Acre
Projeto Esperançar realiza diálogos de sensibilização e cadastro de pessoas que participarão da capacitação para 12 Brigadas Comunitárias na Resex Chico Mendes

A equipe do projeto Esperançar realizou, no período de 11 a 15 de outubro, diálogos de sensibilização para o envolvimento, sobretudo de jovens, na formação das 12 Brigadas Comunitárias na Resex Chico Mendes, numa ação coordenada pela Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT), em articulação com o Núcleo de Gestão Integrada Chico Mendes e organizações locais, com parceria da Universidade Federal do Acre – UFAC e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Com datas a serem definidas, as oficinas formarão 120 comunitárias/os para atuação no combate ao fogo e na proteção do território, bem como em ações de educação ambiental na Reserva. A coordenação do Esperançar Chico Mendes concluiu que a formação das Brigadas, que compõe as ações do Eixo de Conservação e Sustentabilidade, dialoga diretamente com o Eixo de Educação, Patrimônio Cultural e Comunicação, tendo em vista que o uso do fogo é cultural na Resex, tendo sido também impactado pela mudança do clima, acarretando necessidade de formação de capacidades locais para melhor lidar com a prática tradicional. As brigadas também poderão incentivar o retorno dos adjuntos, referência cultural forma de expressão apontada em todas as oficinas de levantamento de referências culturais realizadas na Reserva pelo projeto.

Devidamente preparados com equipamentos de proteção individual e ferramentas de combate ao fogo essas pessoas, sobretudo jovens, com participação de mulheres, serão referências para atuar em suas comunidades, acrescentou a coordenadora nacional do projeto Esperançar Chico Mendes, Fádia Rebouças, lembrando que o combate ao fogo acontece de forma cotidiana na Resex, nos períodos críticos, e que as pessoas já atuam, mesmo desprotegidas e sem uma capacitação específica.
“Atualmente essa ação é sem um equipamento de proteção individual (EPI), sem equipamentos e ferramentas específicas de brigadas, e sobretudo sem uma preparação para a ação do combate ao fogo, portanto, ao fazer parte das brigadas as pessoas estarão melhor capacitadas, evitando acidentes, incidentes maiores, emergências pessoais e comunitárias”, esclarece Rebouças, ponderando ser importante ressaltar que as brigadas comunitárias atuarão em complemento à ação do Estado e não em sua substituição, os órgãos responsáveis continuarão atuando no combate ao fogo e na educação.
“Nesse sentido, percebemos a empolgação entre as pessoas e um interesse em participar do curso. Então, serão 12 brigadas, 120 pessoas capacitadas, com certificado, reconhecidas em suas comunidades como referência em relação ao fogo; em breve teremos notícias sobre quais as datas das formações”.
Comentários
Acre
Governo garante segurança de foliões em Cruzeiro do Sul
“A segurança é prioridade. Todos os anos participo, sempre achei muito seguro, mas neste ano, a segurança está espetacular. O povo tá contribuindo e as autoridades estão fazendo um bom trabalho. Vamos nos divertir com muita paz e respeito”, enalteceu Théo Lins, folião animado nesta segunda-feira, 16, quarta noite de Carnaval em Cruzeiro do Sul.
Para manter um ambiente seguro e propício para a festa, o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Saúde (Sesacre), reforçam o apoio à Prefeitura de Cruzeiro do Sul na realização do Carnaval, que se iniciou no sábado,14, e se encerra nesta terça-feira, 17, na Praça Orleir Cameli, no centro da cidade.
A Sejusp, junto com todas as forças do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), atuam no reforço do policiamento e auxílio à segurança nas noites festivas, garantindo e preservando a ordem pública. Além de efetivo no local do evento, agentes de segurança fazem o patrulhamento das ruas do município e realizam ações conjuntas com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), sob a coordenação da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul, por meio de equipes de educação e fiscalização, que trabalham para garantir fluidez e segurança no trânsito.
A chefe da 1º Ciretran, Erissa Lima, ressaltou a importância das abordagens educativas e preventivas, realizadas pela equipe de trânsito: “A educação é feita com um intuito preventivo, agindo na abordagem aos foliões na chegada e no decorrer do evento, a fim de passar as orientações e os cuidados que devem ter antes, durante e depois do Carnaval”.
Coordenando a Operação Carnaval 2026, o 6º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul tem à sua disposição um efetivo diário de cerca de 50 policiais diretamente envolvidos na segurança da festa carnavalesca, reforçando a segurança nos bairros ao entorno e no local do evento.
O subcomandante da Polícia Militar na região do Juruá, capitão Thales Campos, destacou as ações até o momento: “Da segunda noite em diante, o público compareceu em maior número e reforçamos ainda mais nossa estratégia e planejamento, com policiamento nas adjacências dos bairros e no interior da festa. Nesses primeiros dias, não houve nenhuma alteração mais séria, tudo dentro da normalidade”, destacou.
Na Praça Orleir Cameli, a Sesacre disponibiliza, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e suporte de agentes do Corpo de Bombeiros, duas viaturas que ficam em pontos estratégicos para atender eventuais intercorrências, trazendo mais confiança e segurança para os foliões.

As ações integradas das forças de Segurança Pública, além de dar mais tranquilidade e segurança aos foliões, reforçam o compromisso do governo em apoiar as festividades em todo o Estado, priorizando as pessoas e investindo no bem-estar delas.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Rio Acre segue em vazante e marca 7,41 metros em Rio Branco
Nível permanece bem abaixo das cotas de alerta e transbordo, mesmo com chuva nas últimas 24 horas

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Terça-feira será de calor, sol entre nuvens e chuvas passageiras em todo o Acre
Previsão indica pancadas isoladas e possibilidade de trovoadas, com baixa chance de temporais












Você precisa fazer login para comentar.