Acre
Sindmed denuncia falta de médicos e estrutura hospitais do Acre
Segundo Sindmed-AC faltam remédios e equipamentos em hospitais.
Secretário de Gestão da Sesacre diz que Sindimed não oficializou denúncia.
Falta de médicos especializados, equipamentos e estrutura são algumas das denúncias feitas pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) em relação aos hospitais e outras unidades de saúde do Acre.
Ao G1, o secretário adjunto de Gestão e Planejamento, Irailton Lima, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), afirmou que, em nenhum momento, o Sindmed-AC oficializou as reclamações no órgão. “A secretaria não se furta a sentar para discutir com o sindicato, desde que isso seja estabelecido em um patamar institucional”, afirma.
De acordo com o presidente do sindicato, José Ribamar Costa, recentemente, o Sindmed-AC encontrou vários problemas, principalmente na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, e também no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá em Cruzeiro do Sul, município localizado a 648 km da capital.
“Nessas maternidades a estrutura é precária. Há um baixo número de profissionais, por isso, reivindicamos o chamamento dos médicos especialistas, obstetras, ginecologiscas e também clínicos, que fizeram concurso em 2013. Por exemplo, na maternidade há dias em que funciona com apenas dois médicos, mas o certo seriam cinco médicos especialistas”, disse.
Falta de Leitos
Ainda segundo Costa, outro problema é a falta de leitos no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), Unidades de Pronto Atendimento (Upa) e também nos hospitais do interior do estado. Ele destaca que falta equipamentos para exames, medicamentos e até material para curativos.
“Nesses hospitais os pacientes que precisam ficar internados acabam esperando atendimento sentados em cadeiras e até no chão. Nós vemos que a população está sofrendo com o atendimento nas UPAs e em locais de urgência e emergência como o pronto socorro. Além disso, a falta de materiais interfere muito no tratamento médico do paciente”, destaca.
Situação no interior do estado
Costa relata que atualmente apenas dois médicos atuam em Xapuri, município distante 188 km de Rio Branco. A situação, segundo ele, é ainda mais complicada em cidades mais isoladas.
“Temos municípios padecendo bastante. O hospital de Brasileia é referência para municípios do Alto Acre e está com uma estrutura altamente precária e com risco de ruir, principalmente após a cheia de 2015. É muito triste a situação desses hospitais”, lamenta.
Secretário alega que crise econômica tem afetado serviços da Saúde
O secretário de Gestão e Planejamento da Sesacre,Irailton Lima, diz que a crise econômica tem impactado de forma direta a administração pública, sobretudo do Acre, que “depende de repasses federais”.
“Com a queda nos repasses, obviamente, se está enfrentando alguma dificuldade, mas é momentânea. Temos a expectativa de que a economia reaja, que a arrecadação melhore e tenhamos plena condição de responder todas as necessidades das unidades. Mesmo no ambiente de crise, tudo tem sido feito”, acrescenta.
Paralisação da categoria
Costa relata que apesar de haver faculdades de medicina no Acre, muitos profissionais acabam seguindo para outros estados buscando condições melhores de trabalho e uma contratação efetiva.
“Os residentes que são formados por médicos especialistas no Acre não encontram chances de trabalho com um contrato efetivo e procuram locais como Brasília, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia para trabalhar com uma remuneração melhor. Muitos desses médicos gostariam de ficar no estado, então porque não dar uma chance a eles fazendo um bom contrato?”, questiona.
Para exigir melhorias na estrutura dos hospitais e no atendimento a população, o Sindmed-AC deve fazer uma paralisação nos dias 16 e 17 de março. A decisão foi tomada pela categoria durante uma assembleia geral realizada no sábado (20).
“Vamos comunicar a população sobre a paralisação através de informes. Os médicos são servidores públicos e para fazer um movimento como esse é preciso explicar os motivos e mostrar as soluções que seriam aumento no número de profissionais, efetividade e também mais leitos”, finaliza.
saiba mais
Comentários
Acre
Prefeito de Rio Branco convoca reunião de emergência após nova subida do nível das águas do Rio Acre
A Prefeitura de Rio Branco informa que, de acordo com a medição realizada às 15h desta terça-feira (13), o nível das águas do Rio Acre atingiu 13,30 metros na capital acreana, ficando a apenas 20 centímetros da cota de alerta e 70 centímetros da cota de transbordamento.
Dados recentes indicam uma elevação significativa do nível das águas do rio nos municípios da região do Alto Acre. Nas últimas horas, o Rio Acre apresentou subida superior a 2 metros em Brasiléia e mais de 4 metros em Assis Brasil. Segundo avaliação das equipes técnicas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esse comportamento reflete diretamente no cenário observado em Rio Branco nas últimas 48 horas. Diante desse contexto, a capital acreana entra em estado de alerta.
O levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal aponta que a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é considerada alta, em razão do volume de chuvas e da elevação acelerada do rio.
Em preocupação a esse cenário, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência com todo o secretariado municipal, com o intuito de alinhar ações, reforçar o monitoramento e garantir a pronta resposta da gestão municipal.
A Prefeitura de Rio Branco informa ainda que, por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Defesa Civil reforça ainda mais o monitoramento do nível das águas do Rio Acre — acompanhando também o nível de chuvas em outras regiões, principalmente aquelas que causam impacto direto na capital.
Nas próximas horas, será divulgado um balanço atualizado da situação, bem como as estratégias e medidas que estão sendo adotadas para assegurar a proteção e o cuidado com a população.
A gestão municipal reforça que permanece atenta, preparada e mobilizada para agir com rapidez, priorizando a segurança e o bem-estar das famílias rio-branquenses.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil avança na construção de casas populares e infraestrutura urbana
A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo fortemente em habitação e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Jerry Correia, juntamente com o vice-prefeito Reginaldo Martins, o secretário municipal de Obras e o secretário de Planejamento, estiveram no bairro KM 2 acompanhando de perto o andamento das obras de construção de casas populares no município.
No local, estão sendo construídas 11 casas populares, que já contam com um projeto completo de infraestrutura, incluindo asfaltamento das ruas, posteamento e sistema de saneamento básico, garantindo mais dignidade e segurança às famílias beneficiadas.
Além disso, outras 11 casas já foram concluídas, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado do Acre, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento urbano e social de Assis Brasil.
O prefeito Jerry Correia destacou ainda que o município já garantiu recursos para a construção de mais 25 casas no bairro KM 2, ampliando o alcance do programa habitacional. Outro importante investimento será realizado na parte baixa da cidade, onde está previsto um novo lote com 30 casas populares, beneficiando ainda mais famílias assis-brasilenses.
“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para levar moradia digna e infraestrutura completa à nossa população. Esses investimentos representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para Assis Brasil”, ressaltou o prefeito.
A gestão municipal reafirma seu compromisso em continuar buscando parcerias e recursos para fortalecer as políticas públicas de habitação e promover o crescimento ordenado do município.
Comentários
Acre
Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB
O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.
“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.
Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.






























Você precisa fazer login para comentar.