Geral
Sipam prevê quarta-feira (9) com sol e calor em todo o Acre
Sol aparece sempre entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite em todas as regiões acreanas.

Foto: Paulo Roberto Parente/Arquivo pessoal
A umidade do ar volta a aumentar sobre o Acre com o ligeiro enfraquecimento da massa de ar quente e seco sobre a região. Com isso, se elevam as condições de chuva em parte do estado. Para esta quarta-feira (9) a previsão é de sol e calor em todo o estado, com tempo variando de claro a parcialmente nublado.
No oeste acreano algumas nuvens ficam carregadas e podem provocar chuva de forma rápida e isolada à tarde. Na capital e demais regiões do Acre não há previsão de chuva.
Confira as temperaturas em todas as regiões:
Alto Acre
Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 22°C e a máxima de 29ºC.
Baixo Acre
Mínima de 23°C e máxima de 28ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.
Vale do Juruá
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 21ºC e 31°C.
Vale do Purus
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 22º C e 27°C.
Vale do Tarauacá/Envira
Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 32°C.
Comentários
Geral
Projeto da Ufac leva energia limpa e tecnologia com IA para aldeia indígena
A Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a empresa Huawei, deu início à implantação de um sistema inovador de geração de energia elétrica na aldeia indígena Kaxinawá, localizada no seringal Nova Aliança, no alto rio Purus. A iniciativa faz parte do projeto Sisol Kaxinawá e é coordenada pelo professor da instituição, Rárison Roberto Acácio Fortes.
Com duração prevista de um ano, entre abril deste ano e de 2026, o projeto propõe um sistema híbrido de energia elétrica, que combina painéis solares, geradores a diesel e baterias de alta performance. O diferencial da tecnologia está no uso de inteligência artificial (IA) para controlar e otimizar o fornecimento de energia conforme as necessidades da comunidade.
A proposta foi desenvolvida levando em consideração as particularidades geográficas e culturais do território. De acordo com o coordenador, o sistema foi projetado para garantir fornecimento contínuo, mesmo durante períodos de baixa incidência solar. “Além de melhorar significativamente a qualidade de vida da comunidade, possibilitando avanços em saúde, educação e produção agrícola, o projeto gerará conhecimento científico de ponta e poderá ser replicado em outras comunidades isoladas da Amazônia”, afirmou.
A tecnologia de IA integrada ao sistema será capaz de prever falhas, adaptar-se ao clima local e reduzir o uso de diesel, promovendo uma matriz energética mais limpa. O projeto também prevê uma interface em português e na língua kaxinawá, promovendo inclusão digital e autonomia para que os próprios moradores operem o sistema.
A expectativa é de que a iniciativa sirva como modelo para soluções sustentáveis em comunidades isoladas da região amazônica, promovendo desenvolvimento com respeito à diversidade cultural e ambiental.
Comentários
Geral
Arma com numeração suprimida é apreendida pela PRF no Bujari
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma pistola calibre .380 com numeração suprimida na tarde de terça-feira, 08, durante fiscalização de rotina no km 160 da BR-364, no município do Bujari (AC). A ação aconteceu por volta das 16h20, quando os agentes abordaram um veículo utilitário de cor prata.
Segundo a PRF, o condutor demonstrou comportamento nervoso e inquieto durante a entrevista, o que motivou uma busca detalhada no interior do carro, com autorização do motorista. A arma, da marca Taurus, foi encontrada embaixo do assento do condutor, junto a um carregador contendo nove munições.
Questionado, o homem confessou ser o proprietário da arma, alegando tê-la comprado de um terceiro e não possuir registro ou porte legal. Diante da ilegalidade e da numeração suprimida no chassi e no cano, o suspeito foi preso em flagrante por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
O homem foi encaminhado à Delegacia Especializada de Flagrantes (Defla) da Polícia Civil, em Rio Branco, onde foi formalizado o procedimento legal. O veículo foi entregue à passageira que o acompanhava, e seus pertences pessoais, como carteira, cartões e relógio, também foram repassados a ela.
Comentários
Geral
Rio Branco inaugura Casa da Cultura com investimento de R$ 368 mil

Foto: David Medeiros
Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (9), em Rio Branco, a nova Casa da Cultura, espaço dedicado aos fazedores de cultura da capital acreana. A cerimônia contou com apresentações de dança, capoeira e quadrilha junina, e reuniu representantes do setor cultural, gestores públicos e artistas locais.
A iniciativa marca um passo importante para o fortalecimento da cultura no município. Segundo o prefeito Tião Bocalom, o investimento na obra foi de R$ 368 mil, em sua maioria proveniente de uma emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão (PSD), que não pôde comparecer ao evento.

Foto: David Medeiros
“Nós procuramos valorizar o esporte, mas também valorizar muito a cultura. Quando chegamos à prefeitura, o orçamento da cultura era de 300 mil reais por ano. Chegamos a dois milhões e meio em 2023, e em 2024 algo próximo disso”, afirmou o prefeito. “A maior prova está aqui agora, um espaço dedicado exclusivamente àqueles que fazem cultura, que promovem alegria na vida das pessoas.”
O novo espaço, além de atender artistas e agentes culturais, em geral, também funcionará como sede da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre. Para o representante da entidade, a entrega da Casa da Cultura representa uma nova fase para o movimento. “Aqui é a nossa casa. É a nossa vida, uma história que a gente está reconstruindo novamente. Para nós, isso é a entrega de uma nova vida, um novo futuro para o movimento unido estadual”, declarou.

Foto: David Medeiros
Klowsbey Pereira, presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), destacou que o local será um ponto de apoio constante aos grupos culturais da cidade. “Visa valorizar ainda mais os fazedores de cultura do município, especialmente os quadrilheiros. Aqui será oferecido workshop, apoio, recursos. É a realização de um sonho.”
Já o secretário municipal de Infraestrutura, Antônio Cid, ressaltou o caráter simbólico e funcional do novo espaço. “O pessoal da cultura não tinha um endereço qualificado para pensar cultura, praticar cultura, trazer cultura pra nossa cidade. Aqui não é apenas paredes. É um local de concentração de técnicos, admiradores, artistas, pessoas que fazem cultura em Rio Branco”, afirmou.

Foto: David Medeiros
A Casa da Cultura passa a integrar o circuito cultural da capital como um espaço público permanente, voltado ao incentivo, articulação e formação de iniciativas culturais de diferentes segmentos.
Você precisa fazer login para comentar.