Geral
Startups acreanas se destacam no Pavilhão Brasil durante o Web Summit Lisboa

Com apoio do Sebrae Nacional, 400 negócios inovadores brasileiros participam do evento
De 11 a 14 de novembro, em Portugal, aconteceu o Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do mundo e a maior conferência de tecnologia da Europa. Nesta edição, com apoio do Sebrae Nacional, o Brasil liderou o quadro de delegações participantes com uma comitiva de 400 negócios inovadores, nas quais oito são startups acreanas, que anunciam o potencial local, combinando ciência, tecnologia e investimentos em soluções que valorizam o bioma amazônico.
Nesta edição do Web Summit, o Pavilhão Brasil, espaço dedicado a valorização de startups, empresas, iniciativas e tecnologias do país, aumentou de tamanho para alocar e proporcionar maior visibilidade ao mercado em desenvolvimento. Servindo de vitrine e viabilizando a internacionalização de startups nacionais, a expansão reflete o crescimento e a importância do ecossistema brasileiro no cenário global.
A startup WoodChat têm se destacado durante a exposição no evento, apresentando uma tecnologia que permite identificar espécies de madeira em toras, por meio da câmera do celular, via WhatsApp. Participando do programa de Aceleração do Sebrae, empresa vem expandindo suas operações internacionalmente, e a CEO Fernanda Onofre ressalta: “Essa visibilidade só foi possível graças ao Sebrae, que abriu portas para a inovação da WoodChat no mercado global”.

Para o diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, a participação ativa das startups acreanas no Web Summit Lisboa é uma prova do potencial inovador e da capacidade dos empreendedores acreanos em se destacar no cenário global.
“Este evento, que é um dos maiores e mais importantes encontros de tecnologia e inovação do mundo, oferece uma oportunidade única para que nossas startups mostrem ao mundo a criatividade, a resiliência e as soluções inovadoras que estão desenvolvendo no Acre. Estamos orgulhosos de ver nossas empresas locais ganhando visibilidade internacional e estabelecendo conexões valiosas que podem impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico e tecnológico da nossa região,” afirma o diretor.
Entre os negócios inovadores da comitiva acreana, está a startup “Encantos da Floresta”, participante do 1º Inova Amazônia e que atua com foco em ativos como copaíba, andiroba, óleo de sucupira e o “sangue de dragão”, seiva que estimula a produção de colágeno e têm aplicações em medicina e cosméticos. Para o CEO Rafael Diniz, investir na bioeconomia garante a qualidade dos produtos e valoriza o conhecimento tradicional dos povos originários e ribeirinhos, e pontua: “Um hectare de floresta nativa pode gerar mais renda que a criação de gado ou cultivo de soja”.
O Web Summit Lisboa veio acompanhado da apresentação de resultados animadores sobre iniciativas de apoio a startups promovidas pelo Sebrae, destacando o aumento expressivo de negócios inovadores no Nordeste e Norte.
Comentários
Geral
Frentista reage a assalto, é baleado de raspão na cabeça e sobrevive em posto de combustíveis de Rio Branco
Crime ocorreu no bairro Joafra; vítima foi socorrida pelo SAMU e estado de saúde é estável

O frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira, de 36 anos, ficou ferido após reagir a uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira (17), em um posto de combustíveis localizado na rua Lua, no bairro Joafra, em Rio Branco.
De acordo com informações apuradas no local, por volta das 21h30, um casal chegou ao Auto Posto Joafra em uma motocicleta e parou ao lado de uma das bombas, simulando ser cliente. Logo em seguida, o condutor anunciou o assalto. Durante a ação criminosa, o frentista reagiu e entrou em luta corporal com os suspeitos, vindo a cair sobre a motocicleta usada na fuga.
No meio da confusão, um disparo de arma de fogo foi efetuado e atingiu Francisco de raspão na cabeça. Após o tiro, os criminosos fugiram do local sem levar dinheiro ou qualquer objeto, tomando rumo desconhecido.
Mesmo ferido, o frentista conseguiu caminhar até a loja de conveniência do posto, onde pediu ajuda. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, Francisco deu entrada na unidade hospitalar com estado de saúde estável. Policiais Militares do 1º Batalhão estiveram no local, colheram informações sobre os suspeitos e realizaram buscas na região, mas ninguém foi preso.
A ocorrência foi registrada e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Geral
Acre terá sol com nuvens e chuvas pontuais nesta quinta-feira, aponta previsão
Tempo segue instável em parte do estado, com maior chance de chuva no centro e oeste, segundo o portal O Tempo Aqui

Sipam prevê quarta-feira (8) com céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas no AC — Foto: Juan Vicent/Arquivo pessoal
Comentários
Geral
Justiça autoriza retorno de envolvido em rebelião ao presídio do Acre

A Justiça Federal autorizou o retorno do detento Cleidivar Alves de Oliveira ao sistema prisional do Acre, após reavaliar o prazo inicialmente fixado para sua permanência no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Segundo a reportagem da TV 5, a transferência foi realizada de forma sigilosa e com esquema de segurança reforçado, em aeronave da Polícia Federal, sob escolta de agentes penitenciários federais. Por determinação judicial, Cleidivar foi encaminhado novamente ao presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves, localizado na capital do estado.
Cleidivar Alves de Oliveira estava entre os 14 detentos transferidos para presídios federais em 27 de setembro de 2023, após a rebelião registrada em junho do mesmo ano no presídio de segurança máxima do Acre. O motim durou cerca de 15 horas e resultou na morte de cinco internos, sendo dois deles decapitados.
Segundo as investigações policiais, o grupo transferido foi apontado como responsável pela rebelião. Conforme a denúncia, Cleidivar, apontado como líder da facção, teve participação ativa na organização e execução do motim. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Acre por cinco homicídios, além do envolvimento direto na rebelião.
Com o retorno de Cleidivar ao sistema prisional acreano, a expectativa das autoridades é que outros detentos também sejam reconduzidos ao estado. A exceção são Rogério Mendonça e Davidson Nascimento, que fugiram do presídio federal de Mossoró em fevereiro do ano passado e só foram recapturados após cerca de 50 dias de buscas intensas.

Você precisa fazer login para comentar.