Acre
Rio Branco tem 60 ônibus para atender estudantes neste domingo de Enem

Foto: Whidy Melo
Neste domingo, 09, primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a frota de ônibus de Rio Branco foi reforçada para garantir o deslocamento dos milhares de estudantes até os locais de prova. Ao todo, 60 coletivos estão circulando, 53 que já operam normalmente aos domingos e outros sete adicionados especialmente para atender a demanda do exame.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), dois ônibus extras estão no Terminal Central, um no terminal da Baixada e outro no terminal do Tucumã. Os três veículos restantes foram mantidos na garagem da empresa Ricco Transportes para serem utilizados em caso de aumento no fluxo de passageiros. O transporte público funciona normalmente das 5h às 23h30, sem gratuidade especial para os candidatos, mantendo apenas os benefícios já existentes.
O Acre conta com 28.962 inscritos no Enem 2025, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o segundo menor número do país. O total representa um aumento de 9,8% em relação ao ano passado. Entre os participantes, 9.082 são concluintes do ensino médio da rede pública, e todos confirmaram presença no exame.
No Acre, os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao horário local. Os portões serão abertos às 10h e fechados às 11h, sem tolerância para atrasos. A prova terá início às 11h30. No primeiro dia de aplicação, o exame será encerrado às 17h, enquanto no segundo dia as provas terminam um pouco mais cedo, às 16h30.
Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco
Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.
Comentários
Acre
Governo revoga normas da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente no AC

Foto: Felipe Freire/Secom
O Governo do Acre publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5, duas normas que revogam dispositivos relacionados à Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente, alterando a legislação vigente sobre a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a organização administrativa do Executivo.
Revogação na Lei Orgânica da PGE
A Lei Complementar nº 501, de 27 de novembro de 2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a Lei Complementar nº 45/1994, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. A nova norma revoga:
a alínea “e” do inciso IV do art. 2º;
o art. 19-L da mesma lei.
Além disso, a Lei Complementar nº 501 revoga integralmente a Lei Complementar nº 480, de 17 de dezembro de 2024, que havia criado dispositivos específicos para tratar da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.
Revogação da estrutura da Ouvidoria Fundiária e Ambiental
Também foi publicado o Decreto nº 11.800, de 4 de dezembro de 2025, que revoga o Decreto nº 11.639/2025, responsável por definir a estrutura organizacional básica da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
Com a revogação, a estrutura criada em fevereiro deste ano deixa de existir oficialmente. O decreto também entrou em vigor na data de sua publicação.

Você precisa fazer login para comentar.