Geral
Programa Cidadania Itinerante é um dos destaques da Carreta Ambiental
Uma das maneiras mais eficientes de assegurar a cidadania é por meio da comunicação. Tal procedimento, fortalece os indivíduos de determinada comunidade a partir da difusão de conhecimentos sobre os seus direitos e deveres.
Com base nesse e entre outros conceitos, que a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi) promove a transmissão do programa Cidadania Itinerante, feita pela Rádio Aldeia FM, diretamente das ações desenvolvidas pela Carreta Ambiental.

O jornalista Jairo Carioca comanda o Cidadania Itinerante entrevistando o titular da Semapi, Israel Milani, e a prefeita de Brasileia, Fernanda Assem. Foto: Cedida
Nos dias 21 e 22 de outubro, a terceira edição do informativo matinal, apresentado pelo jornalista Jairo Carioca, foi transmitido ao vivo de um estúdio de gravação que fica na estrutura interna da carreta, que estava na cidade de Brasileia, ao lado da praça Hugo Poli. A difusão foi feita para toda a rede estadual de rádio, do Sistema Público de Comunicação, além da reprodução pela página da Aldeia FM no Facebook.
“Como há um termo de cooperação técnica entre a Secom e a Semapi, apresentamos o projeto de realizar o programa Cidadania Itinerante, de dentro da Carreta Ambiental, para o secretário de Comunicação, Rutemberg Crispim, que apoiou de modo imediato e deu as condições necessárias para executarmos as transmissões. Assim, concretizar mais uma forma de aproximar a comunicação pública da população”, destaca Jairo Carioca.

Além do informativo matinal, a rede pública de rádio transmitiu o ato solene de início das atividades da Carreta Ambiental em Brasileia. Foto: Sérgio Ronney/Secom
O jornalista comenta que esse diálogo direto com comunidade, além do compartilhamento de informações das áreas ambientais desenvolvidas pela carreta, revela aos ouvintes especificidades de cada região como, por exemplo, os fatos históricos e diversos aspectos culturais.
“No meio das conversas com moradores das cidades, conhecemos histórias de pessoas que contribuíram com o nosso estado, como a do padre Paulino Baldassari, que iniciou os seus trabalhos eclesiásticos nos municípios de Assis Brasil e Brasileia, antes de se fixar em Sena Madureira. Também ficamos sabendo como pontos turísticos e ruas são chamadas popularmente, entre outros detalhes que só podem ser coletados, se estivermos presencialmente”, relata Carioca.

O programa Cidadania Itinerante é transmitido pela rádio Aldeia FM diretamente de um estúdio de gravação que fica na parte interna da Carreta Ambiental. Foto: Sérgio Ronney/Secom
Antes de Brasileia, o programa Cidadania Itinerante esteve in loco com a Carreta Ambiental nas cidades de Plácido de Castro e Assis Brasil. Para realizar a transmissão direto dessas localidades, o informativo recebe a produção da jornalista Fabiana Matos, a transmissão e o áudio ficam ao cargo dos técnicos João Pedro Souza e Francinildo Pereira. O técnico Jean Ney Sadim atua na edição e o jornalista Jonathan Costa segue no apoio da difusão, no estúdio da Aldeia FM em Rio Branco.
Fala, Povo!
O produtor rural, Valderir Martins, morador da Reserva Chico Mendes, foi até a praça Hugo Poli retirar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do seu imóvel. Segundo ele, sua ida foi motivada pela informação divulgada pela Aldeia FM.
“Fiquei sabendo desse serviço da Carreta Ambiental, ouvindo a Rádio Aldeia FM 90.3, Daí, vim pra cá e graças a Deus que o meu certificado do CAR estava pronto e não precisei de ir até a capital, para recebê-lo”, falou o agricultor.

Valderir Martins retirou o Cadastro Ambiental Rural (CAR), do seu imóvel, após a informação divulgada pela Aldeia FM. Foto: Sérgio Ronney/Secom
A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, acompanhou ativamente as ações da Carreta Ambiental e participou do programa Cidadania. “Parabenizo a participação do Sistema Público de Comunicação aqui, pois a comunicação é um serviço fundamental para que as políticas públicas possam chegar até às pessoas”, disse.
Carreta Ambiental
A Carreta Ambiental é um projeto do governo do Acre que reúne todas as instituições do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Trata-se de uma unidade móvel com estrutura completa para atendimentos a homens e mulheres do campo, além de possuir um espaço para capacitações de técnicos e gestores municipais sobre políticas ambientais.
“Estamos atendendo ao pedido do governador Gladson Cameli, para estarmos estamos cada vez mais próximos do produtor rural, das comunidades tradicionais, desburocratizando a pasta ambiental, prestando informações de fácil compreensão e orientando o produtor rural da melhor forma possível, com toda atenção devida”, informa o titular da Semapi, Israel Milani.
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.