fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Projeto Book Solidário da Polícia Militar contempla gestantes em ação social

Publicado

em

A ação, intitulada Book Solidário, foi promovida pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) da Polícia Militar do Acre (PMAC)

A ação contemplou sete gestantes em situação de vulnerabilidade. Foto: Davi Barbosa/PMAC

No sorriso de cada mulher, uma história. No olhar, a esperança de um futuro que já começa a ser escrito no ventre. Foi assim, cercadas de carinho, empatia e alguns adereços, que sete mulheres grávidas viveram, na manhã desta quarta-feira, 4, em Rio Branco, um momento que ficará eternizado não apenas em fotos, mas na memória e no coração de cada uma.

A ação, intitulada Book Solidário, foi promovida pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) da Polícia Militar do Acre (PMAC), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e de empresas parceiras, e executada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da instituição. A iniciativa, simples e repleta de significado, proporcionou ensaios fotográficos gratuitos para gestantes que não teriam condições de arcar com a remuneração do serviço.

Memórias eternizadas

As imagens, capturadas pelo fotógrafo da Ascom da PMAC, sargento Davi Barbosa, não foram apenas registros de um momento, mas também instrumentos de valorização, autoestima e inclusão. De forma totalmente solidária, o fotógrafo cedeu gratuitamente as roupas e os adereços utilizados nos ensaios, o que deixou o momento ainda mais especial.

O cenário escolhido foi o Restaurante Manto Verde, que abraçou a causa e ofereceu um almoço especial para as futuras mães e toda a equipe. Além das fotos, as gestantes receberam presentes e ganharam maquiagem e pintura, oferecidas pelos próprios militares, em um gesto que transformou o encontro em um dia de acolhimento, beleza e afeto.

“Hoje eu entendi, mais uma vez, que nosso trabalho na comunicação vai muito além de informar. Registrar esses momentos é oferecer dignidade, é criar memórias que talvez elas não pudessem ter. Foi, sem dúvida, uma das experiências mais gratificantes que podemos viver, como profissionais e como seres humanos”, destacou Barbosa.

Sonho realizado

Entre as mulheres beneficiadas, a gratidão era um sentimento que transbordava. Lorraine Oliveira relatou o quanto a experiência significou para ela. “Participar do Book Solidário foi algo incrível. É uma experiência nova, que me trouxe uma felicidade imensa, porque é a realização de um sonho que, sinceramente, eu não teria condições de fazer por conta própria. Só tenho gratidão à tenente Patrícia [Costa], que me convidou, e a toda a equipe da Polícia Militar por esse cuidado, por essa oportunidade que vou guardar pra sempre no meu coração”, disse.

Janaína Paula  também expressou sua felicidade: “Quando soube do projeto, logo me emocionei. É um gesto lindo, porque muitas vezes a gente sonha com um book de gestante, mas nem sempre consegue. E hoje eu estou aqui, vivendo esse momento tão especial, graças à Polícia Militar, à tenente Patrícia e a todos que fizeram isso acontecer. Só tenho a agradecer por essa oportunidade tão maravilhosa”.

Empatia e cuidado

A tenente Patrícia Costa, da CPCDH, ressaltou que o projeto vai além de fotos. “É sobre cuidado, afeto e inclusão. A maternidade é um momento único, mas muitas mulheres não têm condições de viver certas experiências, como um ensaio fotográfico. Pensamos nesse projeto como uma forma de levar dignidade, autoestima e afeto para essas mães. É a Polícia Militar também sendo presente na vida das pessoas de forma humanizada, construindo pontes, fortalecendo vínculos e cuidando da nossa comunidade”, afirmou.

As imagens, capturadas pelo fotógrafo da Ascom da PMAC, sargento Davi Barbosa, não foram apenas registros de um momento, mas também instrumentos de valorização

O Book Solidário é uma das ações que refletem o compromisso da Polícia Militar do Acre em estar cada vez mais próxima da comunidade, atuando não só na proteção, mas também no fortalecimento de laços sociais e no cuidado com as pessoas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco recebe 1ª Corrida Contra o Trabalho Infantil no dia 29 de junho

Publicado

em

Foto: Reprodução

No próximo dia 29 de junho, acontecerá em Rio Branco a 1ª Corrida Contra o Trabalho Infantil, uma iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do combate ao trabalho infantil.

A atividade integra as ações alusivas ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, e tem como lema este ano: “Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro”.

A concentração para a corrida será em frente ao Palácio Rio Branco, a partir das 5h, com largada prevista para as 6h. Os participantes poderão escolher entre dois percursos: 5 km ou 10 km. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de junho por meio de formulário on-line. Para confirmar a inscrição, é necessário doar 1 kg de alimento não perecível.

Além disso, os primeiros 200 inscritos receberão um abadá. A entrega dos alimentos e a retirada do abadá ocorrerão no dia 27 de junho, das 8h às 14h, na sede da SEASDH, localizada na Avenida Nações Unidas, nº 2.731, bairro Estação Experimental.

Os alimentos arrecadados durante o evento serão destinados aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e beneficiarão famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Ao final da corrida, os participantes poderão aproveitar o tradicional banho de mangueira oferecido pelo Corpo de Bombeiros, um momento de descontração para encerrar a atividade com leveza e alegria.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Homem mata nora com tiro na cabeça e tenta assassinar esposa e neto em Rondônia

Publicado

em

Foto: Rondoniaovivo

A Polícia Civil do município de Itapuã do Oeste (RO), com apoio de outras forças de segurança, está à procura de Mário José Pereira, de 59 anos, acusado de matar a nora com um tiro na cabeça e tentar assassinar a esposa e o neto, uma criança de colo.

O crime ocorreu na tarde de domingo (15), em um sítio localizado na zona rural de Itapuã do Oeste, às margens da BR-364. Segundo as investigações, Mário não aceitava a decisão da nora, Evelin Milena de Freitas, de 22 anos, de levar o filho para morar com a avó materna em outra região do município, onde a criança havia conseguido uma vaga em uma creche.

De acordo com relatos, desde que soube da mudança, Mário José vinha apresentando comportamento agressivo. No dia do crime, ele discutiu com a esposa, que segurava o neto no colo, e disparou contra ela com um revólver calibre 38. A mulher e a criança não foram atingidas.

Na sequência, o acusado se dirigiu ao quarto onde Evelin Milena descansava e atirou à queima-roupa na cabeça da jovem. Ela ainda chegou a ser socorrida pelo marido, que estava no curral no momento da tragédia, mas não resistiu e morreu ao dar entrada em uma unidade de saúde do município.

Após o crime, Mário fugiu do local em uma caminhonete Saveiro cinza. O filho do acusado, ao retornar do hospital, sofreu um acidente de trânsito leve quando tentava localizar o pai.

A Polícia Civil de Itapuã do Oeste segue com as investigações, com apoio de agentes de cidades vizinhas, para capturar o autor do crime.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia recupera duas motos furtadas e prende suspeito em Sena Madureira

Publicado

em

Proprietário de lava-jato ajudou a localizar criminosos após perceber furto na Avenida Brasil; um suspeito foi preso em flagrante

Diante da situação, ele conseguiu localizar os suspeitos do furto e imediatamente acionou a guarnição policial. Foto: cedida 

A Polícia Militar do 8º Batalhão agiu rapidamente na manhã deste domingo (15) e recuperou duas motocicletas roubadas de um lava-jato na Avenida Brasil, em Sena Madureira. Um suspeito foi preso em flagrante, enquanto outro conseguiu fugir.

De acordo com a PM, o proprietário do estabelecimento percebeu que o cadeado havia sido arrombado e, ao verificar, notou o sumiço das motos. Ele mesmo localizou os suspeitos e acionou a polícia, que chegou ao local a tempo de prender um dos acusados. O segundo fugiu, mas abandonou uma das motocicletas.

As duas motos foram recuperadas e devolvidas ao dono. O homem detido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, onde responderá pelos crimes de furto qualificado. A polícia segue em busca do segundo envolvido.

Comentários

Continue lendo