Acre
Segurança Pública do Acre firma parceria com Rondônia para compartilhamento do sistema de inteligência
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), na manhã desta segunda-feira, 11, assinou termo de cooperação técnica para compartilhamento de experiências na área de sistemas de inteligência com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) de Rondônia.
A cooperação possibilitará a troca de sistemas, informações e tecnologias entre a Sejusp e a Sesdec, resultando em melhorias significativas nas ações integradas de fiscalização, vigilância e controle nas áreas limítrofes, o que possibilita a eficiência das operações, permitindo que ambos os estados alcancem um nível mais elevado no combate ao crime.
O diretor do Gabinete de Gestão do Centro Integrado de Inteligência em Segurança Pública, José Adsânio Monte e Silva, destaca que neste ano a renovação do termo ganhou um novo integrante. “Agora vamos contar com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, além da Polícia Federal, a Sejusp, a Polícia Militar do Estado do Acre e a Polícia Civil e o Instituto de Administração Penitenciaria (Iapen)”.
O secretário de Justiça e Segurança de Rondônia, coronel Felipe Bernado Vital, destacou que os dois estados possuem as mesmas dificuldades de segurança, mas que unidos e compartilhando tecnologias podem ter melhores resultados. “Eu acredito que em pouco tempo a gente consegue ter Rondônia e Acre à frente dos outros estados na área da segurança pública. Vamos também liberar todos os acessos possíveis com o Acre para dificultar o trabalho dos criminosos”.
O secretário de Segurança, coronel José Américo Gaia, explica que a cooperação entre os estados vai garantir um ambiente colaborativo com foco no compartilhamento de informações e sistemas: “O crime é dinâmico. Ele evolui e para isso nós temos que somar esforços, estar juntos e integrados para fortalecer a segurança”.
A assinatura aconteceu na sede da Sejusp com a presença da comitiva de Rondônia e representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).
Comentários
Acre
Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso
Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.
Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.
As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.
Comentários
Acre
PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317
Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.
No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.
Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.
Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove primeira Jornada Pedagógica para professores da zona urbana
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 03, 04 e 06 de fevereiro a primeira Jornada Pedagógica de 2025, voltada para os professores da zona urbana. O evento teve como tema “Práticas Pedagógicas”, destacando a importância da qualificação contínua dos educadores para aprimorar o ensino nas escolas do município.
Durante a jornada, os participantes tiveram acesso a formações conduzidas por profissionais experientes da área educacional. Para os professores do Ensino Fundamental I, as atividades foram ministradas por Márcia Vileme, Mariléia Marques e Elizângela Lanes. Já os professores da Educação Infantil contaram com a orientação de Mariléia Marques e Célia Queiroz.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e a melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças e adolescentes de Assis Brasil. A Prefeitura segue investindo em ações que promovam o desenvolvimento profissional dos educadores e, consequentemente, um aprendizado mais eficaz para os alunos.
Você precisa fazer login para comentar.