fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Seminário sobre redação jornalística e comunicação no Rádio reúne comunicadores do Alto Acre em Brasiléia

Publicado

em

Evento contou com a presença de comunicadores da regional do Alto Acre - Foto: Alexandre Lima

Evento contou com a presença de comunicadores da regional do Alto Acre – Foto: Alexandre Lima

O evento organizado pela comissão de formação da Associação dos Comunicadores do Alto Acre contou com a presença do jornalista do jornal Agazeta e do apresentador do Gazeta Alerta, deputado Edvaldo Souza que ministraram as palestras

Wiliandro Derze, com fotos de Alexandre Lima

Os comunicadores da região do Alto Acre participaram de seminário sobre comunicação por meio do Rádio e redação jornalística para sites. O evento que aconteceu neste sábado, 5, na Câmara de Vereadores de Brasiléia e foi ministro pelos jornalistas José Francisco do jornal Agazeta e pelo apresentador da TV Gazeta, deputado Edvaldo Souza.

Estiveram presentes ao evento os comunicadores de Assis Brasil, Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia.

O seminário organizado pela comissão de formação da Associação dos Comunicadores do Alto Acre tem o objetivo de capacitar e levar mais conhecimentos da área da comunicação aos profissionais da região.

“Queremos qualificar os profissionais do Rádio, sites e outros meios de comunicação e lutar pelo reconhecimento da categoria em suas diversas áreas. Hoje uma classe só se organiza e cresce profissionalmente e ganha respeito da sociedade se for organizada e unida. Aqui no Alto Acre estamos com essa meta de organizar e lutar por cada comunicador da região. Este tipo de seminário só fortalece e garante a melhoria dos trabalhos a serem levados a população”, destacou o jornalista Wiliandro Derze.

Para o jornalista, Chiquinho Chaves a criação da associação às próximas semanas começou com pontos positivos.

jornalista José Francisco ministrou dicas sobre redação - Foto: Alexandre Lima

Jornalista José Francisco ministrou dicas sobre redação – Foto: Alexandre Lima

“Finalmente a categoria da região deixou as ideologias políticas partidárias de lado e está se preocupando em se organizar e defender uns aos outros. Precisávamos dessa união para termos uma categoria forte e comprometida com a profissão. Dessa forma vamos poder lutar pelos comunicadores de nossos municípios. Este seminário só nos motiva e enriquece nossos textos e vocabulário. Para todos que participaram desse evento tenho certeza que acrescentou significativamente para o exercício da profissão”, disse Chaves.

O jornalista José Francisco agradeceu a oportunidade de ministrar a aula sobre técnicas de redação jornalísticas e parabenizou a iniciativa dos comunicadores da região estarem se organizando.

O jornalista e radialista, deputado Edvaldo Souza fez uma palestra sobre atualidades do rádio e sua comunicação com o público.

Jornalista e radialista, deputado Edvaldo Souza falou sobre a profissão de suas mudanças na atualidade - Foto: Alexandre Lima

Jornalista e radialista, deputado Edvaldo Souza falou sobre a profissão e suas mudanças na atualidade – Foto: Alexandre Lima

“Temos que tirar o jornalismo, seja no rádio ou nos sites e jornais impresso dessa mesmice de noticiar assuntos institucionais. Precisamos recolocar o bom jornalismo informativo. Ninguém ver nos dias de hoje uma programação de rádio com noticiários informando o que se passa na sociedade. A prioridade sempre é a política e as matérias policiais. Devemos mudar isso, desenvolvendo um jornalismo de qualidade, levando até o ouvinte, telespectador e leitor as informações de interesse público”, argumentou Souza.

Segundo Edvaldo a organização da categoria na região só fortalece a classe e garante a união dos profissionais em torno de um objetivo maior, que é lutar coletivamente por cada um profissional da comunicação no Alto Acre.

No final seminário o jornalista Almir Andrade convidou a todos para um churrasco em sua residência no município de Epitaciolândia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Rio Branco, acidente na Estrada do Calafate deixa motociclista gravemente ferido

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), um acidente envolvendo um motociclista e um caminhão deixou Douglas Alexsandro da Silva Rocha, 23 anos, gravemente ferido na Estrada do Calafate, no bairro Vila Betel, em Rio Branco.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades de trânsito, um caminhão do modelo Mercedes Benz/710, de cor branca e placa NAB-3090, seguia no sentido bairro-centro quando tentou realizar uma conversão em um local proibido, invadindo a pista contrária. Nesse momento, Douglas, que conduzia uma motocicleta, foi derrubado e arrastado pelo asfalto até parar embaixo do caminhão. A rápida intervenção de populares foi crucial para erguer o veículo e resgatar Douglas de debaixo dele.

Como resultado da colisão, Douglas sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) de natureza moderada e foi encontrado desorientado, chegando a desmaiar após o acidente. O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Toniel Souza, plantonista da ambulância 01, suspeita que o motociclista possa ter costelas quebradas, com o osso possivelmente perfurando o pulmão.

O estado de saúde da vítima foi considerado estável durante o transporte para o pronto-socorro de Rio Branco, onde serão realizados exames adicionais para confirmar o diagnóstico.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito foram acionados para isolar a área e permitir o trabalho da perícia. Após os procedimentos necessários, a motocicleta foi removida por um guincho, enquanto o caminhão foi liberado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente de trânsito com motos em ramal deixa quatro feridos no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), uma colisão frontal entre duas motocicletas resultou em graves ferimentos para quatro pessoas no Ramal do Rodo, na região do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Os envolvidos no acidente foram identificados como Maria Antônia Maciel D’Ávila, 42 anos, Alexandre Coutinho da Silva, 43, Jonas Ricardo da Silva, 56, e Nilka da Silva dos Santos, 45. De acordo com informações das autoridades de trânsito, as motocicletas envolvidas foram uma Honda CG, 125 KS, de cor vermelha e placa NAD-7D19, e outra Honda CG 125 KS, de cor preta e placa NAG-1208, que colidiram frontalmente e entraram em combustão logo em seguida.

Como resultado do acidente e da explosão, as vítimas sofreram ferimentos graves. Nilka da Silva dos Santos teve um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) leve, além de queimaduras de segundo grau no braço direito e na perna esquerda. Jonas Ricardo da Silva também sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico leve, além de queimaduras de segundo grau na perna direita e no pé. Alexandre Coutinho da Silva apresentou uma fratura no braço esquerdo, juntamente com queimaduras de segundo grau nas pernas, enquanto Maria Antônia Maciel D’Ávila teve queimaduras no pé.

Populares que passavam pelo local prestaram auxílio às vítimas e acionaram as autoridades policiais e serviços de emergência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou três ambulâncias, incluindo uma avançada e duas básicas, para prestar socorro inicial às vítimas, que, após serem estabilizadas, foram encaminhadas em estado grave para o pronto-socorro de Rio Branco.

O Corpo de Bombeiros do 2° Batalhão foi mobilizado para controlar o incêndio nos veículos, enquanto policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia. Após os procedimentos necessários, as duas motocicletas foram removidas por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Sérgio Lopes e Representantes da Energiza, ICMBio e Amopreb discutem a retomada do Programa Luz para todos na Reserva Chico Mendes

Publicado

em

O prefeito Sérgio Lopes, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 123, representantes de vários órgão para o alinhamento da retomada do programa luz para todos dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, nesta etapa serão realizados cerca de 74 quilômetros de extensão podendo atender mais de 289 famílias, além disso nos locais onde não existe a possibilidade da chegada da rede elétrica serão instalada os sistema de capitação de energia fotovoltaica (Solar) com previsão de beneficiar mais de 115 famílias.

Estiveram presentes na Reunião com o prefeito, Elizangela Silva coordenadora do Programa Luz Para todos, D’Ávila Brito Engenheira responsável pelo Meio ambiente, Romário Campelo Presidente da Amopreb e o coordenador regional do ICMBio e chefe Unidade ICMBio Resex Chico Mendes, Marcos Mesquita e a Secretária de Administração Regiane Moreira.

.

Na ocasião o prefeito se comprometeu em prestar todo o apoio na recuperação de trechos dos ramais para garantir que as equipes responsáveis da energisa possam chegar com a instalação das redes elétricas.

O prefeito também solicitou do ICMBio agilidade na liberação das licenças para que os serviços possam ocorrer já no início do verão.

“Recebemos em nosso gabinete representantes dos órgãos responsáveis pela viabilização e instalação das linhas de distribuição de energia, quero dizer que a prefeitura vai apoiar no que for preciso para todos os moradores que estão dentro da área prevista sejam atendidas pelo programa Luz para Todos. ” Destacou Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo