Acre
Servidores da educação infantil de Brasileia e Epitaciolândia recebem formação
SECOM
Seguindo o cronograma elaborado pela Secretaria Estadual de Educação e Esporte do Acre (SEE), as Prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia iniciaram na segunda-feira, 18, o curso Educar e Cuidar, Desafios da Educação Infantil.
A formação está sendo realizada no município de Brasileia, no auditório do CEDUP, terá duração de 5 dias, encerrando na próxima sexta-feira,22, e é uma realização da Secretaria de Estado de Educação, por meio da Escola do Servidor, UNIDIME e prefeituras.
O curso tem como objetivo trabalhar as concepções que fundamentam as práticas na educação infantil em função do educar e cuidar, fazendo reflexões sobre criança e infância.
“A formação que estamos realizando hoje tem um papel muito importante para os dois municípios, pois estamos propiciando aos professores, do ensino infantil, das duas cidades a desenvolver um trabalho com maior qualidade. Nós precisamos desenvolver de forma integral esse conhecimento nas crianças”, falou a secretária de educação de Brasiléia, Ramiege Rodrigues.
Esteve prestigiando a abertura do curso a Prefeita de Brasileia Fernanda Hassem, a professora Márcia Barroso Loureto, a secretária de educação de Brasileia Rameige Rodrigues, o secretário de educação de Epitaciolândia Cleomar Portela, as coordenadoras de educação infantil professoras Rosa Maria e Maria Castro além das gestoras Maria Auxiliadora e Emilia Azevedo.
Com a realização da formação para os educadores dos dois municípios, encerra-se um ciclo em relação ao letramento na educação infantil.
“Nós estamos muito contente com essa parceria com a prefeitura de Brasileia, em nome da Fernanda Hassem, e governo do Estado, por meio da Escola do Servidor e UNDIME. Essa formação vem para tirar todas às duvidas, nos esclarecendo que as crianças tem que ter todo o lúdico para que os nossos alunos do ensino infantil saiam com o letramento já iniciado”, informou o secretário de educação de Epitaciolândia, Cleomar Portela.
A prefeita Fernanda Hassem agradeceu ao governo do Estado, ao Tião Flores prefeito de Epitaciolândia, e aos secretários de educação de ambos os municípios por saberem aproveitar a geografia das cidades para realização do curso.
“Nós temos que superar esses momentos de dificuldades, esses momentos de crise financeira utilizando a criatividade, fazendo o novo e trazendo o novo. Um dos maiores desafios é o letramento das crianças durante a educação infantil, que muitas delas tem como referencia de família a escola e suas gestoras, por esse motivo precisamos investir nos nossos profissionais e esse é o nosso sentimento enquanto prefeitura”, ressaltou Fernanda Hassem, Prefeita de Brasileia.
Comentários
Acre
Jovem sofre crise epiléptica, quase se afoga em açude e é resgatada por adolescente em Rio Branco
Vítima foi retirada da água por uma parente de 14 anos e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável
A jovem Marcela Souza Mendonça, de 20 anos, sofreu um ataque epiléptico e quase se afogou em um açude localizado em uma colônia no Ramal Adalto Frota, às margens da BR-364, na região da Custódio Freire, em Rio Branco.
De acordo com familiares, Marcela, que é epiléptica, tomava banho no açude quando, de forma repentina, sofreu uma crise e afundou na água. Uma adolescente de 14 anos, parente da vítima, presenciou a situação, mergulhou e conseguiu retirá-la do açude, evitando o afogamento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local. Ao chegarem, os paramédicos encontraram a jovem consciente, porém debilitada em razão da crise. Após os primeiros atendimentos, Marcela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.
A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na última sexta-feira, 6, uma estratégia inédita de formar empresas para atuação no comércio exterior. A iniciativa, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), qualificará 40 micros e pequenas empresas para a atividade de importação. O encontro reuniu representantes de 11 associações comerciais, além de diretores e técnicos. A proposta é estruturar uma nova cultura empresarial voltada à inserção internacional.
Durante a apresentação, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o programa vai criar um ambiente prático de formação. “A meta é qualificar 40 empresas importadoras, realizando desde a capacitação até a importação efetiva. Queremos proporcionar ao empresário a experiência real da sua primeira operação, para que ele possa transformar isso em um novo negócio. Importação e exportação representam uma oportunidade estratégica para ampliar margens e diversificar mercados. Vamos alcançar empresários de todos os municípios do estado”.

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, enfatizou o impacto prático da capacitação para o setor empresarial. “São parcerias essenciais para o crescimento das associações e dos empresários que estão na ponta. Aprender a importar e, depois, conseguir andar com as próprias pernas vai fazer muita diferença. Adquirir produtos diretamente do mercado internacional amplia competitividade e reduz custos. Esse curso facilitará o acesso dos empreendedores das cidades do interior a orientações técnicas e bem especializadas”.
Para o diretor de Projetos da Federacre, Clóvis Console, o programa simboliza a aproximação concreta entre poder público e iniciativa privada. “Vamos beneficiar empresários de todo o estado, inclusive de municípios onde ainda estamos estruturando entidades representativas. A formação de grupos de importadores permitirá compras mais competitivas e fortalecerá a economia local. Trazer dinheiro novo para o Acre, por meio do comércio exterior, é uma estratégia para lá de assertiva que vai impactar diretamente na vida da nossa população com mais variedades e outros”.

Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (Aceac), Daiane Figueiredo, a iniciativa fortalecerá o empresariado com qualificação. “Se você não investe no empresário, não tem resultado. Estou empolgada porque essa é uma oportunidade de crescermos juntos, iniciativa privada e poder público. Quem está na ponta são as associações, então isso é mais que necessário. Com incentivo e apoio, a chance de dar certo é muito maior”, concluiu, reforçando a importância da interiorização das políticas de desenvolvimento do setor.
Além da capacitação, também haverá um amplo acompanhamento especializado para que as empresas realizem a primeira operação de importação. A proposta inclui assessoria completa em todas as etapas do processo, desde a negociação internacional até os trâmites legais aduaneiros. Um dos diferenciais será a possibilidade de utilização de um contêiner compartilhado, modelo que reduz custos logísticos e dilui riscos entre os participantes. A estratégia permite que micro e pequenos empresários tenham acesso ao mercado externo com investimento inicial acessível.
The post Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Liberada: Árvore cai na BR-317 após fortes chuvas próximo a Epitaciolândia
Queda ocorreu na manhã deste domingo (8), no km 16 da Estrada do Pacífico; via foi liberada após horas de trabalho
Uma árvore caiu e interditou parcialmente a BR-317, conhecida como Estrada do Pacífico, na manhã deste domingo (8), no km 16, no município de Epitaciolândia, interior do Acre. O incidente provocou a paralisação do tráfego por algumas horas até a completa liberação da via.
De acordo com informações do Grupamento de Salvamento do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada no sentido Assis Brasil. A queda da árvore foi causada pelas fortes chuvas que atingiram a região desde as primeiras horas do dia.
Ainda segundo os bombeiros, o volume de chuva registrado chegou a 52 milímetros até as 13h, o que contribuiu para o enfraquecimento da vegetação às margens da rodovia.
A desobstrução da pista contou com a atuação da equipe de salvamento, além do apoio de populares e do motorista de um caminhão que passava pelo local no momento do ocorrido. Após o trabalho, a árvore foi retirada da via e o tráfego voltou a fluir normalmente.
Apesar do susto e do transtorno aos motoristas, não houve registro de feridos.






















Você precisa fazer login para comentar.