Conecte-se conosco

Cotidiano

Programa oferece atendimento psicológico por telefone a profissionais da saúde do Acre

Publicado

em

Por Aline Nascimento

O enfermeiro Daniel Gustavo, de 38 anos, redobrou os cuidados com a higienização e limpeza quando acabava os plantões no Pronto-Socorro de Rio Branco e seguia para casa.

Na linha de frente do combate à Covid-19, o profissional temia se infectar e infectar a família, mas não teve jeito.

No último dia 11, ele foi diagnosticado com a Covid-19 e está afastado do trabalho. Na quarta (29), o enfermeiro acabou o tratamento contra a doença, mas não conseguiu ainda refazer o teste para saber se está curado.

No Acre, mais de 900 profissionais de saúde, assim como Daniel Gustavo, já se contaminaram com o novo coronavírus. Para atender e acompanhar servidores como Daniel Gustavo, que lidam diariamente com pacientes infectados e estão no combate à doença, a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Disat) da Sesacre criou o Programa de Acolhimento Psicológico Remoto aos Servidores da Linha de Frente à Covid-19 (Acovida).

“Tive pneumonia, tomei uma medicação mais forte. Trabalho na sala do trauma, mas como hoje não tem essa divisão todos são suspeitos e acredito que foi lá que me infectei. Apesar de todo uso dos EPIs, me contaminei. Minha esposa também se contaminou, meus filhos sentiram sintomas leves. Essa é uma fase ruim, quando vinha do trabalho tirava toda roupa fora de casa, adaptei um chuveiro fora, a roupa ficava em um cesto para lavar e tivemos todo um cuidado, mas sempre podemos levar alguma doença para casa”, destacou.

Programa

A iniciativa disponibiliza uma equipe de psicólogos para atender os profissionais por telefone. Para participar, basta acessar o site do programa, preencher um questionário e aguardar o contato. São ofertadas quatro consultas por servidor.

Caso seja identificado que o profissional precise de um acolhimento específico e uso de remédios, ele é direcionado para uma consulta presencial no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

“Sabemos que é uma doença nova, sem tratamento e sem vacina, e causa um temor e, por mais que os profissionais estejam preparados, tiveram capacitação, recebem assessoria, porém, ver pessoas indo a óbito, colegas morrendo, isso gera uma ansiedade emocionalmente e alguns colegas precisam de apoio emocionalmente. Nessa perspectiva, nós da Divisão da Saúde do Trabalhador, pensamos em um projeto de consultas e acolhimento emocional por meio remoto”, explicou a chefe da Disat, Eliane Costa.

Eliane relembrou que a Sesacre montou também uma Brigada de Combate a Contaminação dos Trabalhadores em Saúde para acompanhar os profissionais, além dos atendimentos psicológicos oferecidos nas unidades do estado.

“Esse projeto vem para somar e ser mais um instrumento. Muitas das vezes, o profissional não quer ser atendido na unidade que trabalha, vai procurar outros caminhos, tem vergonha, se recolhe e se fecha. Esse trabalho remoto, que não tem que se expor e não sabe quem está do outro lado, permite a pessoas se abrir mais e contar o problema. Os servidores já têm um atendimento no Núcleo de Atendimento ao Trabalhador com psicólogo, mas pensamos em algo mais”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo