Conecte-se conosco

Acre

Rocha protocola na PF pedido de investigação de declarações do porta-voz de Sebastião

A representação foi recebida pela superintendente da PF no Acre, delegada Diana Calazans Mann, que designou um delegado para apurar a denúncias relatada pelo deputado federal Major Rocha.

Publicado

em

O deputado federal Major Rocha (PSDB) protocolou na tarde desta sexta-feira (23), junto a Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF), uma representação que solicita a abertura de um inquérito para investigar as declarações de Leonildo Rosas (porta-voz do governado do Acre, Sebastião Viana, do PT) que de acordo com a denúncia,  teria feito ilações em redes sociais, que Rocha, que é pré-candidato a vice-governador poderia tentar contra a vida do pré-candidato ao governo do Acre, Gladson Cameli (Progressistas) para assumir a cadeira de chefe do executivo, caso eles ganhem a eleição.

A representação foi recebida pela superintendente da PF no Acre, delegada Diana Calazans Mann, que designou um delegado para apurar a denúncias relatada pelo deputado federal Major Rocha. O parlamentar solicitou ainda proteção para Gladson Cameli, medida que deverá ser estudada pela Polícia Federal. Rocha destaca que providencias são necessárias para evitar o que ele classifica como “jogo rasteiro” durante o desenrola da pré-campanha e no período eleitoral. O tucano alega ainda que um dos objetivos de Leonildo Rosas, seria ofendê-lo e desqualificá-lo, “inclusive em tom de ameaça, caluniou e injuriou”, diz Rocha.

Segundo a representação protocolada pelos advogados de Major Rocha, o post de Rosas, primeiramente insinua que Rocha se utilizou de um ‘golpe de capoeira’ para ser indicado a vice, quando foi anunciado como o vice na chapa de Gladson Cameli, além de fazer referência ao caso do assassinato do ex-governador Edmundo Pinto, ocorrido em 1992, em um hotel de luxo na cidade de São Paulo, se utilizando deste cenário para propor a ideia de que o Rocha “teria capacidade e até mesmo intenções de repetir a história de um governador assassinado, para que o mesmo como vice pudesse assumir ao poder”, ressalta o documento.

Em outro trecho da representação, os advogados do líder tucano destacam que Rosas insinua “que na época Romildo Magalhães pudesse ter feito tal ato, propõem ainda que de forma dissimulada que o Representante poderia estar arquitetando o mesmo para assumir como governador, tudo de forma completamente descabida, afetando a honra e a imagem pública do Representante de maneira totalmente dolosa e irresponsável”. O deputado Rocha destaca que é preciso que seja feita uma minuciosa investigação, “já que o porta-voz do governador pode ter acesso a informações que nós não temos”.

Nesta sexta-feira, após tomar conhecimento da representação que Rocha estaria protocolando, Leonildo Rosas voltou a usar o Facebook para fazer uma tipo de defesa prévia das acusações de Major Rocha.

Abaixo, a íntegra do novo post do porta-voz do governador:

Fui informado que o destemperado Rocha irá à Polícia Federal criar factoide. Disse que atingi à sua honra e à do ex-governador Romildo Magalhães.  O deputado também afirmou que irá pedir medidas protetivas ao senador Gladson Cameli, como se isso fosse necessário.

Essas coisas são de torturar qualquer um.

Quem atacou ao Romildo Magalhães foi o próprio tucano. Basta ver a entrevista que ele deu a um site local.
Eu disse que não queremos mais um Acre com salários atrasados e com governador assassinado para vice assumir.

Bom que se diga que o resultado da eleição só será conhecido em outubro. O atual governador, Tião Viana, confia plenamente na sua vice, Nazaré Araujo.

Nunca foi afirmado que o ex-governador estava envolvido nisso, haja vista que a polícia paulista chegou aos autores do crime. Quanto à medida protetiva, não é de mim ou das pessoas que conheço que o senador tem que se proteger. O Acre inteiro sabe que a índole violenta não está conosco. Somos do bem e não usamos de medidas espúrias para atender atingir objetivos.

Que venha a denúncia. Quem não deve, não teme.

O deputado poderia pedir, também, que os competentes policiais federais retomassem as investigações sobre o caso Luziene Queiroz, que ocorreu em Sena Madureira.

Ah: peço que deem o mesmo espaço que darão ao tucano, caso essa denúncia estapafúrdias, ridícula e politiqueira seja feita.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo