Conecte-se conosco

Cotidiano

Sindicato questiona condições de trabalho e falta de profissionais em hospitais no Acre e monta dossiê

Publicado

em

Raio-X de um dos hospitais ainda não foi instalado e está guardado em caixas há seis meses, diz Sindmed – Foto: Arquivo/Sindmed-AC

Apontando problemas como falta de segurança e até mesmo casos assédio moral e ameaças em pelo menos quatro hospitais do interior do Acre, o Sindicato dos Médicos (Sindmed-AC) informou nesta semana que está montando um dossiê com denúncias.

A reportagem tentou durante três dias obter uma resposta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) sobre as denúncias, mas não obteve nenhum posicionamento até a última atualização desta reportagem.

Conforme o sindicato, os problemas são registrados nos hospitais Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira. Nestes locais, foram feitas visitas e catalogação das queixas de cada unidade e todo material vai ser transformado em um dossiê que vai passar por análise do setor jurídico para, então, serem tomadas as medidas cabíveis, de acordo com o Sindmed.

CRM também fez vistoria no hospital de Tarauacá – Foto: Asscom/CRM-AC

O sindicato lista ainda que há falta de equipamentos e furo nas escalas, além da falta de condições de trabalho. Em Tarauacá, por exemplo, no Hospital Dr. Sansão Gomes, o órgão informou que um novo raio-x permanece na caixa há seis meses e a população utiliza o antigo que apresenta baixa resolução na imagem, dificultando o tratamento.

No final de agosto, após moradores denunciarem falta de estrutura e profissionais no Hospital de Tarauacá, o Ministério Público do Acre (MP-AC) chegou a soliciar ao Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) uma vistoria na unidade e constatou, além da falta de profissionais, sobrecarga de trabalho da equipe.

Em Feijó, o prédio do Hospital Geral apresenta uma série de problemas estruturais, além do plantão ser realizado por apenas um médico, segundo o Sindmed. Em agosto desse ano, o CRM informou que a maternidade que é anexa ao hospital podia sofrer uma interdição ética após serem encontradas várias irregularidades.

Em Sena Madureira, enquanto a construção do novo prédio não é finalizada, a população é atendida em uma unidade antiga e inadequada para a cidade, diz o Sindmed. Na cidade, o caso também já virou alvo de investigação do MP-AC por descarte irregular de lixo, falta de servidores, medicamentos e estrutura física.

Já na Maternidade Hospital da Mulher e da Criança do Juruá e no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, segundo o Sindmed, faltam especialistas, sendo que no primeiro existe a carência de obstetras e pediatras, enquanto no segundo faltam neurocirurgião, cirurgiões e dermatologistas para atender a população.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fafs confirma final do Campeonato Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia empataram o primeiro jogo em Senador Guiomard

O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) confirmou para sábado, 27, às 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, a decisão do Campeonato Estadual de Futsal da Série A entre Brasileia e Quinari. O primeiro jogo entre as duas equipes, em Senador Guiomard, terminou empatado por 4 a 4 e por isso quem vencer a segunda partida fica com o título e a vaga do Acre na Taça Brasil de 2026.

“Fechamos todos os detalhes para a final. A partida decide o título mais importante e fecha a temporada”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.

Sem mudanças em 2026

Segundo Rafael do Vale, existe a intenção de realizar ajustes no regulamento do Estadual para 2026.

“Permitimos muitas mudanças nas datas dos jogos e isso aumentou o prazo de realização da Série A. Tínhamos planejado fechar a competição no fim de outubro e essas alterações precisam ser reavaliadas”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo