Geral
Programa Cidadania Itinerante é um dos destaques da Carreta Ambiental
Uma das maneiras mais eficientes de assegurar a cidadania é por meio da comunicação. Tal procedimento, fortalece os indivíduos de determinada comunidade a partir da difusão de conhecimentos sobre os seus direitos e deveres.
Com base nesse e entre outros conceitos, que a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi) promove a transmissão do programa Cidadania Itinerante, feita pela Rádio Aldeia FM, diretamente das ações desenvolvidas pela Carreta Ambiental.

O jornalista Jairo Carioca comanda o Cidadania Itinerante entrevistando o titular da Semapi, Israel Milani, e a prefeita de Brasileia, Fernanda Assem. Foto: Cedida
Nos dias 21 e 22 de outubro, a terceira edição do informativo matinal, apresentado pelo jornalista Jairo Carioca, foi transmitido ao vivo de um estúdio de gravação que fica na estrutura interna da carreta, que estava na cidade de Brasileia, ao lado da praça Hugo Poli. A difusão foi feita para toda a rede estadual de rádio, do Sistema Público de Comunicação, além da reprodução pela página da Aldeia FM no Facebook.
“Como há um termo de cooperação técnica entre a Secom e a Semapi, apresentamos o projeto de realizar o programa Cidadania Itinerante, de dentro da Carreta Ambiental, para o secretário de Comunicação, Rutemberg Crispim, que apoiou de modo imediato e deu as condições necessárias para executarmos as transmissões. Assim, concretizar mais uma forma de aproximar a comunicação pública da população”, destaca Jairo Carioca.

Além do informativo matinal, a rede pública de rádio transmitiu o ato solene de início das atividades da Carreta Ambiental em Brasileia. Foto: Sérgio Ronney/Secom
O jornalista comenta que esse diálogo direto com comunidade, além do compartilhamento de informações das áreas ambientais desenvolvidas pela carreta, revela aos ouvintes especificidades de cada região como, por exemplo, os fatos históricos e diversos aspectos culturais.
“No meio das conversas com moradores das cidades, conhecemos histórias de pessoas que contribuíram com o nosso estado, como a do padre Paulino Baldassari, que iniciou os seus trabalhos eclesiásticos nos municípios de Assis Brasil e Brasileia, antes de se fixar em Sena Madureira. Também ficamos sabendo como pontos turísticos e ruas são chamadas popularmente, entre outros detalhes que só podem ser coletados, se estivermos presencialmente”, relata Carioca.

O programa Cidadania Itinerante é transmitido pela rádio Aldeia FM diretamente de um estúdio de gravação que fica na parte interna da Carreta Ambiental. Foto: Sérgio Ronney/Secom
Antes de Brasileia, o programa Cidadania Itinerante esteve in loco com a Carreta Ambiental nas cidades de Plácido de Castro e Assis Brasil. Para realizar a transmissão direto dessas localidades, o informativo recebe a produção da jornalista Fabiana Matos, a transmissão e o áudio ficam ao cargo dos técnicos João Pedro Souza e Francinildo Pereira. O técnico Jean Ney Sadim atua na edição e o jornalista Jonathan Costa segue no apoio da difusão, no estúdio da Aldeia FM em Rio Branco.
Fala, Povo!
O produtor rural, Valderir Martins, morador da Reserva Chico Mendes, foi até a praça Hugo Poli retirar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do seu imóvel. Segundo ele, sua ida foi motivada pela informação divulgada pela Aldeia FM.
“Fiquei sabendo desse serviço da Carreta Ambiental, ouvindo a Rádio Aldeia FM 90.3, Daí, vim pra cá e graças a Deus que o meu certificado do CAR estava pronto e não precisei de ir até a capital, para recebê-lo”, falou o agricultor.

Valderir Martins retirou o Cadastro Ambiental Rural (CAR), do seu imóvel, após a informação divulgada pela Aldeia FM. Foto: Sérgio Ronney/Secom
A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, acompanhou ativamente as ações da Carreta Ambiental e participou do programa Cidadania. “Parabenizo a participação do Sistema Público de Comunicação aqui, pois a comunicação é um serviço fundamental para que as políticas públicas possam chegar até às pessoas”, disse.
Carreta Ambiental
A Carreta Ambiental é um projeto do governo do Acre que reúne todas as instituições do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Trata-se de uma unidade móvel com estrutura completa para atendimentos a homens e mulheres do campo, além de possuir um espaço para capacitações de técnicos e gestores municipais sobre políticas ambientais.
“Estamos atendendo ao pedido do governador Gladson Cameli, para estarmos estamos cada vez mais próximos do produtor rural, das comunidades tradicionais, desburocratizando a pasta ambiental, prestando informações de fácil compreensão e orientando o produtor rural da melhor forma possível, com toda atenção devida”, informa o titular da Semapi, Israel Milani.
Comentários
Geral
Acre participa de encontro de secretários de Segurança Pública do Brasil para alinhar novas estratégias e fortalecer manutenção da ordem
A Secretária de Estado e Justiça da Segurança Pública do acre (Sejusp) participa da 96ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro tem como objetivo discutir soluções inovadoras e trocar experiências bem sucedidas no enfrentamento a criminalidade durante os dias 12 a 15, em Manaus.

Acre participa da 96ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) Foto: Cedida
Encontro reuniu representantes de todas as unidades da federação para discutir soluções inovadoras e trocar experiências bem-sucedidas no enfrentamento à criminalidade. Foto: cedidaA programação acontece no centro de convenções Vasco Vasques, onde reúne os secretários de segurança pública de todo o Brasil. A abertura do evento foi marcada com apresentações sobre gestão do fundo nacional de segurança pública, combate ao contrabando, uso de inteligência policial e integração de dados e tecnologias. Entre os destaques, o Sistema Vigia, apresentado pelo Mato Grosso, e a Pesquisa Nacional sobre Sistemas de Radiocomunicação, conduzida pelo Acre, se mostraram exemplos de boas práticas que poderão ser replicadas em todo o país.
O titular da segurança pública do Acre, José Américo Gaia, afirma que participar ativamente da reunião ordinária do Consesp é fundamental para o fortalecimento da segurança pública do Acre. “ Aqui, temos a oportunidade de conhecer e trocar experiências objetivas com outros estados, compartilhar os avanços que estamos conquistando e, principalmente, construir soluções conjuntas para enfrentar a criminalidade de forma mais eficiente”.

Evento reúne representantes da segurança pública para discutir estratégias e fortalecer a integração entre os estados Foto: Cedida
O evento também abriu espaço para parcerias estratégicas com órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Polícia Federal (PF) e entidades do setor privado, visando ampliar a capacidade de resposta e aumentar a percepção de segurança nas ruas. Durante a programação, os secretários foram convidados pelo governo do Amazonas a prestigiar a cerimônia de entrega de novas viaturas operacionais para as Polícias Civil e Militar do estado, fortalecendo a frota e a presença policial nas comunidades.

Vista geral da reunião do Consesp, que reuniu secretários de Segurança Pública de todos os estados para troca de experiências e alinhamento de políticas nacionais de segurança. Foto: Cedida
Além das discussões técnicas, os participantes visitaram o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia e acompanharam o 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, espaço voltado ao debate sobre políticas públicas, inovação e integração entre forças de segurança.
Comentários
Geral
Polícia Militar intercepta carregamento de contrabando cigarro no Ramal Novo Horizonte, em Vila Campinas
Condutor de 31 anos foi preso e levado à delegacia; além dos cigarros, policiais encontraram celulares, documentos e dinheiro em espécie

O automóvel conduzido por G.S.C., de 31 anos. Na vistoria, os militares localizaram 26 caixas de cigarros — cada uma com 25 maços — totalizando 650 maços do produto. Foto: cedida
Durante patrulhamento de rotina no Ramal Novo Horizonte, na altura do km 01, a Polícia Militar de Vila Campinas apreendeu, nesta semana, um carregamento de cigarros contrabandeados. A ação ocorreu durante abordagens a veículos que trafegavam pela via.
De acordo com a corporação, um automóvel Chevrolet Classic, de cor vermelha e placas M*-**2, conduzido por G.S.C., de 31 anos, foi parado para fiscalização. Na vistoria, os militares localizaram 26 caixas de cigarros — cada uma com 25 maços — totalizando 650 maços do produto.
O condutor recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro para os procedimentos legais.
Além da carga ilícita, foram apreendidos três aparelhos celulares — dois da marca Motorola, em funcionamento, e um da marca Xiaomi, sem uso —, uma mochila com pastas e documentos que, segundo o suspeito, pertenciam a seu açougue em Rio Branco, uma máquina de cartão e R$ 102 em espécie.
Segundo a polícia, o uso de algemas foi necessário devido ao comportamento agitado e nervoso do homem, como forma de preservar a integridade dele e dos agentes.
A PM destacou que, após a revitalização da estrada, o Ramal Novo Horizonte se tornou um importante corredor para o escoamento da produção local, mas também vem sendo utilizado para a prática de crimes como tráfico de drogas, contrabando e roubos. A corporação reforçou que continuará intensificando as ações de fiscalização para garantir segurança e tranquilidade aos moradores da região.

Segundo a polícia, o uso de algemas foi necessário devido ao comportamento agitado e nervoso do homem, como forma de preservar a integridade dele e dos agentes. Foto: captada
Comentários
Geral
Homem morre após cair de poste em tentativa de ligação clandestina em Rio Branco
Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) no bairro Vitória, região do São Francisco. Vítima era eletricista conhecido na comunidade há vários anos
Antônio Edson da Silva, de 49 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) após cair de um poste de energia elétrica na Rua Luiz Gonzaga, bairro Vitória, em Rio Branco. Segundo moradores, Edson utilizava uma escada para tentar realizar uma ligação clandestina quando, inesperadamente, o equipamento se deslocou, provocando a queda de cerca de 15 metros.
Uma unidade de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas, ao chegar, os socorristas constataram que a vítima já estava sem vida. Policiais militares do 3° Batalhão isolaram a área para o trabalho da perícia.
O corpo foi removido por agentes de necropsia e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames. Edson era conhecido na região por atuar como eletricista há muitos anos. A Polícia Civil abriu investigação para esclarecer as circunstâncias do acidente.
Você precisa fazer login para comentar.