Cotidiano
Rafael Paiva elogia poder de reação do Vasco, mas alerta para a Copa do Brasil: “Está muito aberto”
Time vence o Athletico-PR e pode até empatar no jogo de volta, na Arena da Baixada, que avança para as semifinais da Copa do Brasil

Assim como no Brasileirão, o Vasco venceu o Athletico por 2 a 1, nesta quinta-feira, em São Januário, mas desta vez pelas quartas de final da Copa do Brasil. O técnico Rafael Paiva comemorou o resultado e valorizou o poder de reação da equipe, principalmente pelo lado psicológico dos atletas.
— A gente tem tomado mais gols do que a gente gostaria antes de fazer. Mas acho que fica realmente a capacidade que a gente tem tido de se controlar. Tem um trabalho psicológico por trás, dentro de campo, multidisciplinar, de todos os atletas, de poder virar o jogo. Não gostaríamos de tomar esses gols, mas a torcida empurra muito e temos condição de ganhar. Ainda mais dentro de casa — afirmou.
Com o resultado, o Vasco pode até empatar com o Athletico no jogo de volta, na próxima quinta-feira, na Arena da Baixada, que avança para as semifinais. Paiva falou sobre o planejamento para o jogo de volta, mesmo com tantos desfalques — o mais recente foi Adson, que tem chances de ficar de fora do restante da temporada.
— Não adianta a gente ficar choramingando. Elas acontecem. Vemos outras equipes perdendo jogadores também e temos que acreditar no grupo que a gente tem. Os atletas que estão entrando entenderam isso. Por mais que mude característica. Estamos conseguindo buscar as vitórias, buscar jogadores, isso é o mais importante. É difícil perfeito David, Adson, João… mas a gente tem qualidade no elenco para suprir e buscar alternativas.
Varini admite frustração, mas destaca atuação do Athletico e mira jogo da volta: “Vamos buscar”

Varini comanda o Athletico contra o Vasco, em São Januário — Foto: José Tramontinn/Athletico
O técnico Martín Varini admitiu o golpe com mais uma virada sofrida pelo Athletico, mas mostrou otimismo para a partida de volta, contra o Vasco, na Ligga Arena. O time carioca venceu por 2 a 1 em São Januário e abriu vantagem no confronto das quartas de final da Copa do Brasil.
O uruguaio elogiou o rendimento do time e lamentou os dois gols sofridos. Christian abriu o placar no primeiro tempo após jogada trabalhada, mas a desatenção no fim custou caro: Puma e Hugo Moura viraram o jogo para o Cruzmaltino.
– Acho que o jogo de hoje tem muitos pontos em comum com a partida de segunda-feira. Fizemos um primeiro tempo muito bom, até o empate deles nosso time estava bem e merecia até um gol a mais. Eles começaram a colocar muitos jogadores dentro da área, mas acho que defendemos melhor comparado ao jogo de segunda. O Léo Linck quase não trabalhou, mas infelizmente sofremos os dois gols. Lógico que dói, estamos chateados, sentimos que merecíamos mais – avaliou.
Apesar da frustração, Varini mostrou confiança e otimismo para o jogo da volta. O Furacão precisa vencer por dois gols de diferença para evitar a decisão nos pênaltis.
Temos que aproveitar o fator casa e a energia da nossa torcida na Arena. Será um jogo grande, temos um bom retrospecto no mata-mata. É caprichar para cometer poucos erros e manter o grupo focado e positivo de que poderemos virar a chave dentro de casa – completou.

A decisão está marcada para o dia 11 de setembro, na Ligga Arena, às 21h30 (de Brasília). Antes, pelo Campeonato Brasileiro, o Furacão recebe o Palmeiras, no domingo, às 18h30.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.