Conecte-se conosco

Flash

Sesacre vai comprar mais de 10 toneladas de café, o suficiente para mais de 2 milhões de cafezinhos

Publicado

em

O governo do Estado do Acre vive realmente em um mundo de fantasias, pois se não tem medicamentos, profissionais e até mesmo infraestrutura para atender as demandas sociais na Saúde Pública, vai ter cafezinho à vontade. Nesta quinta-feira (13) a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) publicou a compra de até 10.596 kg de pó de café, o suficiente para preparar até 2.119.200 cafezinhos até o último dia do ano, quando termina o mandato do atual governo.

O fato chamou a atenção do deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) pelo fato do cafezinho não estar disponível para toda a comunidade e nem para os doentes na maior parte das enfermarias e hospitais do Estado.

“São muitos litros de cafezinho para pouca gente bebendo. E isso a população e o os órgãos de fiscalização precisam estar atentos”, comentou o deputado.

Ata abre a porteira

Conforme consta na Ata de Registro de Preços Nº 298/2018 (SRP Nº 128/2018; PAD Nº 0004135-4/2018; ADA Nº 19-18-0000771), o governo do Estado fez realizar a licitação no sentido de adquirir “gêneros alimentícios, para atender as necessidades das unidades de saúde de Rio Branco, no âmbito Sesacre”.

Ocorre que cerca de 69% do total possível de ser gasto é representado por 42.384 pacotes de 250g de café. Assim, considerando que cada quilo de café permite a obtenção de 10 litros da bebida.

Como restam 109 dias para o fim do ano, é possível servir um total de 2.119.200 cafezinhos de 50 ml. Ou, ainda, servir diariamente 19.442 cafezinhos, inclusive nos sábados, domingos e feriados até o final do ano,

Sesacre contrata só a metade por enquanto

Ocorre que apesar dos números representarem apenas o máximo a ser adquirido até o fim do ano, a Sesacre não contratou imediatamente a quantidade integral, gastando somente a metade do licitado. Mas isso não impede que até o fim dos prazos da Ata as quantidades licitadas não sejam ainda contratadas.

Conforme consta no Contrato Nº 753/2018, a Sesacre contratou para a entrega imediata 20.090 pacotes de 250 de café, totalizando 5.022,5kg do produto. Seguindo a mesma linha de raciocínio de 200 cafezinhos por cada quilo e havendo 109 dias para o fim do governo, a Sesacre vai poder servir 1.004.500 cafezinhos de 50ml até o dia 31 de dezembro, o que totaliza 9.215 cafezinhos a cada dia.

Contudo, como o ressaltado, esta é a quantidade de contratação imediata e à qual o Estado está obrigado a adquirir e pagar, mas ainda é possível fazer um novo contrato para adquirir as outras 5t restantes.

200 xícaras por cada kg

Para poder realizar as análises, a equipe do Folha do Acre pesquisou junto a sites especializados os rendimentos médios para um café de boa qualidade. Os dados encontrados foram os seguintes:

“Um quilo de café moído produz 200 xícaras de café coado, considerando 05 gramas por xícara (1.000 gramas : 05 gramas = 200 xícaras). Portanto 1 kg de café moído produz 10,0 litros de café coado (50 ml x 200 xícaras = 10,0 litros).

As informações foram obtidas a partir de uma postagem de Jorge Liniti Kasai (www.kassaicafe.com.br) e disponível no site <http://revistacafeicultura.com.br/?mat=16516>.

Como são necessários quatro pacotes de 250g para cada quilo, a quantidade de pacotes foi dividida por quatro para se obter as quantidades em quilo. A quantidade de dias para o final do ano foi contada a partir da data da publicação da licitação.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Prefeitura de Brasiléia divulga resultado final de processo seletivo da Educação

Publicado

em

Edital publicado no Diário Oficial confirma classificação definitiva para contratações temporárias na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (26) o resultado final do processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de servidores para a rede municipal de ensino.

O comunicado corrige uma publicação anterior e esclarece que, onde constava a expressão “resultado preliminar”, passa a valer oficialmente o “resultado final” do certame, encerrando a fase de análise e classificação dos candidatos.

O processo seletivo contempla diversas funções na área educacional, entre elas oficineiros de Língua Espanhola, Artes, Informática, Música, Capoeira e Natação; agentes do campo para atuação em diferentes localidades rurais; auxiliares de sala para creches parciais e integrais; profissionais de apoio, incluindo Educação Especial, nas zonas urbana e rural; além de professores P1 e P2 para escolas urbanas, nucleadas e de difícil acesso. Também estão incluídas vagas para profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social e Nutrição.

Além dos candidatos classificados dentro do número de vagas, o edital apresenta ainda a relação de aprovados para cadastro de reserva, que poderão ser convocados conforme a necessidade da administração municipal.

As contratações visam atender unidades escolares da zona urbana e da zona rural, incluindo escolas localizadas em áreas de difícil acesso e comunidades mais afastadas da sede do município, com o objetivo de assegurar o funcionamento regular das atividades educacionais ao longo do ano letivo.

Comentários

Continue lendo

Flash

Deu no Acremais: pelo menos dois dos oito candidatos que disputam o Governo de Pando, dois são do Agro

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

O Departamento de Pando, na Bolívia, que faz fronteira direta com o Brasil pelo Acre, entra no calendário eleitoral de 2026 com eleições marcadas para o dia 17 de março. O pleito vai escolher governador, representantes para o parlamento (Câmara e Assembleia Legislativa), além dos prefeitos municipais. O processo eleitoral em Pando desperta atenção estratégica no Acre, já que o departamento boliviano é um dos principais consumidores de produtos acreanos, especialmente da agricultura familiar, fortalecendo o intercâmbio econômico na fronteira Brasil–Bolívia.

Dos dois candidatos ao governo de Pando, dois possuem ligação direta com o setor do agronegócio. Entre eles está Ana Lúcia, do MTS, atual prefeita de Cobija, que trabalha com a exportação de frutas amazônicas e a industrialização do açaí. Também integra esse grupo Rodolfo Añez Domínguez, da FSUTCP, empresário com atuação na indústria e na exportação de café, atividade que dialoga diretamente com cadeias produtivas do Acre em especial do Alto Acre.

Comentários

Continue lendo

Flash

Acre avança no enfrentamento ao fogo com redução de 77,75% dos focos de calor

Publicado

em

As ações de combate e redução de focos de calor em todo o território acreano vêm sendo intensificadas por meio de um esforço conjunto do Governo Federal e Governo do Estado do Acre com execução através do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre e demais órgãos parceiros. A partir da Sala de Situação Operacional, onde inteligência e geoespacialização monitoram as ocorrências em tempo real, os recursos são acionados conforme a necessidade, priorizando as regiões mais afetadas. Este ano, registramos uma redução expressiva de cerca de 77% na densidade de focos de calor em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2024 foram registrados 8.655 focos, enquanto em 2025 esse número caiu para 1.401.As ações de combate e redução de focos de calor em todo o território acreano vêm sendo intensificadas por meio de um esforço conjunto, com financiamento do Governo Federal e execução integrada do Governo do Estado do Acre e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre.

Além das ações de combate, tem-se investido fortemente em medidas preventivas e educativas. Somente em 2025, foram realizadas mais de 2 mil atividades preventivas, alcançando diretamente mais de 100 mil pessoas conscientizadas em todo o território acreano. Esse conjunto de esforços fortalece a proteção ao meio ambiente, preserva vidas e garante maior segurança às famílias acreanas.

Atualmente, o Acre conta com 18 bases operacionais distribuídas estrategicamente em todo o estado, garantindo alcance direto em 21 dos 22 municípios. Para dar suporte às ações, são empregados diariamente mais de 150 bombeiros militares em serviço, dentre eles cerca de 100 profissionais dedicados exclusivamente ao enfrentamento dos focos de calor, atividades de proteção ambiental e monitoramento de regiões críticas. Complementando essa estrutura, 36 viaturas estão mobilizadas para assegurar rapidez e eficiência no deslocamento e atendimento das ocorrências. Todos esses dados podem ser acompanhados em tempo real em nosso site na aba Operação Fogo Controlado 2025.

Esses resultados refletem um compromisso coletivo em proteger o meio ambiente e garantir qualidade de vida à população. A integração entre instituições, tecnologia, reforço operacional e ações preventivas demonstra que o enfrentamento ao fogo exige estratégia, união e responsabilidade. Seguimos firmes nesse propósito, reduzindo os impactos das queimadas e construindo um futuro mais sustentável para todos.

Comentários

Continue lendo