fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Sesacre vai comprar mais de 10 toneladas de café, o suficiente para mais de 2 milhões de cafezinhos

Publicado

em

O governo do Estado do Acre vive realmente em um mundo de fantasias, pois se não tem medicamentos, profissionais e até mesmo infraestrutura para atender as demandas sociais na Saúde Pública, vai ter cafezinho à vontade. Nesta quinta-feira (13) a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) publicou a compra de até 10.596 kg de pó de café, o suficiente para preparar até 2.119.200 cafezinhos até o último dia do ano, quando termina o mandato do atual governo.

O fato chamou a atenção do deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) pelo fato do cafezinho não estar disponível para toda a comunidade e nem para os doentes na maior parte das enfermarias e hospitais do Estado.

“São muitos litros de cafezinho para pouca gente bebendo. E isso a população e o os órgãos de fiscalização precisam estar atentos”, comentou o deputado.

Ata abre a porteira

Conforme consta na Ata de Registro de Preços Nº 298/2018 (SRP Nº 128/2018; PAD Nº 0004135-4/2018; ADA Nº 19-18-0000771), o governo do Estado fez realizar a licitação no sentido de adquirir “gêneros alimentícios, para atender as necessidades das unidades de saúde de Rio Branco, no âmbito Sesacre”.

Ocorre que cerca de 69% do total possível de ser gasto é representado por 42.384 pacotes de 250g de café. Assim, considerando que cada quilo de café permite a obtenção de 10 litros da bebida.

Como restam 109 dias para o fim do ano, é possível servir um total de 2.119.200 cafezinhos de 50 ml. Ou, ainda, servir diariamente 19.442 cafezinhos, inclusive nos sábados, domingos e feriados até o final do ano,

Sesacre contrata só a metade por enquanto

Ocorre que apesar dos números representarem apenas o máximo a ser adquirido até o fim do ano, a Sesacre não contratou imediatamente a quantidade integral, gastando somente a metade do licitado. Mas isso não impede que até o fim dos prazos da Ata as quantidades licitadas não sejam ainda contratadas.

Conforme consta no Contrato Nº 753/2018, a Sesacre contratou para a entrega imediata 20.090 pacotes de 250 de café, totalizando 5.022,5kg do produto. Seguindo a mesma linha de raciocínio de 200 cafezinhos por cada quilo e havendo 109 dias para o fim do governo, a Sesacre vai poder servir 1.004.500 cafezinhos de 50ml até o dia 31 de dezembro, o que totaliza 9.215 cafezinhos a cada dia.

Contudo, como o ressaltado, esta é a quantidade de contratação imediata e à qual o Estado está obrigado a adquirir e pagar, mas ainda é possível fazer um novo contrato para adquirir as outras 5t restantes.

200 xícaras por cada kg

Para poder realizar as análises, a equipe do Folha do Acre pesquisou junto a sites especializados os rendimentos médios para um café de boa qualidade. Os dados encontrados foram os seguintes:

“Um quilo de café moído produz 200 xícaras de café coado, considerando 05 gramas por xícara (1.000 gramas : 05 gramas = 200 xícaras). Portanto 1 kg de café moído produz 10,0 litros de café coado (50 ml x 200 xícaras = 10,0 litros).

As informações foram obtidas a partir de uma postagem de Jorge Liniti Kasai (www.kassaicafe.com.br) e disponível no site <http://revistacafeicultura.com.br/?mat=16516>.

Como são necessários quatro pacotes de 250g para cada quilo, a quantidade de pacotes foi dividida por quatro para se obter as quantidades em quilo. A quantidade de dias para o final do ano foi contada a partir da data da publicação da licitação.

Comentários

Continue lendo

Flash

Semana Evangélica marca início da programação de aniversário de Assis Brasil

Publicado

em

1º de maio, além do Dia do Trabalhador, em Assis Brasil a data marca o início das festividades alusivas ao 48º aniversário de emancipação política e autonomia administrativa da cidade de Assis Brasil. A quarta-feira será marcada pelo início da Semana Evangélica, que este ano foi antecipada para o mês de aniversário da cidade.

As atividades começam nas primeiras horas, com a realização de um torneio de futsal entre as igrejas evangélicas. Já estão inscritas na competição 17 equipes que participarão do torneio que acontecerá no ginásio de esportes da cidade.

Às 19h do mesmo dia a prefeitura e a Associação de Pastores promoverão a 3ª Cruzada Evangelistica Assis Brasil é de Jesus. O evento vai acontecer na praça Soldado Marinho, no centro da cidade, e vai contar com a participação de cantores locais e ministração da palavra de Deus.

Já na sexta-feira, dia 3, os organizadores da Semana Evangélica realizarão o 2º Festival da Canção Gospel, evento que pretende promover os talentos musicais e revelar novos artistas evangélicos. O concurso vai ser realizado no palco da praça Soldado Marinho, a partir das 19h.

Para encerrar a Semana Evangélica, a prefeitura e a Associação de Pastores realizarão a 3ª Marcha Pra Jesus e logo após o show nacional com o cantor Juliano Son.

“Estamos em festa pelo aniversário de nossa cidade. Vamos iniciar o mês com a Semana Evangélica, orando por nosso município e pelo nosso povo. Convidamos a todos para prestigiarem as atividades que já iniciam nesta quarta-feira, dia 1º de maio”, comentou o prefeito Jerry Correia.

Comentários

Continue lendo

Flash

“Por mim está definido e não há o que discutir”, diz Gladson sobre chapa com Bocalom e Alysson

Publicado

em

Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson e embarcar como vice na chapa do atual prefeito e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson.

Gladson disse ainda que a executiva municipal do PP terá que convocar uma coletiva para anunciar a chapa. Foto: Assessoria arquivo

Everton Damasceno, ContilNet

“Eu soube que ela é candidata pela imprensa”, disse o governador Gladson Cameli sobre a decisão da deputada federal Socorro Neri de colocar seu nome à disposição do Progressistas para disputar a Prefeitura de Rio Branco, depois que foi anunciada a aliança entre Alysson Bestene e Bocalom para 2024.

Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson e embarcar como vice na chapa do atual prefeito e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson.

Deputada Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson, e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson. Foto: arquivo

“Eu soube que a Socorro será candidata pela imprensa. Conversei com ela ano passado e a consultei sobre a possibilidade de ser candidata, me disse várias vezes que não. Como, agora, na altura do campeonato, me vem com esse discurso?”, questionou o governador, que comanda a executiva estadual do partido.

Questionado sobre a oficialização da chapa com Bocalom e Alysson, respondeu: “Por mim, está fechado e definido. Não há o que discutir”.

“Fui a Brasília, discuti e dialoguei com quem era necessário e sempre deixei claro que qualquer decisão seria tomada de forma coletiva. Não é justo que essa novela se apresente dessa forma, nesse momento. Já disse que por mim está definido. É isso”, continuou.

___________________________

Gladson disse ainda que a executiva municipal do PP terá que convocar uma coletiva para anunciar a chapa.

___________________________

“Pois esse é o momento de a executiva municipal convocar uma coletiva para anunciar a chapa. Não quero parecer ditador ou autoritário – e não é esse meu interesse. A competência de fazer esse anúncio é da executiva municipal. A democracia e o diálogo devem permanecer, sempre”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Presidente Gonzaga recebe visita do embaixador da IMBRICS+ Peru para estreitar relações comerciais entre os dois países

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gobzaga, recebeu nesta terça-feira (30) em seu gabinete a visita do embaixador da IMBRICS+ no Peru, Walter Heredía Martínez, para tratar sobre as relacões comerciais entre o Acre e o país da América do Sul.

A IMBRICS+ é um grupo de cooperação econômica formado pelos países emergentes com as melhores taxas de crescimento. Walter Heredía veio ao Acre para tratar pessoalmente com o presidente da Aleac e representantes do governo do Estado estratégias de cooperação comercial entre o estado e os países vizinhos.

O presidente Luiz Gonzaga destacou a importância da reunião para consolidadar as parcerias comerciais entre o Acre e o Peru.

“Quero agradecer a visita do embaixador Walter e a reunião serviu para concretizarmos esse comércio bilateral entre Brasil e Peru. Precisamos firmar compromissos tanto do governo Acre como o peruano. Com isso vamos resolver os gargalos que ainda atrapalham esse comércio. Existem gargalos na malha aérea e nas alfândegas e precisamos resolver isso”, disse Gonzaga.

Gonzaga afirmou ainda que o embaixador peruano vai se reunir ainda hoje com representantes do governo do Acre para definir estratégias de execução dos compromissos firmados durante reunião na Aleac.

“O papel da Aleac foi fazer essa ponte entre os governos do Acre e peruano. Hoje ainda terá uma reunião com os secretários de Estado do Planejamento, Fazenda e Casa Civil para os dois governos assumirem esses compromissos que visa o fortalecimento da economia acreana”, concluiu.

O embaixador Walter agradeceu ao presidente Gonzaga por ter intermediado a reunião entre o governo peruano, Aleac e secretarias de Estado e afirmou que o Acre e Peru tem interesses em comum em uma aproximação comercial.

“Quero agradecer ao presidente Luiz Gonzaga por ter intermediador essa importante reunião com representantes do governo acreano. Tanto o Acre como essa região do Peru temos muitos produtos que nos permitem trabalhar de maneira conjunta. Tratamos de assuntos que vão nos ajudar a destravar o intercâmbio comercial entre os dois países e impulsionar o turismo nessas regiões. O Acre é uma importante rota comercial e o Peru tem grande interesse em comprar produtos acreanos, disse o embaixador.

Participaram também da reunião o secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, o sócio da Dom Porquito, Paulo Santoyo, representando os empresários acreanos, além de representantes de outras secretarias do Estado.

Comentários

Continue lendo