Conecte-se conosco

Cotidiano

Quem está por trás da conta @evoespueblo?

Publicado

em

Desde ontem, circulam vários tweets no Twitter, nos quais se questiona por que, se Evo Morales está no México, suas publicações continuam usando um endereço IP boliviano, o que causou um rebuliço nessa rede social.

Sete Páginas Digitais / La Paz

Ainda não se sabe quem ou quem se esconde atrás da conta de Evo Morales no Twitter. Embora o ex-presidente esteja no México há seis dias, os tweets publicados em seu perfil @evoespueblo o fazem sob os endereços IP da Bolívia.

Desde ontem, circulam vários tweets no Twitter, nos quais se questiona por que, se Evo Morales está no México, suas publicações continuam usando um endereço IP boliviano, o que causou um rebuliço nessa rede social. 

Segundo alguns, o rastreamento de PI revela que os tweets saem da Vice-Presidência, na Rua do Mercado, enquanto outras pessoas apontam que os tweets seriam publicados em Puerto Villaroel, em Cochabamba.

Tony López, jornalista digital e consultor de mídia social, diz que é muito difícil descobrir de onde um tweet foi publicado, já que o mecanismo deixa apenas alguns segundos para detectar o endereço IP. Adicione a isso uma série de circunstâncias que precisam ocorrer.

“Não há como saber o IP de um Twitter, a menos que você seja um administrador ou a conta esteja vinculada ao Gmail ou Hotmail (você deve saber qual é a conta que está vinculada) ou o número de telefone para fazer uma triangulação. ”, Explica López.

A última pesquisa realizada por López e sua equipe revelou que havia seis administradores por trás da conta do Twitter @evoespueblo, seis dispositivos conectados: quatro telefones celulares e dois computadores de mesa.

Em uma rápida verificação feita hoje, Lopez conseguiu determinar que as contas ainda estão ativas em vários computadores, embora a maioria dos tweets seja publicada no iPhone. Da mesma forma, foi possível verificar se o IP de uma das contas está na Vice-Presidência, enquanto outra delas redireciona para a praça Avaroa, usando um domínio do serviço Entel.

Lopez enfatiza que isso requer tempo para ser investigado. No entanto, garante que os tweets da conta @evoespueblo ainda estejam sendo publicados em nosso país.

“Os endereços IP que estão circulando geraram polêmica. Eles podem ser verdadeiros, reais ou também podem ser os mesmos administradores que estão tentando deturpar ou distorcer as informações, portanto, você deve fazer uma análise completa. De qualquer forma, posso apostar que a maioria dos tweets foi escrita na Bolívia, mas não posso garantir que sejam de Cochabamba ou de La Paz, que leva tempo para descobrir ”, diz López.

Evo Morales está no México, suas publicações continuam usando um endereço IP boliviano, o que causou um rebuliço nessa rede social. Foto: EFE/Martin Alipaz

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo