Acre
Secretário de Governo reage a pressão política e afirma: “Só Deus faz Mailza desistir” da sucessão no Acre
Em resposta a articulações políticas, Luiz Calixto declara que compromisso do Palácio Rio Branco com a vice-governadora é “sólido, público e irreversível”; alinhamento ocorre em meio a rumores de aproximação com o prefeito Tião Bocalom

Luiz Calixto reafirma apoio irrestrito de Gladson Cameli à vice-governadora e encerra especulações sobre mudança na pré-candidatura. Foto: captada
O governador do Acre, Gladson Cameli, não cederá a pressões de setores políticos que buscam retirar o apoio à pré-candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao governo do estado. A afirmação foi feita pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, em entrevista a veículos da capital acreana nesta quarta-feira (3).
Segundo Calixto, o compromisso do Palácio Rio Branco com Mailza é “sólido, público e irreversível”.
— Ela tem o apoio do governador, do seu grupo. Ele não cederá a pressão. Só Deus pode fazer ela desistir do legítimo direito de ser candidata — declarou o secretário.
Em tom contundente, a declaração de Luiz Calixto, reforçando à pré-candidatura da vice-governadora Mailza Assis é vista como uma tentativa de encerrar rumores de divisão interna e frear especulações sobre possíveis rearranjos na base aliada. A leitura entre assessores próximos ao Palácio Rio Branco é de que a desistência de Mailza só seria cogitada em caso de “interferência divina”, conforme a expressão usada por Calixto.
A fala também é interpretada como um recado direto ao prefeito Tião Bocalom, que teria articulado para receber o apoio oficial do governo estadual. A mensagem é clara: o Palácio não aceitará imposições e a candidatura de Mailza será mantida até as convenções partidárias.
Fontes próximas ao governador afirmam que há irritação crescente no núcleo de Cameli com movimentos considerados “incompatíveis com a lealdade esperada”. A percepção interna é de que Mailza vem fortalecendo sua pré-candidatura com apoio do comando do estado, e qualquer tentativa de minar essa trajetória será rechaçada.
O posicionamento público busca, portanto, estabilizar a base política, reafirmar Mailza como candidata única do grupo e sinalizar que a sucessão será conduzida sob controle do atual governo, sem espaço para pressões externas ou quebras de alinhamento.

Integrantes do núcleo político do governador demonstram forte desconforto com as recentes movimentações atribuídas a Bocalom. Foto: captada
A declaração ocorre em meio a notícias de que o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, estaria articulando para obter o apoio oficial do governo estadual em sua própria pré-candidatura ao Palácio Rio Branco. Apesar da movimentação política, a cúpula do governo reafirma que Mailza segue como a candidata natural à sucessão no comando do estado.
A posição sinaliza estabilidade na aliança que sustenta o governo Cameli e reforça a intenção de projetar a vice-governadora como candidata única do grupo no pleito de 2026. O cenário, no entanto, permanece sob observação, dada a concorrência interna e as negociações em curso no tabuleiro político acreano.

O governo busca fortalecer a coesão da base aliada e sinalizar que a sucessão será conduzida sob controle do atual mandatário, sem espaço para mudanças de último minuto. Foto: captada
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.