fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Saúde, segurança e agronegócio estão entre prioridades na captação de emendas em 2020

Publicado

em

Em reunião na sexta-feira, projetos prioritários do governo foram entregues aos parlamentares

Durante encontro com parlamentares da bancada federal do Acre na tarde desta sexta-feira, 4, o governador Gladson Cameli foi enfático ao afirmar que não concorda com o fatiamento das emendas federais e que o novo modelo de divisão de recursos aprovado recentemente pelo Congresso Nacional será prejudicial aos investimentos que estão previstos para o próximo ano.

Cameli fez questão de agradecer o apoio dado pelos deputados federais e senadores ao seu governo nestes dez meses e disse acreditar que os parlamentares, apesar das mudanças relacionadas a distribuição de emendas, estão cientes dos anseios da população e farão todo esforço para apoiar os ousados investimentos do governo estadual para os próximos anos.

“A bancada federal tem nos ajudado bastante e aqui quero deixar registrado o meu agradecimento aos nossos deputados federais e senadores. Independente de cores partidárias, temos o mesmo objetivo de poder ajudar e melhorar a vida da população. Deixo o meu pedido aos nossos parlamentares que continuem utilizando o modelo antigo de destinação de emendas para que possamos ter os recursos necessários para colocar em prática os nossos projetos e mudar a vida das pessoas para melhor”, pontuou o governador.

Governador Gladson Cameli agradeceu ajuda da bancada federal e pediu empenho dos parlamentares na liberação de recursos para melhorar a vida da população Foto: Marcos Vicentti/Secom

O deputado federal Alan Rick assegurou ao governador Gladson Cameli que o objetivo dos parlamentares é contribuir com o desenvolvimento do estado e adiantou que os recursos serão debatidos com os demais representantes acreanos de modo que os investimentos previstos pelo governo não sejam prejudicados.

De acordo com o coordenador da bancada federal acreana, senador Sérgio Petecão, o encontro com os gestores é de fundamental relevância para conhecer os projetos de interesse do estado e municípios para que os parlamentares possam trabalhar e assegurar os recursos necessários.

Senador Sérgio Petecão é o atual coordenador na bancada federal do Acre Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Esta reunião é a mais importante porque vamos receber as propostas do governo, das prefeituras e outras instituições. Isso é muito importante para termos esse diálogo direto com os gestores e espero que possamos tirar bons encaminhamentos no sentido de dar uma certa celeridade nos projetos que serão entregues para que possamos a nossa parte em Brasília. O sentimento de todos aqui é poder ajudar o nosso estado”, explicou.

O evento realizado na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac) contou ainda com a participação do deputado federal Manuel Marcos, de secretários estaduais, prefeitos municipais e representantes de outras instituições públicas.

Projetos prioritários do governo são entregues aos parlamentares

Coube ao governador Gladson Cameli apresentar aos parlamentares os arrojados investimentos que estão previstos para os próximos anos. Grandes obras estruturantes, que melhorarão a vida das pessoas e contribuirão para reerguer a economia local por meio da geração de empregos, são tratadas com absoluta prioridade.

A construção de pontes nos municípios de Sena Madureira e Xapuri, viadutos e novo anel viário em Rio Branco, a nova orla de Cruzeiro do Sul e reconstrução das rodovias estaduais fazem parte de um grandioso pacote de obras previsto para ser executado a partir do ano que vem.

Projetos prioritários para captação de emendas parlamentares foram apresentadas pelo governador Gladson Cameli (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

Melhorar a rede estadual de saúde é um desafio que o governador Gladson Cameli não tem medido esforços para garantir atendimento digno a população. Entre os projetos que beneficiam este setor estão reformas e modernização de hospitais, aquisição de equipamentos e conclusão de obras inacabadas deixadas pela gestão passada.

Na área do agronegócio, um dos pilares deste novo momento que o Acre vive, projetos que visam ampliar a produção agrícola também estão prontos e no aguardo de recursos federais para serem colocados em prática.

“Fizemos uma série de estudos para buscar emendas para que a Sepa possa trabalhar com as prefeituras de acordo com a demanda de cada município, temos projetos focados em estratégias consideradas cruciais para o estado, como a questão do controle a febre aftosa, da estruturação da cadeia produtiva do café, fortalecimento de cooperativas, associações e diversificação da exportação da castanha, enfim, temos uma série de projetos para que possamos, de fato, implementar o agronegócio sustentável no Acre”, salientou o secretário de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Paulo Wadt.

Em relação à segurança pública, a intenção é fortalecer as forças policiais no combate à criminalidade. Na capital, a proposta é ampliar o videomonitoramento e aperfeiçoar o cerco eletrônico no registro de entrada e saída de veículos. Os projetos asseguram ainda reformas de quarteis da Polícia Militar e delegacias da Polícia Civil, criação de vagas nos sistemas penitenciário e socioeducativo, aquisição de novas viaturas policias especializadas para atuação na zona rural e ainda a implantação de centros integrados de segurança que aumentarão a presença da polícia e do Corpo de Bombeiros no interior do estado.

Reunião aconteceu na sede da AMAC Foto: Marcos Vicentti

“As emendas parlamentares são fundamentais para a implementação das políticas públicas e a sensibilidade dos deputados federais e senadores é essencial para compreender que segurança pública é prioritária para o exercício de qualquer atividade do cidadão. E esta oportunidade que estamos levando para os integrantes da bancada são R$ 72 milhões em projetos que contemplam a construção de 14 centros integrados nos municípios interioranos que possibilitarão a otimização do atual serviço policial, maior presença efetiva de policiais e possibilitará que o Corpo de Bombeiros amplie sua cobertura em todo o estado”, frisou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cezar Rocha dos Santos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá

Publicado

em

Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local

Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.

O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.

Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas

Publicado

em

Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.

Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.

A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.

A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.

Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.

” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.

O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu

Comentários

Continue lendo

Flash

Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico

Publicado

em

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.

Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.

No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.

O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.

Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.

Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.

Comentários

Continue lendo