Flash
Saúde, segurança e agronegócio estão entre prioridades na captação de emendas em 2020
Em reunião na sexta-feira, projetos prioritários do governo foram entregues aos parlamentares
Durante encontro com parlamentares da bancada federal do Acre na tarde desta sexta-feira, 4, o governador Gladson Cameli foi enfático ao afirmar que não concorda com o fatiamento das emendas federais e que o novo modelo de divisão de recursos aprovado recentemente pelo Congresso Nacional será prejudicial aos investimentos que estão previstos para o próximo ano.
Cameli fez questão de agradecer o apoio dado pelos deputados federais e senadores ao seu governo nestes dez meses e disse acreditar que os parlamentares, apesar das mudanças relacionadas a distribuição de emendas, estão cientes dos anseios da população e farão todo esforço para apoiar os ousados investimentos do governo estadual para os próximos anos.
“A bancada federal tem nos ajudado bastante e aqui quero deixar registrado o meu agradecimento aos nossos deputados federais e senadores. Independente de cores partidárias, temos o mesmo objetivo de poder ajudar e melhorar a vida da população. Deixo o meu pedido aos nossos parlamentares que continuem utilizando o modelo antigo de destinação de emendas para que possamos ter os recursos necessários para colocar em prática os nossos projetos e mudar a vida das pessoas para melhor”, pontuou o governador.

Governador Gladson Cameli agradeceu ajuda da bancada federal e pediu empenho dos parlamentares na liberação de recursos para melhorar a vida da população Foto: Marcos Vicentti/Secom
O deputado federal Alan Rick assegurou ao governador Gladson Cameli que o objetivo dos parlamentares é contribuir com o desenvolvimento do estado e adiantou que os recursos serão debatidos com os demais representantes acreanos de modo que os investimentos previstos pelo governo não sejam prejudicados.
De acordo com o coordenador da bancada federal acreana, senador Sérgio Petecão, o encontro com os gestores é de fundamental relevância para conhecer os projetos de interesse do estado e municípios para que os parlamentares possam trabalhar e assegurar os recursos necessários.
“Esta reunião é a mais importante porque vamos receber as propostas do governo, das prefeituras e outras instituições. Isso é muito importante para termos esse diálogo direto com os gestores e espero que possamos tirar bons encaminhamentos no sentido de dar uma certa celeridade nos projetos que serão entregues para que possamos a nossa parte em Brasília. O sentimento de todos aqui é poder ajudar o nosso estado”, explicou.
O evento realizado na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac) contou ainda com a participação do deputado federal Manuel Marcos, de secretários estaduais, prefeitos municipais e representantes de outras instituições públicas.
Projetos prioritários do governo são entregues aos parlamentares
Coube ao governador Gladson Cameli apresentar aos parlamentares os arrojados investimentos que estão previstos para os próximos anos. Grandes obras estruturantes, que melhorarão a vida das pessoas e contribuirão para reerguer a economia local por meio da geração de empregos, são tratadas com absoluta prioridade.
A construção de pontes nos municípios de Sena Madureira e Xapuri, viadutos e novo anel viário em Rio Branco, a nova orla de Cruzeiro do Sul e reconstrução das rodovias estaduais fazem parte de um grandioso pacote de obras previsto para ser executado a partir do ano que vem.

Projetos prioritários para captação de emendas parlamentares foram apresentadas pelo governador Gladson Cameli (Foto: Marcos Vicentti/Secom)
Melhorar a rede estadual de saúde é um desafio que o governador Gladson Cameli não tem medido esforços para garantir atendimento digno a população. Entre os projetos que beneficiam este setor estão reformas e modernização de hospitais, aquisição de equipamentos e conclusão de obras inacabadas deixadas pela gestão passada.
Na área do agronegócio, um dos pilares deste novo momento que o Acre vive, projetos que visam ampliar a produção agrícola também estão prontos e no aguardo de recursos federais para serem colocados em prática.
“Fizemos uma série de estudos para buscar emendas para que a Sepa possa trabalhar com as prefeituras de acordo com a demanda de cada município, temos projetos focados em estratégias consideradas cruciais para o estado, como a questão do controle a febre aftosa, da estruturação da cadeia produtiva do café, fortalecimento de cooperativas, associações e diversificação da exportação da castanha, enfim, temos uma série de projetos para que possamos, de fato, implementar o agronegócio sustentável no Acre”, salientou o secretário de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Paulo Wadt.
Em relação à segurança pública, a intenção é fortalecer as forças policiais no combate à criminalidade. Na capital, a proposta é ampliar o videomonitoramento e aperfeiçoar o cerco eletrônico no registro de entrada e saída de veículos. Os projetos asseguram ainda reformas de quarteis da Polícia Militar e delegacias da Polícia Civil, criação de vagas nos sistemas penitenciário e socioeducativo, aquisição de novas viaturas policias especializadas para atuação na zona rural e ainda a implantação de centros integrados de segurança que aumentarão a presença da polícia e do Corpo de Bombeiros no interior do estado.
“As emendas parlamentares são fundamentais para a implementação das políticas públicas e a sensibilidade dos deputados federais e senadores é essencial para compreender que segurança pública é prioritária para o exercício de qualquer atividade do cidadão. E esta oportunidade que estamos levando para os integrantes da bancada são R$ 72 milhões em projetos que contemplam a construção de 14 centros integrados nos municípios interioranos que possibilitarão a otimização do atual serviço policial, maior presença efetiva de policiais e possibilitará que o Corpo de Bombeiros amplie sua cobertura em todo o estado”, frisou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cezar Rocha dos Santos.
Comentários
Flash
PMAC integra força-tarefa da FICCO e atua na Operação Regresso contra tráfico interestadual
Por Yana Silva
A Polícia Militar do Acre (PMAC) participou, na manhã desta quarta-feira, 11, da deflagração da Operação Regresso, coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), composta pelas polícias Militar, Federal, Civil e Penal. A ação realizada de forma simultânea nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre, além de Aracaju, em Sergipe, objetiva desarticular um grupo criminoso envolvido no tráfico interestadual de drogas e, na prática de lavagem de dinheiro.
Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva, além de medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores, até o limite de R$ 5 milhões, conforme determinação da 1ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco.
A PMAC atuou de maneira estratégica no cumprimento das ordens judiciais, garantindo a segurança das equipes envolvidas, o isolamento das áreas e o suporte operacional necessário para o êxito da ação. A presença ostensiva da corporação foi fundamental para assegurar que os mandados fossem executados com segurança, técnica e efetividade.
No decorrer das investigações, foram identificados cinco eventos relevantes ligados ao tráfico de drogas, que culminaram na apreensão de aproximadamente 350 kg de cocaína, em ações realizadas em diferentes estados do país, como Pará, Goiás e Acre. Os levantamentos indicam que a organização mantinha atuação contínua, com estrutura definida e planejamento logístico voltado à distribuição interestadual dos entorpecentes.
Entre os investigados, foi identificado um dos principais líderes do esquema criminoso, integrante de família tradicional acreana, que teria exercido função estratégica na condução das negociações e na coordenação do transporte das cargas ilícitas.
O nome da operação, “Regresso”, faz referência aos elementos probatórios inicialmente colhidos e relacionados ao primeiro evento de tráfico ocorrido no Estado do Pará, no ano de 2020. A denominação simboliza a continuidade do trabalho investigativo e demonstra que o sistema de justiça permanece firme no propósito de responsabilizar os envolvidos e esclarecer a autoria e a materialidade dos crimes apurados.
A participação da PMAC na Operação Regresso reafirma a importância da atuação integrada das forças de segurança pública no Acre e reforça o compromisso institucional com a repressão qualificada ao tráfico de drogas e suas ramificações, contribuindo para a descapitalização de grupos criminosos e para a preservação da ordem pública.
Comentários
Flash
Genial/Quaest: 43% acreditam que a economia do Brasil piorou

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11/2), mostra que 43% dos brasileiros avaliam que a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses.
Para 30% dos entrevistados, a economia ficou do mesmo jeito no último ano, enquanto 24% afirma que a situação melhorou nos últimos 12 meses.

O levantamento também questionou os entrevistados sobre o preço dos alimentos nos mercados no último mês. Para 56% dos brasileiros, os valores subiram. 24% dizem que está tudo igual e 18% analisaram que o preço caiu.
De acordo com dados de janeiro de 2025 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa terça-feira (10/2), os preços de alimentos e bebidas registraram um aumento de 0,23% no último mês. O resultado significa o menor aumento para o mês de janeiro desde 2006.
Poder de compra
- 61% disseram que o poder de compra caiu.
- Para 23% dos brasileiros, está igual.
- Já 15% dos entrevistados disseram que o poder de compra está maior.
Sobre a expectativa em relação à economia para os próximos 12 meses, 43% dos brasileiros acreditam que o cenário vai melhorar e 29% que terá uma piora.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Flash
Carlinhos do Pelado anuncia pagamento do piso nacional da Educação, inauguração de escola modelo e abre Jornada Pedagógica 2026 em Brasiléia
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, anunciou o pagamento do piso nacional da Educação para os profissionais da rede municipal ainda neste mês de fevereiro, com efeito retroativo a janeiro. A medida beneficia mais de 300 servidores da educação básica no município.
Os reajustes levam em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2025, que foi de 3,90%, além do reajuste do piso nacional do magistério, fixado em 5,4% para a categoria.
Segundo o prefeito, a gestão mantém o compromisso de valorização dos profissionais da Educação. “Estamos assegurando o pagamento do piso nacional com responsabilidade e respeito aos nossos servidores. É um reconhecimento ao trabalho de cada profissional que contribui diariamente para a formação das nossas crianças e jovens”, destacou Carlinhos do Pelado.
Ele também anunciou que, dentro do ano letivo, será inaugurada a Escola Modelo Socorro Frota, ampliando a estrutura da rede municipal. “Ainda neste ano letivo vamos entregar a Escola Modelo nível nacional Socorro Frota, um espaço moderno, estruturado e preparado para oferecer mais qualidade no ensino e melhores condições de trabalho aos nossos profissionais”, afirmou o prefeito.
Acompanhado da secretária municipal de Educação, Raiza Dias, e da vereadora Lucélia Borges o gestor participou, nesta quarta-feira (11), da abertura da Jornada Pedagógica 2026, realizada na Escola Municipal Vitória Salvatierra César. O evento marca o início dos preparativos para o ano letivo da rede municipal de ensino, cujas aulas começam no próximo dia 23.
A Jornada Pedagógica é um momento de organização, planejamento e formação, dando início às capacitações dos professores e demais profissionais da educação do município.
A secretária Raiza Dias ressaltou a importância da formação continuada. “Iniciamos hoje uma jornada de muito aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do trabalho pedagógico. A formação continuada é essencial para garantir uma educação de qualidade, e cada educador tem um papel fundamental nesse processo”, afirmou.
Durante o evento, a secretária apresentou a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e o calendário do ano letivo 2026, construído em conjunto com gestores e professores da rede.
O prefeito também destacou os investimentos realizados desde o primeiro ano de gestão, tanto na zona urbana quanto na área rural. Entre as ações estão a construção e reforma de escolas, perfuração de poços artesianos em cinco unidades de difícil acesso, aquisição de brinquedos para a educação infantil, materiais pedagógicos, climatização da Escola Nucleada Valdomiro Barroso e substituição de aparelhos de ar-condicionado na Escola Francisco Germano.
Participaram ainda da abertura da Jornada Pedagógica a gestora da Escola Vitória Salvatierra, Rocilene Ribeiro; a presidente do Sinteac, professora Sebastiana Nascimento; a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Sônia Petersen; além de gestores e equipes das escolas Elson Dias Dantas, Ruy Lino, Menino Jesus, Os Pastorinho, Socorro Frota, Creche Roma Emilse, Creche Maria Lucildes, Escola Francisco Germano e Escola Conci Alves.
A Jornada Pedagógica segue com programação voltada à capacitação e ao alinhamento das metas educacionais para o ano letivo de 2026.









































Você precisa fazer login para comentar.