Cotidiano
Projeto Book Solidário da Polícia Militar contempla gestantes em ação social
A ação, intitulada Book Solidário, foi promovida pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) da Polícia Militar do Acre (PMAC)

A ação contemplou sete gestantes em situação de vulnerabilidade. Foto: Davi Barbosa/PMAC
No sorriso de cada mulher, uma história. No olhar, a esperança de um futuro que já começa a ser escrito no ventre. Foi assim, cercadas de carinho, empatia e alguns adereços, que sete mulheres grávidas viveram, na manhã desta quarta-feira, 4, em Rio Branco, um momento que ficará eternizado não apenas em fotos, mas na memória e no coração de cada uma.
A ação, intitulada Book Solidário, foi promovida pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) da Polícia Militar do Acre (PMAC), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e de empresas parceiras, e executada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da instituição. A iniciativa, simples e repleta de significado, proporcionou ensaios fotográficos gratuitos para gestantes que não teriam condições de arcar com a remuneração do serviço.
Memórias eternizadas
As imagens, capturadas pelo fotógrafo da Ascom da PMAC, sargento Davi Barbosa, não foram apenas registros de um momento, mas também instrumentos de valorização, autoestima e inclusão. De forma totalmente solidária, o fotógrafo cedeu gratuitamente as roupas e os adereços utilizados nos ensaios, o que deixou o momento ainda mais especial.
O cenário escolhido foi o Restaurante Manto Verde, que abraçou a causa e ofereceu um almoço especial para as futuras mães e toda a equipe. Além das fotos, as gestantes receberam presentes e ganharam maquiagem e pintura, oferecidas pelos próprios militares, em um gesto que transformou o encontro em um dia de acolhimento, beleza e afeto.
“Hoje eu entendi, mais uma vez, que nosso trabalho na comunicação vai muito além de informar. Registrar esses momentos é oferecer dignidade, é criar memórias que talvez elas não pudessem ter. Foi, sem dúvida, uma das experiências mais gratificantes que podemos viver, como profissionais e como seres humanos”, destacou Barbosa.
Sonho realizado
Entre as mulheres beneficiadas, a gratidão era um sentimento que transbordava. Lorraine Oliveira relatou o quanto a experiência significou para ela. “Participar do Book Solidário foi algo incrível. É uma experiência nova, que me trouxe uma felicidade imensa, porque é a realização de um sonho que, sinceramente, eu não teria condições de fazer por conta própria. Só tenho gratidão à tenente Patrícia [Costa], que me convidou, e a toda a equipe da Polícia Militar por esse cuidado, por essa oportunidade que vou guardar pra sempre no meu coração”, disse.
Janaína Paula também expressou sua felicidade: “Quando soube do projeto, logo me emocionei. É um gesto lindo, porque muitas vezes a gente sonha com um book de gestante, mas nem sempre consegue. E hoje eu estou aqui, vivendo esse momento tão especial, graças à Polícia Militar, à tenente Patrícia e a todos que fizeram isso acontecer. Só tenho a agradecer por essa oportunidade tão maravilhosa”.
Empatia e cuidado
A tenente Patrícia Costa, da CPCDH, ressaltou que o projeto vai além de fotos. “É sobre cuidado, afeto e inclusão. A maternidade é um momento único, mas muitas mulheres não têm condições de viver certas experiências, como um ensaio fotográfico. Pensamos nesse projeto como uma forma de levar dignidade, autoestima e afeto para essas mães. É a Polícia Militar também sendo presente na vida das pessoas de forma humanizada, construindo pontes, fortalecendo vínculos e cuidando da nossa comunidade”, afirmou.

As imagens, capturadas pelo fotógrafo da Ascom da PMAC, sargento Davi Barbosa, não foram apenas registros de um momento, mas também instrumentos de valorização
O Book Solidário é uma das ações que refletem o compromisso da Polícia Militar do Acre em estar cada vez mais próxima da comunidade, atuando não só na proteção, mas também no fortalecimento de laços sociais e no cuidado com as pessoas.
Comentários
Cotidiano
Jake Paul coloca placas de titânio e tem alguns dentes removidos após cirurgia

O youtuber Jake Paul atualizou o quadro de saúde depois da derrota sofrida para Anthony Joshua, na luta de sexta-feira. O influenciador teve dupla fratura na mandíbula.
Jake Paul foi dirigindo seu carro para o hospital depois do combate. O lutador de 28 anos passou por procedimento cirúrgico no rosto. Pelas redes sociais, o influenciador mandou um recado para os fãs.
“A cirurgia correu bem, obrigado por todo o carinho e apoio. Duas placas de titânio de cada lado. Alguns dentes removidos. Tenho de me alimentar apenas de líquidos durante 7 dias”, afirmou Jake Paul.
Reprodução: Instagram via @jakepaul
Antes do procedimento, Paul já tinha garantido que continuará lutando boxe. Ele chegou a fazer uma provocação ao astro mexicano Saul “Canelo” Alvarez, o chamando para lutar. “Hora de descansar, recuperar as energias e voltar à categoria peso cruzador”, disse o youtuber.
Em decorrência das lesões na face, Jake Paul não falou com a imprensa na coletiva pós-luta. Ele apenas se pronunciou no ringue, cuspindo bastante sangue.
Jake Paul foi superado por Anthony Joshua no sexto round da luta. O ex-campeão mundial dos pesos pesados aplicou três potentes knockdowns. O terceiro foi definitivo para o juiz interromper o combate, definindo o nocaute.
Por: Estadão
Comentários
Cotidiano
Rio Branco tem ônibus gratuito a partir das 17h30 deste sábado (20)

Foto: Terminal central de Rio Branco I Whidy Melo/ac24horas
O transporte público em Rio Branco será gratuito neste sábado (20) em horários previamente estabelecidos e próximos das programações natalinas no centro da capital. A medida integra o programa “Carona com Dignidade”, instituído com o objetivo de facilitar o deslocamento da população até as atividades promovidas na área central da capital.
A gratuidade da tarifa estará em vigor das 17h30 às 23h30 e abrangerá todas as linhas do sistema de transporte urbano. A ação faz parte de um calendário especial que prevê a liberação da passagem em datas específicas entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Além deste sábado, o benefício será concedido nos dias 21, 28 e 31 de dezembro, bem como em 4 e 10 de janeiro de 2026, sempre no mesmo intervalo de horário
A iniciativa foi aprovada pela Câmara Municipal de Rio Branco e sancionada pelo prefeito Tião Bocalom, assegurando a gratuidade do transporte coletivo nos dias definidos
No âmbito da programação natalina, a Prefeitura de Rio Branco realiza neste sábado, a partir das 20h, um espetáculo de drones com projeções de mensagens e imagens alusivas ao Natal. A apresentação poderá ser acompanhada a partir do Calçadão da Gameleira e da orla da Base, contemplando ambos os distritos da capital.
O espetáculo terá duração estimada entre 15 e 20 minutos e contará com aproximadamente 600 drones, que decolarão e pousarão nas imediações do Mercado dos Colonos, nas proximidades da margem do Rio Acre
O ac24horas.com realiza uma cobertura especial e ao vivo da programação a partir das 19h, diretamente na capa do site ac24horas.com e também nas plataformas digitais do jornal no YouTube, Facebook e Instagram.
No YouTube, o link da transmissão já está disponível e permite que o público ative o sininho de notificações para ser avisado assim que a live começar. A iniciativa busca ampliar o acesso da população ao evento, possibilitando que o público acompanhe todos os detalhes da programação natalina mesmo à distância.
Comentários
Cotidiano
Espetáculo de drones do Natal começa a ser montado em Rio Branco
Empresa inicia preparativos técnicos no bairro da Base para apresentação com 600 drones na Gameleira

A empresa responsável pelo espetáculo de drones que integra a programação do Natal de Vida, Esperança e Dignidade iniciou, nesta sexta-feira (19), os trabalhos de montagem e preparação técnica em uma área do bairro da Base, em Rio Branco. A movimentação marca a etapa final de organização para o show aéreo, previsto para a noite de sábado (20), na região da Gameleira, no Segundo Distrito da capital.
No local, equipes técnicas realizam a instalação da estrutura operacional, conferência dos equipamentos e testes preliminares indispensáveis para a execução do espetáculo. A operação inclui protocolos de segurança, checagem dos sistemas de navegação, sincronização dos drones e definição do perímetro de voo, em conformidade com as normas exigidas para esse tipo de apresentação.
O espetáculo contará com cerca de 600 drones, que formarão coreografias luminosas com temática natalina, criando imagens e mensagens no céu da capital acreana. Segundo a organização, a fase de montagem é essencial para assegurar a precisão dos movimentos e a segurança do público, uma vez que os equipamentos operam de forma integrada e exigem rigor técnico.
A escolha do bairro da Base para a montagem ocorreu em razão das características do espaço, que favorecem a logística e os ajustes necessários antes do deslocamento para o local da exibição. Durante esse período, também são realizadas simulações e alinhamentos finais do roteiro do show.
A apresentação com drones é um dos principais destaques da programação natalina promovida pela Prefeitura de Rio Branco e a expectativa é de que atraia grande público à Gameleira.



















Você precisa fazer login para comentar.