Conecte-se conosco

Cotidiano

Sindicato questiona condições de trabalho e falta de profissionais em hospitais no Acre e monta dossiê

Publicado

em

Raio-X de um dos hospitais ainda não foi instalado e está guardado em caixas há seis meses, diz Sindmed – Foto: Arquivo/Sindmed-AC

Apontando problemas como falta de segurança e até mesmo casos assédio moral e ameaças em pelo menos quatro hospitais do interior do Acre, o Sindicato dos Médicos (Sindmed-AC) informou nesta semana que está montando um dossiê com denúncias.

A reportagem tentou durante três dias obter uma resposta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) sobre as denúncias, mas não obteve nenhum posicionamento até a última atualização desta reportagem.

Conforme o sindicato, os problemas são registrados nos hospitais Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira. Nestes locais, foram feitas visitas e catalogação das queixas de cada unidade e todo material vai ser transformado em um dossiê que vai passar por análise do setor jurídico para, então, serem tomadas as medidas cabíveis, de acordo com o Sindmed.

CRM também fez vistoria no hospital de Tarauacá – Foto: Asscom/CRM-AC

O sindicato lista ainda que há falta de equipamentos e furo nas escalas, além da falta de condições de trabalho. Em Tarauacá, por exemplo, no Hospital Dr. Sansão Gomes, o órgão informou que um novo raio-x permanece na caixa há seis meses e a população utiliza o antigo que apresenta baixa resolução na imagem, dificultando o tratamento.

No final de agosto, após moradores denunciarem falta de estrutura e profissionais no Hospital de Tarauacá, o Ministério Público do Acre (MP-AC) chegou a soliciar ao Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) uma vistoria na unidade e constatou, além da falta de profissionais, sobrecarga de trabalho da equipe.

Em Feijó, o prédio do Hospital Geral apresenta uma série de problemas estruturais, além do plantão ser realizado por apenas um médico, segundo o Sindmed. Em agosto desse ano, o CRM informou que a maternidade que é anexa ao hospital podia sofrer uma interdição ética após serem encontradas várias irregularidades.

Em Sena Madureira, enquanto a construção do novo prédio não é finalizada, a população é atendida em uma unidade antiga e inadequada para a cidade, diz o Sindmed. Na cidade, o caso também já virou alvo de investigação do MP-AC por descarte irregular de lixo, falta de servidores, medicamentos e estrutura física.

Já na Maternidade Hospital da Mulher e da Criança do Juruá e no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, segundo o Sindmed, faltam especialistas, sendo que no primeiro existe a carência de obstetras e pediatras, enquanto no segundo faltam neurocirurgião, cirurgiões e dermatologistas para atender a população.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo