Acre
Seminário sobre redação jornalística e comunicação no Rádio reúne comunicadores do Alto Acre em Brasiléia
O evento organizado pela comissão de formação da Associação dos Comunicadores do Alto Acre contou com a presença do jornalista do jornal Agazeta e do apresentador do Gazeta Alerta, deputado Edvaldo Souza que ministraram as palestras
Wiliandro Derze, com fotos de Alexandre Lima
Os comunicadores da região do Alto Acre participaram de seminário sobre comunicação por meio do Rádio e redação jornalística para sites. O evento que aconteceu neste sábado, 5, na Câmara de Vereadores de Brasiléia e foi ministro pelos jornalistas José Francisco do jornal Agazeta e pelo apresentador da TV Gazeta, deputado Edvaldo Souza.
Estiveram presentes ao evento os comunicadores de Assis Brasil, Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia.
O seminário organizado pela comissão de formação da Associação dos Comunicadores do Alto Acre tem o objetivo de capacitar e levar mais conhecimentos da área da comunicação aos profissionais da região.
“Queremos qualificar os profissionais do Rádio, sites e outros meios de comunicação e lutar pelo reconhecimento da categoria em suas diversas áreas. Hoje uma classe só se organiza e cresce profissionalmente e ganha respeito da sociedade se for organizada e unida. Aqui no Alto Acre estamos com essa meta de organizar e lutar por cada comunicador da região. Este tipo de seminário só fortalece e garante a melhoria dos trabalhos a serem levados a população”, destacou o jornalista Wiliandro Derze.
Para o jornalista, Chiquinho Chaves a criação da associação às próximas semanas começou com pontos positivos.
“Finalmente a categoria da região deixou as ideologias políticas partidárias de lado e está se preocupando em se organizar e defender uns aos outros. Precisávamos dessa união para termos uma categoria forte e comprometida com a profissão. Dessa forma vamos poder lutar pelos comunicadores de nossos municípios. Este seminário só nos motiva e enriquece nossos textos e vocabulário. Para todos que participaram desse evento tenho certeza que acrescentou significativamente para o exercício da profissão”, disse Chaves.
O jornalista José Francisco agradeceu a oportunidade de ministrar a aula sobre técnicas de redação jornalísticas e parabenizou a iniciativa dos comunicadores da região estarem se organizando.
O jornalista e radialista, deputado Edvaldo Souza fez uma palestra sobre atualidades do rádio e sua comunicação com o público.

Jornalista e radialista, deputado Edvaldo Souza falou sobre a profissão e suas mudanças na atualidade – Foto: Alexandre Lima
“Temos que tirar o jornalismo, seja no rádio ou nos sites e jornais impresso dessa mesmice de noticiar assuntos institucionais. Precisamos recolocar o bom jornalismo informativo. Ninguém ver nos dias de hoje uma programação de rádio com noticiários informando o que se passa na sociedade. A prioridade sempre é a política e as matérias policiais. Devemos mudar isso, desenvolvendo um jornalismo de qualidade, levando até o ouvinte, telespectador e leitor as informações de interesse público”, argumentou Souza.
Segundo Edvaldo a organização da categoria na região só fortalece a classe e garante a união dos profissionais em torno de um objetivo maior, que é lutar coletivamente por cada um profissional da comunicação no Alto Acre.
No final seminário o jornalista Almir Andrade convidou a todos para um churrasco em sua residência no município de Epitaciolândia.
Comentários
Acre
Rio Acre apresenta queda gradual em Rio Branco e mantém nível abaixo do transbordo
Boletim da Defesa Civil aponta vazante com medições de 13,74 metros ao meio-dia; cota de alerta permanece em 13,50 metros.

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Comentários
Acre
Defesa Civil do Estado monitora rios e mantém ações preventivas

Conforme o boletim divulgado às 15h desta sexta-feira, 23, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Defesa Civil, a capital acreana segue em cota de transbordamento. Enquanto em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá apresenta vazante, mas segue acima da cota de alerta.
Em Rio Branco, o rio Acre marcou 14,36 metros, mas segue com tendência de vazante, indicando redução gradual do nível. A atuação contínua do Estado, por meio da Defesa Civil, garante o monitoramento em tempo real, o apoio às defesas civis municipais e a pronta mobilização das equipes para atendimento às famílias em áreas de risco.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou 12,05 metros, permanecendo acima da cota de alerta e abaixo da cota de transbordamento, também em vazante.
Nos demais municípios monitorados, os rios permanecem abaixo das cotas de alerta, com predominância de vazante. Localidades como Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Sena Madureira, Manoel Urbano, Porto Walter, Tarauacá, Feijó e Plácido de Castro apresentam cenário hidrológico estável.
O Riozinho do Rola, importante afluente do Rio Acre, também segue abaixo da cota de alerta e em queda, contribuindo para a redução gradual do volume de água na principal bacia do estado.
A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento dos rios em todo o estado, além do acompanhamento das previsões de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Cìvil, coronel Carlos Batista, o alerta seguirá pelos próximos meses, fevereiro e março, visto que são períodos chuvosos. “Todo sistema está sempre em alerta pra agir por meio das defesas civis municipais.”
O coordenador também alertou a população sobre os riscos que as enchentes trazem. “Nesses períodos de vazante sempre há problemas de movimentação de solo. Por isso, se a população identificar que está tendo alguma agitação nos seus quintais, que apresentou rachadura numa árvore, parede, porta ou janela, é importante entrar em contato imediato com a Defesa civil ou corpo de bombeiros”.
O coordenador ressaltou a importância de acionar os serviços competentes e afirmou o compromisso do governo do Estado com a população atingida. “É importante você entrar em contato imediato com o corpo de bombeiros pelo número 193, para que uma equipe especializada possa ir ao local para fazer a devida análise. O governo do Estado está sempre com o objetivo de preservar bens e vidas”, salientou.
Comentários
Acre
Rio Acre registra 13,86 metros às 9h e segue em vazante em Rio Branco

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre atingiu 13,86 metros às 9h deste sábado, 24, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O dado confirma a tendência de vazante observada nas últimas medições, com redução gradual do volume de água ao longo da manhã.
Na leitura anterior, realizada às 5h45, o rio marcava 13,98 metros, o que representa uma diminuição de 12 centímetros em pouco mais de três horas. Apesar da queda, o manancial ainda permanece acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e abaixo da cota de transbordo, estabelecida em 14 metros.
De acordo com a Defesa Civil, não foi registrado volume de chuva nas últimas 24 horas, fator que contribui para a tendência de recuo das águas. O órgão segue monitorando o comportamento do rio e orienta moradores de áreas ribeirinhas a permanecerem atentos aos boletins oficiais.











Você precisa fazer login para comentar.