Geral
Setembro Amarelo: Justiça do Trabalho de RO e AC promove Roda de Conversa e palestras sobre prevenção ao suicídio
Neste mês dedicado à Campanha de Prevenção ao Suicídio no Brasil, o Setembro Amarelo terá um foco especial na Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre com eventos telepresenciais alusivos ao tema a serem promovidos pela Coordenadoria de Assistência à Saúde (CAS), com o apoio da Escola Judicial e da Comissão Regional do Trabalho Seguro.
A programação inicia no próximo dia 9 para o público interno, das 10h às 12h (horário de RO) e 9h às 11h (horário do AC), com uma Roda de Conversa, como pré-evento, com o tema “Como lidar com a perda de entes queridos”. Os servidores do CAS, Tais Fusinato e Luiz Guimarães, atuarão como facilitadores.
>> Inscreva-se aqui para participar da Roda de Conversa (público interno)
Já no dia 10, data em que se celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a partir das 9h30 (horário de RO) e 8h30 (horário do AC), acontece o evento principal com as palestras dos psicólogos Leonardo Abrahão e Maria Helena Pereira Franco, falando sobre prevenção, luto e promoção de saúde mental.
A primeira palestra será de Leonardo com o tema “Prevenção ao suicídio tem jeito sim: mas você precisa saber o que fazer!”, que encerra às 11h30 (horário de RO) e 10h30 (horário do AC). No segundo momento, das 14h às 15h (horário de RO) e das 13h às 14h (horário do AC), a psicóloga Maria Helena falará especificamente sobre “O Setembro Amarelo, a família em risco e o luto por essa perda”.
>> Faça aqui sua inscrição para as palestras
Todos os eventos serão transmitidos para o público em geral no canal da Escola Judicial no YouTube.
>> Assista o vídeo promocional produzido pela Comissão Regional do Trabalho Seguro
Segundo o CAS, o objetivo das discussões é oferecer conhecimento sobre os fatores de risco e de proteção no que se refere à prevenção do suicídio, estimular o debate sobre o tema, promover autoconsciência e autoconhecimento e reforçar, na cultura organizacional, o desenvolvimento de vínculos de apoio, empáticos com o sofrimento do outro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a taxa de mortes por suicídio anual é de aproximadamente 800 mil mortes, superando a taxa de diversas outras doenças e agravos à saúde. Além disso, pesquisas na área da saúde mental evidenciam que o principal fator de risco para o suicídio é o adoecimento psicológico, ressaltando a importância do tratamento psicológico e psiquiátrico e do debate aberto e informativo sobre o tema.
Comentários
Geral
Polícia de Rondônia apreende mais de meia tonelada de drogas que teriam saído do Acre
Investigadores da Delegacia de Narcóticos (Denarc) de Rondônia apreenderam, na tarde de sexta-feira, 09, 500 quilos de cocaína e 64 quilos de maconha, como parte da Operação Proteção de Divisas e Fronteiras. A apreensão ocorreu durante o cumprimento de mandados judiciais em propriedades do investigado A.M.L., 31 anos, no Loteamento Tropical, zona sul de Porto Velho (RO).
A Polícia não informou se as drogas vieram de Rio Branco, no Acre, ou de Guajará-Mirim, em Rondônia, já que ambas as rotas seriam normalmente usadas pelo traficante, que conseguiu fugir.
A.M.L. já vinha sendo investigado há algum tempo, e somente agora os investigadores da DENARC de Porto Velho reuniram provas suficientes para solicitar à Justiça local a expedição de mandados de busca e apreensão, possibilitando o acesso às propriedades do investigado.
No Loteamento Tropical, onde o suspeito mantinha imóveis que também funcionariam como seu quartel-general, a operação foi deflagrada. Na tarde de sexta, de posse dos mandados judiciais, os policiais se deslocaram ao local indicado, e a ação foi coroada de êxito.
Em três carros pertencentes ao investigado, os agentes apreenderam 500 quilos de cocaína e 64 quilos de maconha, além de cinco veículos e uma motocicleta usados para o transporte das drogas, bem como outros valores não especificados.
A.M.L., alvo da operação, fugiu antes da chegada dos policiais e agora é considerado foragido.
Comentários
Geral
PM prende traficantes com arma de fogo e tijolo de maconha no Polo Benfica

Foto: Cedida
Numa ação rápida, que contou com o apoio da comunidade ao fornecer a informação correta, integrantes de uma guarnição do 2º Batalhão da Polícia Militar prenderam homens envolvidos com o tráfico de drogas no Polo Benfica, região da Vila Acre, em Rio Branco (AC). Eles portavam uma escopeta e um pacote em forma de tijolo, pesando mais de um quilo de maconha. Ambos foram apresentados na Delegacia de Flagrantes.
Sob o comando do coronel Felipe Russo, os policiais faziam patrulhamento no Polo Benfica quando foram informados de que um homem armado havia sido visto entrando em uma residência próxima.
Comentários
Geral
Justiça mantém prisão de “Negro Bala” por chacina em Rio Branco
Câmara Criminal do TJAC nega habeas corpus de acusado de liderar ataque que deixou seis mortos no bairro Taquari; réu foi preso em Fortaleza após fugir do Acre.

“Negro Bala” tem prisão mantida – Foto: Reprodução
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) negou, nesta semana, o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Wellington da Costa Batista, conhecido como “Negro Bala”. Considerado uma das principais lideranças do crime organizado no estado, ele é apontado como um dos mandantes da chacina ocorrida no bairro Taquari, em Rio Branco, em novembro de 2023.
Com a decisão, permanece válida a prisão preventiva decretada pelo juiz Robson Aleixo, da 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital. Segundo as investigações, na noite de 3 de novembro do ano passado, membros do Comando Vermelho invadiram uma residência na Travessa do Sol, com o objetivo de atacar rivais do Bonde dos 13. O confronto terminou com seis mortos: quatro do lado do Comando Vermelho e dois do Bonde dos 13.
Durante a apuração dos fatos, a Delegacia de Homicídios reuniu provas de que Wellington Batista não apenas autorizou o ataque, mas também forneceu armas e apoio logístico aos executores. Foragido da Justiça acreana, ele foi localizado e preso em Fortaleza, no Ceará, em janeiro de 2024, com apoio das forças de segurança locais.
O juiz Robson Aleixo decretou a prisão preventiva de “Negro Bala” pelo duplo homicídio de Adgilson Ferreira da Silva e Valdecir das Graças Batista dos Santos, vítimas do Bonde dos 13, mortos durante a ação criminosa.