Conecte-se conosco

Acre

Secretário de Bocalom chama produtor rural de “babaca”; gestor lamenta

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O secretário Municipal de Agropecuária de Rio Branco (Seagro), Eracides Caetano, teve um áudio vazado em que chamava um líder de produtores rurais de “babaca”. No trecho que circulou em grupos de WhatsApp e depois se tornou público nesta semana, o gestor dispara contra um produtor rural, que não foi identificado.

“Vocês só prestam para falar dos outros. Vocês são babacas. Por que vocês não fizeram o tempo todo que vocês estavam aí? Quando a gente vai fazer, a gente faz pra todos. Não precisa estar reunindo para mostrar e temos um representante aí. Não precisa de você não, rapaz. Você só vive falando da vida dos outros. Se orienta, rapaz. Quando tem uns babacas igual você, é que a comunidade paga caro”, diz trecho do áudio que viralizou nas redes.

A gravação gerou repercussão imediata entre agricultores e moradores da capital, com críticas a posturas de Eracides

, Eracides Caetano divulgou uma nota de esclarecimento alegando que o áudio não tem relação com a manifestação recente dos agricultores da Transacreana. Segundo ele, a declaração foi feita em resposta a uma ofensa pessoal e não reflete a posição da secretaria.

“Em atenção aos recentes comentários e especulações acerca de um áudio que circulou nas redes sociais, venho por meio desta esclarecer que o referido material não possui qualquer relação com a manifestação realizada pelos agricultores da Transacreana. É importante ressaltar que o áudio foi direcionado a uma pessoa específica e se tratou de uma resposta a uma ofensa pessoal, não refletindo, portanto, a posição da Secretaria de Agropecuária ou de suas ações”, disse Eracides.

Na nota, o secretário afirmou que sempre buscou um bom relacionamento com os produtores rurais de Rio Branco. “Como Secretário de Agropecuária, sempre prezei pelo bom relacionamento com os produtores rurais e agricultores, buscando atender a todos os pedidos que estão dentro das possibilidades e do planejamento realizado no âmbito desta secretaria. Minha atuação sempre foi pautada pela ética, respeito e compromisso com todos os cidadãos Acreanos e Riobranquenses, e é com esse princípio que tenho conduzido as atividades da secretaria”, afirmou.

Por fim, o gestor lamentou que o áudio tenha sido utilizado de maneira sensacionalista. “Lamento que o áudio tenha sido utilizado de maneira sensacionalista, com o intuito de causar desgaste à minha imagem e à Prefeitura de Rio Branco, sendo colocado fora de contexto e não representando as ações e esforços diários que são realizados em prol do desenvolvimento do setor agropecuário em nosso município. Reitero meu compromisso com a transparência e o diálogo aberto, e estou à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários”, relatou

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo