux com as presenças do Prefeito em Exercício, Ailton Menezes, Promotor de Justiça, Dr. Bernardo Fitermam, Gerente Estadual da Ouvidoria do Acre, Drª. Fátima Melo, Secretária Municipal de Saúde, Núbia Roques, Secretária Municipal de Cultura e Eventos, Profª. Elisangela Horácio, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Idalino Junior, Representando a Câmara Municipal, os Vereadores Eliomar Soares (Galego) e Celso Garcia (Paraná), Representante da Procuradoria Geral do Município, Dr. Juarez Maciel e demais autoridades, funcionários e agentes de saúde.

Em suas palavras, o Prefeito em Exercício, Ailton Menezes, saudou aos presentes em nome do prefeito Marcinho Miranda e disse que é um momento de extrema importância a Implantação da Ouvidoria no Município, entre as 22 (vinte e duas  cidades) acreanas, temos o orgulho de sermos a primeira a aderir, isso faz com que o cidadão e cidadã fortaleça sua participação no gerenciamento das ações e permitirá que os mesmos tenham reconhecimentos de suas demandas. Pois desde o inicio de nossa gestão, procuramos trabalhar com  honestidade e transparência, e vamos dar total apoio a Comissão que será encarregada a desenvolver os trabalhos da Ouvidoria Municipal do SUS.

O Promotor de Justiça de Xapuri, Dr. Bernardo Fitermam, falou da importância da Implantação da Ouvidoria do SUS em Xapuri, pois será mais um aliado dos  usuários  para o bom desempenho das ações no que tange a saúde no municipio. Parabenizo a prefeitura e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, pelo grande passo que está dando em relação a aproximação com os  usuários  do SUS do Município.

Representando a Câmara Municipal, o Vereador Eliomar Soares (Galego) – PT, parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde, pela Implantação da Ouvidoria do SUS em Xapuri, pois é um momento que os munícipes terão oportunidade de fazer suas reclamações, dar sugestões, elogiar, denunciar, pedir informações e outras solicitações, isso faz com que as ações sejam voltadas diretamente á população.

Vereador Celso Garcia (Paraná) – PMDB, disse que é um fruto de um trabalho desenvolvido pela Coordenadora Carminha junto com a Secretária Municipal de Saúde, Núbia Roques e equipe, tendo o apoio e parceria da Gerente Estadual da Ouvidoria do Acre, Drª. Fátima Melo.

Parabenizo toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, pois somos o Primeiro Município do Estado a aderir a Implantação da Ouvidoria do SUS – Xapuri. Com essa Ouvidoria, irá desafogar outros órgãos como a Promotoria de Justiça, Defensoria Pública e a própria Câmara Municipal, que constantemente, nos vereadores somos procurados pelos usuários para intermediar algumas ações, pois agora os usuários do SUS terão um lugar para Reclamar, Sugerir, Denunciar e outras solicitações.

Representando a Procuradoria Geral do Município, Dr. Juarez Maciel, falou que é importante, pois a comunidade irá ter uma esperança de estar mais próximo nas ações no que tange os serviços da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como a Ouvidoria um elo de ligação entre aqueles (as) que fazem o uso do Sistema Único de Saúde – SUS e a Secretaria Municipal de Saúde, pois a Ouvidoria será muito importante nesse processo.

Será uma Coordenadoria que estará prontamente para ouvir reclamações, sugestões, denuncias, pedidos de informações, elogios e outras solicitações. No contexto geral com essa Implantação da Ouvidoria Municipal do SUS, a administração publica municipal, através da gestão de saúde, chegará cada vez mais próxima do cidadão e da cidadã, de modo especial daqueles (as) que precisam do serviço público de saúde.

É uma alegria em ver o nosso municipio sendo a primeira entre todas as cidades acreanas a Implantar a Ouvidoria do SUS – Xapuri. Queremos agradecer todo o empenho equipe da Secretaria Mun. de Saúde, o incentivo e apoio do prefeito Marcinho Miranda e do vice Ailton Menezes que não mediram esforços para que todo esse acontecimento fosse realizado que, já que a nova gestão municipal é voltada para que cada morador sejam beneficiadas com os serviços prestados pelo poder publico municipal em todas as áreas. Nosso objetivo é aproximar os  usuários do SUS da gestão, onde tenham um espaço para fazer suas reclamações, sugestões, denúncias, elogios, solicitar informações e outras solicitações para melhor atender os munícipes nas ações da saúde municipal. Queremos agradecer também a Gerente Estadual da Ouvidoria do Acre, Drª. Fátima Melo, pela atenção e o apoio que nos foi dado. Disse Sec. Mun. de Saúde  Núbia Roques.

A Gerente Estadual da Ouvidoria do Estado do Acre, Drª. Fátima Melo, falou aos presentes da sua satisfação e de sua alegria em estar fazendo parte do Lançamento da Implantação da Ouvidoria do SUS – Xapuri, sendo a primeira cidade acreana a atender as diretrizes da Política Nacional de Ouvidoria do SUS, pois esta política que está sendo implantada no primeiro municipio do estado do acre, na cidade de Xapuri, delineará os canais de acesso as comunidades, entre o municipio e os cidadãos, as formas de processamento das demandas da sociedade e os mecanismos que favorecerão a defesa do direito á saúde, o fortalecimento do controle social e a agilidade de resposta da gestão para enfrentar a missão de se fazer cumprir os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a luz das necessidades apontadas pela população Xapuriense. Pois a Ouvidoria é um instrumento da democracia participativa. Parabenizo ao Prefeito Marcinho Miranda, ao vice Ailton Menezes, a secretária Núbia Roques e equipe, pela Implantação da Ouvidoria Municipal do SUS  pois só quem irá ganhar é a administração e ao povo da Cidade de Xapuri.

Fonte: Assessoria

Comentários


Acre

Boletim da Sesacre registra 39 novos casos de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 39 novos casos de coronavírus neste domingo, 4 de dezembro. O número de infectados notificados é de 154.710 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 361.546 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.826 casos foram descartados e 10 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.393 pessoas já receberam alta médica da doença.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado neste domingo, 4, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.032 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_04_12__2022

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Comentários


Continue lendo

Acre

Mãe e filho se formam juntos em Enfermagem no Acre: “Realização de um sonho”

Publicado

em

O recém-enfermeiro explica como foram os 4 anos de faculdade que tornaram a mãe, uma colega de profissão
POR MATHEUS MELLO

Uma das grandes conquistas de uma pessoa na vida é sem sombras de dúvidas o diploma em uma gradução. Mateus Lima e sua mãe, Mauriete Lima realizaram esse sonho juntos e colaram grau na faculdade de Enfermagem, na última quinta-feira (30), em Rio Branco.

Ao ContilNet, o recém-enfermeiro explica como foram os 4 anos de faculdade que tornaram a mãe, uma colega de profissão.

“Fiz medicina durante quatro anos na Bolívia, de 2012 a 2016, mas infelizmente não tive condições de continuar, devido ao dólar que aumentou bastante, e aí voltei para o Brasil. E minha mãe teve a ideia de fazer enfermagem. Entramos na faculdade e passamos por todas as etapas juntos, estágio juntos, TCC e formamos juntos”, disse.

Mauriete é técnica de enfermagem e trabalha na saúde do Acre há 28 anos. O filho explica que sempre viu na mãe uma inspiração na vida pessoal e profissional.

“Por ela ser da área da saúde eu sempre via ela como minha inspiração, eu decidi trabalhar como ela, trabalhar bastante com algo que ama. É a realização de um sonho, poder trabalhar um dia junto com ela no mesmo lugar”, declara.

Os dois fazem parte da primeira turma do curso de Enfermagem, da UNIP, e iniciaram o curso em 2018.

Comentários


Continue lendo

Acre

Indígena é atingido por disparos de arma de fogo e vai a óbito em Sena Madureira

Publicado

em

Um novo confronto entre pessoas ligadas à facções rivais, registrado na manhã deste domingo (4), deixou mais um saldo negativo em Sena Madureira.

Informações preliminares apontam que um indígena identificado pelo nome de Fábio Alfredo Jaminawa, foi atingido por pelo menos três disparos de arma de fogo, sendo que um dos projéteis acertou a perna, e outros dois atingiram o quadril da vítima.

No momento do episódio, Fábio trafegava de bicicleta pela rua Maranhão, quando foi surpreendido por dois criminosos que estavam em uma motocicleta.

Após os disparos, os autores tomaram rumo ignorado, e a vítima, foi levada para o Pronto Socorro do Hospital João Câncio Fernandes, para receber atendimento médico, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e foi a óbito.

Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, a PM foi ao local e constatou que uma pessoa teria ficado gravimente ferida, e em seguida, iniciou os trabalhos com o intuito de prender os responsáveis pelo cometimento do crime.

Por Josué da Silva.

Comentários


Continue lendo

Em alta