Cotidiano
Projeto de lei propõe permitir internato de estudantes de Medicina estrangeiros em hospitais do Acre
Proposta do deputado Tio Pablo busca facilitar estágio obrigatório para médicos formados no exterior e suprir carência de profissionais no estado

Ainda segundo Pablo, o projeto de lei em questão representa uma ação estratégica para promover a qualificação de estudantes de Medicina formados no exterior. Foto; cedida
O deputado Tio Pablo (PSD) protocolou nesta terça-feira (29), na Aleac, um projeto de lei que autoriza estudantes de Medicina formados no exterior a realizarem o internato obrigatório em hospitais da Rede Estadual de Saúde do Acre. A proposta prevê que a medida seja regulamentada pelo Poder Executivo em até 90 dias, caso aprovada.
Pablo destacou que a legislação atual dificulta a validação de diplomas de médicos formados fora do Brasil, impedindo muitos profissionais de retornarem ao país em condições plenas de exercício. “Ao permitir que esses estudantes completem o internato em hospitais públicos do Acre, o estado não só qualifica esses profissionais, mas também ajuda a reduzir a carência de médicos em regiões carentes”, afirmou o parlamentar.
A proposta é vista como uma estratégia para melhorar o atendimento na saúde pública acreana, ao mesmo tempo em que atrai profissionais capacitados. O projeto segue para análise na Assembleia Legislativa do Acre.
Na tribuna o deputado disse mais. “A proposta nasce da necessidade de otimizar a formação desses estudantes, garantir o aprimoramento da saúde pública local e atender à crescente demanda por profissionais de saúde qualificados em nosso estado. Atualmente, muitos estudantes brasileiros de Medicina buscam formação em instituições estrangeiras, principalmente devido à limitação de vagas nos cursos de Medicina no Brasil. Essa situação ocorre em função da alta competitividade para ingresso nas universidades públicas e do elevado custo das mensalidades das universidades privadas no país. Além disso, muitos desses estudantes se formam e desejam retornar ao Brasil para realizar o Internato, componente obrigatório para a conclusão do curso e para a obtenção do título de médico”, explicou o parlamentar.
O parlamentar lembra que a legislação brasileira, em muitos casos, não oferece uma via clara e facilitada para esses profissionais realizarem o estágio obrigatório em território nacional, o que impede que muitos deles retornem ao Brasil de forma plena. “Ao permitir que estudantes de Medicina formados no exterior possam realizar o internato nos hospitais públicos do Acre, o Estado abre uma importante oportunidade para capacitação desses profissionais e oferece uma solução para a carência de médicos em diversas regiões”, frisou.
Ainda segundo Pablo, o projeto de lei em questão representa uma ação estratégica para promover a qualificação de estudantes de Medicina formados no exterior, ao mesmo tempo, em que contribui para a melhoria do atendimento médico na rede pública de saúde do Estado do Acre.
Comentários
Cotidiano
Vasco empata com Sampaio Corrêa e fecha preparação no Rio

Foto PHD: O atacante Titô segue no Vasco para a temporada de 2026
O Vasco empatou com o Sampaio Corrêa por 1 a 1 neste sábado, 20, em Sampaio Corrêa, no Rio de Janeiro, e fechou a primeira fase de preparação visando à disputa do Campeonato Estadual. A equipe da Fazendinha estreia no Acreano no dia 17 de janeirocontra o Rio Branco, no Tonicão.
Embarca no dia 26
O elenco vascaíno embarca para Rio Branco na sexta, 26, e fará a reta final de treinamentos na Fazendinha.
“Estamos seguindo o nosso planejamento. Essa primeira fase em Cardoso Moreira foi bastante proveitosa e vamos para a reta final. Conseguimos montar um grupo muito forte e a nossa meta é a conquista do título”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Estadual e Copa do Brasil
Além do Campeonato Estadual, o Vasco será um dos representantes do Acre na Copa do Brasil 2026.
“Na Copa do Brasil, o objetivo é avançar duas fases. Isso vai gerar receita para o clube e garantirá uma grande visibilidade em nível nacional”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Mais 4 reforços do Independência serão integrados ao elenco

O lateral esquerdo Diogo, os volantes Larusso e Kãuan e o meia Kayke Guedes serão integrados ao elenco do Independência neste sábado, 20, no Marinho Monte, visando a disputa da temporada de 2026. Os atletas foram avaliados pelo técnico Ivan Mazzuia e chegam como contratações importantes.
“O Larusso esteve conosco no Brasileiro da Série D. Os outros atletas foram bem avaliados e estamos seguindo o planejamento e montando um elenco competitivo”, comentou o técnico Ivan Mazzuia.
23 atletas
Ivan Mazzuia pretende fechar o elenco do Independência para o início do Estadual com 23 atletas.
“Estamos trabalhando para termos todos os jogadores no fim da próxima semana. Vamos ter mais de dez dias para ajustar a equipe para a estreia”, declarou o treinador.
No dia 12
O Independência, atual bicampeão acreano, estreia no Estadual no dia 12 de janeiro, no Tonicão, contra o Santa Cruz.
Comentários
Cotidiano
Ulisses Torres começa trabalhos técnicos e avalia atletas

Foto Glauber Lima: Ulisses confirmou trabalhos durante o fim de semana, no José de Melo
O técnico Ulisses Torres começou a realizar treinos técnicos no José de Melo e o objetivo é avaliar os atletas do Rio Branco pensando na montagem da equipe para a disputa do Campeonato Estadual.
“Conhecer as características dos jogadores é fundamental. Esses treinamentos também ajudam no condicionamento físico e esse é um processo importante na preparação”, comentou Ulisses Torres.
Marcos Vinícius
O atacante Marcos Vinícius, ex-Adesg, foi integrado ao elenco do Rio Branco nesta sexta, 19, e é mais uma contratação visando o Campeonato Estadual.
“Penso em utilizar o Marcos Vinícius como um camisa 9. Ainda temos algumas peças para chegar e o objetivo é chegar com uma equipe competitiva na estreia”, declarou o treinador.
Contra o Vasco
O Rio Branco enfrenta o Vasco na estreia no Estadual. O jogo será no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Você precisa fazer login para comentar.