fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Sipam prevê quarta-feira (9) com sol e calor em todo o Acre

Publicado

em

Sol aparece sempre entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite em todas as regiões acreanas.

Foto: Paulo Roberto Parente/Arquivo pessoal

A umidade do ar volta a aumentar sobre o Acre com o ligeiro enfraquecimento da massa de ar quente e seco sobre a região. Com isso, se elevam as condições de chuva em parte do estado. Para esta quarta-feira (9) a previsão é de sol e calor em todo o estado, com tempo variando de claro a parcialmente nublado.

No oeste acreano algumas nuvens ficam carregadas e podem provocar chuva de forma rápida e isolada à tarde. Na capital e demais regiões do Acre não há previsão de chuva.

Confira as temperaturas em todas as regiões:

 

Alto Acre

 

Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 22°C e a máxima de 29ºC.

Baixo Acre

 

Mínima de 23°C e máxima de 28ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

 

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 21ºC e 31°C.

Vale do Purus

 

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 22º C e 27°C.

Vale do Tarauacá/Envira

 

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 32°C.

Comentários

Continue lendo

Geral

Com 91 vagas, inscrições para o concurso do Detran seguem até 23 de maio

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), anuncia que as inscrições para o concurso público do Detran seguem até o dia 23 de maio. O certame conta com remunerações que podem passar dos R$ 9.500, quando somadas às gratificações, e dispõe de 91 vagas para profissionais de nível superior em diversas áreas.

Concurso dispõe de 91 vagas para nível superior em diversas áreas. Foto: Eduardo Gomes/Detran

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Filme ‘A Trégua da Flauta’ abre casting para atores que queiram atuar no curta acreano de Silvio Margarido

Publicado

em

Dirigido pelo cineasta acreano Silvio Margarido, o filme acreano “A Trégua da Flauta” está com o casting aberto. Ou seja, a produção está à procura de atores que darão vida aos personagens do curta-metragem.

Para se inscrever na seletiva, os atores devem enviar currículo, duas fotos de corpo inteiro e uma foto do rosto para o email: [email protected]. A seleção curricular ocorre de 22 de abril a 3 de maio.

“A Trégua da Flauta” é um curta-metragem de 10 minutos, produzido em Full HD, que mergulha no contexto histórico da Revolução Acreana para explorar temas universais como a busca incessante pela paz e o papel transcendental da música como linguagem universal.

Através de uma narrativa fictícia, inspirada em eventos históricos reais, o filme visa provocar reflexões profundas sobre os efeitos devastadores da guerra e a possibilidade de encontrar momentos de trégua e humanidade, mesmo nas circunstâncias mais adversas.

O filme é financiado pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB), por meio do Edital de Audio Visual da Lei Paulo Gustavo.

Silvio Margarido é produtor, diretor, roteirista e editor audiovisual formado em cinema e Mídias Digitais pelo IESB em 2014 e com diversos cursos na área do audiovisual e Marketing Digital. Pós graduação em linguagem audiovisual em andamento na Universidade Candido Mendes.

*Os atores escolhidos darão vida aos personagens:&

Abílio – Homem imigrante, cearense, aproximadamente 50 anos, seringueiro e músico com habilidade em tocar flauta;

Rodrigo – Homem, aparentando ser descendente de indígenas, cerca de 35 anos, fluência em espanhol, soldado boliviano;

Praxedes – Jovem homem, negro, por volta de 18 anos, recém chegado do Pará, Belém;

10 figurantes – Soldados brasileiros e bolivianos, com disposição para cenas de ação.

Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Silvio Margarido
Direção de Produção: Rose Farias
Assistente de Direção: Ney Ricardo
Diretor de Arte: Darci Seles
Produtor de Arte: Evania Maria
Diretor de Fotografia: Assis Freire
Finalização de Cor: Pafy
Trilha Sonora: João Veras
Maquiagem: Alanna Rocha

Comentários

Continue lendo

Geral

Educação Ambiental da Semeia promove oficina temática de Origami a acadêmicos da Ufac

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), por meio da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal (ESEAHF), promoveu na manhã desta quarta-feira (24), uma oficina temática de Origami para os estudantes do 7º período do curso de Biologia da Universidade Federal do Acre (Ufac), na sala da Escola de Educação Ambiental, no Horto Florestal.

Com o tema, fungos e a convite da professora, dra. Clarisse Maria Carvalho, a equipe da Educação Ambiental, Isadora Rocha, Davi Marques e Débora Santana, esteve no primeiro dia de aula da disciplina de microbiologia, com a atividade, numa dinâmica de boas-vindas aos estudantes.

No curso, o biólogo Davi Marques, fez uma breve explanação sobre a importância ecológica dos fungos na reciclagem de nutrientes.
“Nós podemos repensar a maneira como gerenciamos nossos resíduos e a importância de buscarmos o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no reaproveitamento desses materiais promovendo assim a reciclagem na cadeia produtiva”, disse Davi.

Sob a orientação da arquiteta e urbanista, Isadora Rocha, a turma aprendeu técnicas de Origami que resultaram na confecção de uma caixa com a figura de um cogumelo, tendo como base material: papel reaproveitado e papel reciclado da Oficina de Reciclagem da ESEAHF. “O Origami, técnica milenar japonesa, auxilia no desenvolvimento neurológico, promovendo a atenção, concentração e relaxamento”, explicou Isadora.

Segundo a diretora da Escola de Educação Ambiental, Luzimar Oliveira, o uso de oficinas temáticas têm sido um recurso didático que está obtendo notoriedade quando aliados a aulas teóricas, já que despertam o interesse dos alunos em estudar conteúdos que aparentemente seriam temas cansativos e chatos.

“A busca por metodologias mais atrativas a fim de realizar um trabalho efetivo para a internalização dos conteúdos em sala de aula, é de grande importância e tem sido uma busca constante da equipe da Escola de Educação Ambiental para melhorar e facilitar a aprendizagem dos alunos”, disse Luzimar.

Nesta quinta-feira (25), será a vez dos acadêmicos do curso de Engenharia Florestal receberem a oficina temática de Origami, na parte da manhã.

Comentários

Continue lendo