Flash
Profissionais de segurança pública iniciam o 3º Curso de Ações Táticas Especiais
O governo do Estado do Acre, por meio da Polícia Militar, realizou na manhã desta quinta-feira, 21, a abertura do 3º Curso de Ações Táticas Especiais (Cate), ofertado a 41 profissionais das forças de segurança estadual, federal e internacional. O evento foi realizado no auditório do Colégio Militar Tiradentes e contou com a presença de autoridades civis e militares.
O objetivo do Cate é capacitar e habilitar profissionais integrantes das forças de segurança para ações de alto risco. Esses profissionais precisam desenvolver habilidades que as tropas convencionais não estão preparadas para executar. As peculiaridades de cada função na área de ações táticas especiais serão rigorosamente trabalhadas, desenvolvendo suas diversas qualidades de comando e emprego em operações dessa natureza.

Profissionais participarão de aulas teóricas e práticas, num total de 480 horas-aula. Foto: Diego Gurgel/Secom
Entre os alunos, provenientes de várias unidades profissionais, há 29 policiais militares, um bombeiro militar, cinco policiais penais e quatro policiais civis do Estado do Acre, além de um policial militar de Rondônia, um policial rodoviário federal e dois integrantes da Polícia Nacional Peruana.
O governador Gladson Cameli ressaltou que essa é mais uma capacitação que possibilita valorizar os profissionais da segurança pública. Também destacou o apoio do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com a implantação de duas novas bases da Força Nacional no Acre.

“Isso concretiza aquilo que eu venho dizendo. É com a união dos poderes, governo federal, Estado e municípios que nós vamos combater o crime organizado, o contrabando e aperfeiçoar a nossa tropa. Essa é uma oportunidade que dá mais segurança para a nossa sociedade, marcando a presença do estado de direito”, disse.
O curso tem carga horária de 480 horas, com duração aproximada de 45 dias, em que serão ministradas 22 disciplinas, entre elas, noções antibomba, tiro de precisão, tiro tático policial, ações táticas e noções de patrulha rural e ribeirinha.
O comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Paulo César Gomes, lembrou que há alguns anos os policiais que participavam do Cate tinham que se deslocar para outros estados. “Também não tínhamos condições de formar um número maior de policiais. A ideia é ampliar essa especialização. Vários policiais aqui, ao término do curso, estarão colocando a experiência também no batalhão diário”, disse.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, o Acre vive um momento diferenciado não apenas pelos números apresentados, mas também pela sensibilidade dos representantes das forças de segurança pública. “Há uma compreensão exata do que é integração e um entendimento de que unidos somos mais fortes”, afirmou.
O gestor ainda ressaltou que o objetivo da segurança é único – garantir à sociedade o direito de ir e vir. Assim, enfatizou que em um comparativo dos primeiros 21 dias de janeiro, 30 homicídios foram registrados em solo acreano em 2020 e cinco em 2021, o que representa uma redução de 83,33%.
Fato Inédito
De forma inédita, cinco policiais penais participarão do Cate e também poderão levar os conhecimentos para a instituição. O presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Arlenilson Cunha, afirmou ser gratificante e prazeroso ter profissionais do órgão sendo capacitados e qualificados na área.
“Somente com a integração é que nós lograremos êxito no enfrentamento à criminalidade”, disse o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Acre, Getúlio Mário de Azevedo. Também o delegado-geral de Polícia Civil, Josemar Portes, reafirmou a fala, destacando que é possível compatibilizar as funções constitucionais de cada uma das forças com o trabalho integrado.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Batista, afirmou que, ao final do Cate, quem ganhará será a segurança pública estadual. Sua fala foi seguida da exposição do diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, que explicou que o curso deixará um legado de conhecimento e experiência. “Os covardes nunca tentam, os fracos ficam pelo meio do caminho e só os fortes conseguem alcançar os seus objetivos”, avaliou.
Comentários
Flash
Detento é morto a golpes de estoque dentro do presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco

Polícia Civil investiga homicídio ocorrido na noite de sábado (15)
O presidiário Marcelo Ferreira da Cunha, de 33 anos, foi assassinado a golpes de estoque (vergalhão) na noite deste sábado, 15, dentro do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, na Estrada do Barro Vermelho, em Rio Branco.
De acordo com informações da Polícia Penal, Marcelo estava alojado no pavilhão B, cela 117, quando foi atacado por outros detentos e ferido com diversos golpes na região do abdômen. Agentes perceberam a movimentação anormal e intervieram rapidamente, retirando o preso da cela e levando-o para o corredor.
Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas, ao chegar ao local, a equipe médica constatou que Marcelo já estava sem vida.
A área foi isolada para o trabalho da perícia criminal. Após a conclusão dos procedimentos técnicos, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Os detentos apontados como envolvidos no homicídio foram conduzidos à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde serão adotadas as medidas cabíveis. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Comentários
Flash
Integrantes de bando que roubou cofre de posto de combustíveis são presos


Comentários
Flash
Acreano Pedro Henrique conquista título no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão 2025

O jovem atleta acreano Pedro Henrique Ramirez da Silva, de 16 anos, brilhou no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão – Troféu Carlos Campos Sobrinho, realizado entre os dias 11 e 15 de novembro no Clube Álvares Cabral, em Vitória (ES). A competição é uma das mais tradicionais do calendário nacional e reúne os melhores nadadores juvenis do país.

Revelado pelo professor Hélio Guimarães, da AABB Rio Branco, Pedro foi contratado pelo Corinthians aos 14 anos e vem se destacando no cenário nacional. Nesta edição do campeonato, alcançou uma marca expressiva na prova dos 50 metros borboleta, registrando o tempo de 25s89, resultado que lhe garantiu o título na série B, ficando em 9º lugar nível nacional.

Realizado em piscina olímpica de 50 metros, o evento serve como vitrine para novos talentos e etapa estratégica na formação de atletas rumo às categorias júnior e sênior. A participação de jovens como Pedro reforça o potencial da natação acreana e destaca o crescimento técnico de atletas revelados no estado.
O campeonato também promove a integração entre clubes de todo o Brasil, fortalecendo a base esportiva e incentivando o desenvolvimento de futuras promessas da natação nacional.









Você precisa fazer login para comentar.