Conecte-se conosco

Flash

Profissionais de segurança pública iniciam o 3º Curso de Ações Táticas Especiais

Publicado

em

O governo do Estado do Acre, por meio da Polícia Militar, realizou na manhã desta quinta-feira, 21, a abertura do 3º Curso de Ações Táticas Especiais (Cate), ofertado a 41 profissionais das forças de segurança estadual, federal e internacional. O evento foi realizado no auditório do Colégio Militar Tiradentes e contou com a presença de autoridades civis e militares.

O objetivo do Cate é capacitar e habilitar profissionais integrantes das forças de segurança para ações de alto risco. Esses profissionais precisam desenvolver habilidades que as tropas convencionais não estão preparadas para executar. As peculiaridades de cada função na área de ações táticas especiais serão rigorosamente trabalhadas, desenvolvendo suas diversas qualidades de comando e emprego em operações dessa natureza.

Profissionais participarão de aulas teóricas e práticas, num total de 480 horas-aula. Foto: Diego Gurgel/Secom

Entre os alunos, provenientes de várias unidades profissionais, há 29 policiais militares, um bombeiro militar, cinco policiais penais e quatro policiais civis do Estado do Acre, além de um policial militar de Rondônia, um policial rodoviário federal e dois integrantes da Polícia Nacional Peruana.

O governador Gladson Cameli ressaltou que essa é mais uma capacitação que possibilita valorizar os profissionais da segurança pública. Também destacou o apoio do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com a implantação de duas novas bases da Força Nacional no Acre.

Governador destacou a valorização profissional por meio da capacitação. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Isso concretiza aquilo que eu venho dizendo. É com a união dos poderes, governo federal, Estado e municípios que nós vamos combater o crime organizado, o contrabando e aperfeiçoar a nossa tropa. Essa é uma oportunidade que dá mais segurança para a nossa sociedade, marcando a presença do estado de direito”, disse.

O curso tem carga horária de 480 horas, com duração aproximada de 45 dias, em que serão ministradas 22 disciplinas, entre elas, noções antibomba, tiro de precisão, tiro tático policial, ações táticas e noções de patrulha rural e ribeirinha.

O comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Paulo César Gomes, lembrou que há alguns anos os policiais que participavam do Cate tinham que se deslocar para outros estados. “Também não tínhamos condições de formar um número maior de policiais. A ideia é ampliar essa especialização. Vários policiais aqui, ao término do curso, estarão colocando a experiência também no batalhão diário”, disse.

Participam do curso profissionais das forças de segurança estadual, federal e internacional. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, o Acre vive um momento diferenciado não apenas pelos números apresentados, mas também pela sensibilidade dos representantes das forças de segurança pública. “Há uma compreensão exata do que é integração e um entendimento de que unidos somos mais fortes”, afirmou.

O gestor ainda ressaltou que o objetivo da segurança é único – garantir à sociedade o direito de ir e vir. Assim, enfatizou que em um comparativo dos primeiros 21 dias de janeiro, 30 homicídios foram registrados em solo acreano em 2020 e cinco em 2021, o que representa uma redução de 83,33%.

Fato Inédito

De forma inédita, cinco policiais penais participarão do Cate e também poderão levar os conhecimentos para a instituição. O presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Arlenilson Cunha, afirmou ser gratificante e prazeroso ter profissionais do órgão sendo capacitados e qualificados na área.

“Somente com a integração é que nós lograremos êxito no enfrentamento à criminalidade”, disse o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Acre, Getúlio Mário de Azevedo. Também o delegado-geral de Polícia Civil, Josemar Portes, reafirmou a fala, destacando que é possível compatibilizar as funções constitucionais de cada uma das forças com o trabalho integrado.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Batista, afirmou que, ao final do Cate, quem ganhará será a segurança pública estadual. Sua fala foi seguida da exposição do diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, que explicou que o curso deixará um legado de conhecimento e experiência. “Os covardes nunca tentam, os fracos ficam pelo meio do caminho e só os fortes conseguem alcançar os seus objetivos”, avaliou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Acidente entre carro e moto deixa adolescente em estado delicado em Epitaciolândia

Publicado

em

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste sábado, dia 17, na rua Duque de Caxias, em Epitaciolândia, trecho que separa o 4º Batalhão Especial de Fronteira do bairro Liberdade. A colisão envolveu um carro e uma motocicleta e deixou um jovem de 17 anos em estado delicado.

Segundo informações preliminares, o carro, um Fiat Uno, seguia no sentido centro quando colidiu frontalmente com a motocicleta, que trafegava no sentido contrário. O motorista do veículo foi identificado apenas como Bruno e, de acordo com relatos iniciais, ele seria cunhado da vítima.

As autoridades apuram a possibilidade de que os envolvidos estivessem realizando manobras perigosas, como zigue-zague na via, o que pode ter provocado a perda de controle e o impacto frontal.

O motociclista foi socorrido por uma equipe do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Alto Acre e encaminhado ao Hospital Raimundo Chaar. A unidade confirmou que o jovem sofreu traumatismo cranioencefálico, apresentava desorientação e pode ser transferido para a capital a qualquer momento.

O caso segue sendo investigado pelas autoridades competentes para esclarecimento das circunstâncias do acidente.

Mais informações sobre o acidente a qualquer momento.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital

Publicado

em

Com o Rio Acre atingindo 14,26 metros na capital neste sábado, 17, o governo do Acre, por meio da Defesa Civil, começou a realocação de famílias atingidas pela cheia para o Parque de Exposições de Rio Branco. Até o momento, 8 famílias já foram retiradas de áreas de risco pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao parque com apoio da Defesa Civil Municipal.

No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios afetados pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado tem prestado apoio à Defesa Civil municipal de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Na capital, 8 famílias já foram realocadas para o Parque de Exposições Wildy Viana. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Após o decreto, a Defesa Civil Estadual solicitou recursos federais, e o Ministério do Desenvolvimento Social enviou 6,5 mil cestas básicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi elaborado um plano de trabalho no valor superior a R$ 1,1 milhão, que inclui a distribuição de kits de limpeza, kits de higiene, água potável e combustível, destinados ao suporte das populações atingidas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, todas as bacias hidrográficas do estado apresentam níveis elevados neste momento. Em algumas regiões, os rios já atingiram ou ultrapassaram a cota de transbordamento.

“Na regional do Juruá, o nível do rio apresenta vazante em Porto Walter, enquanto em Cruzeiro do Sul permanece em elevação, estando a cerca de sete centímetros da cota de transbordamento, com risco inicial para os bairros da Várzea e da Lagoa”.

Coronel Carlos Batista é coordenador da Defesa Civil Estadual. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

Segundo Batista, até o momento, não houve solicitação de retirada de famílias, mas equipes do Corpo de Bombeiros e órgãos municipais seguem em alerta.

Em Tarauacá, o rio ultrapassou a cota de transbordamento, alcançando mais de 10,35 metros e afetando mais de 12 mil pessoas das zonas urbana e rural. “Apesar disso, o nível do rio já apresenta sinais de vazante. Uma família permanece abrigada, e o monitoramento continua sendo realizado.

Em Feijó, o rio Envira também ultrapassou a cota de 12 metros, mas já demonstra tendência de descida”, aponta o coronel.

Na regional do Alto Acre, o rio Acre, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, registrou vazante significativa nas últimas horas. Em Capixaba, no entanto, o nível ainda segue em lenta elevação. O riozinho do Rola, afluente próximo à capital, apresentou vazante superior a 20 centímetros.

Em Rio Branco, o Rio Acre continua subindo lentamente.

Previsão é de que o nível dos rios no Acre continue subindo devido ao período de chuvas. Foto: Pedro Devani/Secom

O coronel afirma que a Defesa Civil Estadual mantém monitoramento contínuo, 24 horas por dia, em todas as bacias do Acre. “O Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil segue em alerta máximo para resposta imediata às ocorrências”.

O oficial também destacou o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo fornecimento de dados atualizados, o Corpo de Bombeiros, que mantém equipes de prontidão, e de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), que atua na retirada de balseiros, além de outras secretarias que trabalham em ações humanitárias para atender os municípios afetados pelas cheias.

The post Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Flash

Colisão múltipla deixa dois feridos na Avenida 9 de Fevereiro em Cobija

Publicado

em

Acidente envolveu dois carros e uma motocicleta durante interdição da via para manutenção

Uma colisão múltipla envolvendo três veículos foi registrada por volta das 19h50 desta sexta-feira (16), na Avenida 9 de Fevereiro na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia, na altura da região da zona Frutaline. O acidente deixou duas pessoas feridas e causou danos materiais significativos.

De acordo com informações preliminares, o sinistro envolveu um Toyota de cor vermelha, uma motocicleta Kyngo e um Mitsubishi, também vermelho. O Toyota teria colidido inicialmente com a motocicleta, que seguia no sentido contrário da via. Em seguida, o veículo atingiu o automóvel Mitsubishi e, por fim, chocou-se contra um poste de iluminação pública.

Ainda conforme o relatório, os veículos trafegavam na contramão devido ao fechamento da via principal, que passava por serviços de manutenção no momento do acidente.

O motociclista e a passageira ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Roberto Galindo Terán. O condutor apresentou policontusões, enquanto a passageira sofreu policontusões e trauma facial, com fratura nasal confirmada.

Testes de alcoolemia realizados nos três condutores tiveram resultado negativo. Após os atendimentos e os procedimentos iniciais, os veículos foram removidos para locais apropriados, onde passarão por perícia e investigaçãopara apuração das circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo