Conecte-se conosco

Flash

Profissionais de segurança pública iniciam o 3º Curso de Ações Táticas Especiais

Publicado

em

O governo do Estado do Acre, por meio da Polícia Militar, realizou na manhã desta quinta-feira, 21, a abertura do 3º Curso de Ações Táticas Especiais (Cate), ofertado a 41 profissionais das forças de segurança estadual, federal e internacional. O evento foi realizado no auditório do Colégio Militar Tiradentes e contou com a presença de autoridades civis e militares.

O objetivo do Cate é capacitar e habilitar profissionais integrantes das forças de segurança para ações de alto risco. Esses profissionais precisam desenvolver habilidades que as tropas convencionais não estão preparadas para executar. As peculiaridades de cada função na área de ações táticas especiais serão rigorosamente trabalhadas, desenvolvendo suas diversas qualidades de comando e emprego em operações dessa natureza.

Profissionais participarão de aulas teóricas e práticas, num total de 480 horas-aula. Foto: Diego Gurgel/Secom

Entre os alunos, provenientes de várias unidades profissionais, há 29 policiais militares, um bombeiro militar, cinco policiais penais e quatro policiais civis do Estado do Acre, além de um policial militar de Rondônia, um policial rodoviário federal e dois integrantes da Polícia Nacional Peruana.

O governador Gladson Cameli ressaltou que essa é mais uma capacitação que possibilita valorizar os profissionais da segurança pública. Também destacou o apoio do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com a implantação de duas novas bases da Força Nacional no Acre.

Governador destacou a valorização profissional por meio da capacitação. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Isso concretiza aquilo que eu venho dizendo. É com a união dos poderes, governo federal, Estado e municípios que nós vamos combater o crime organizado, o contrabando e aperfeiçoar a nossa tropa. Essa é uma oportunidade que dá mais segurança para a nossa sociedade, marcando a presença do estado de direito”, disse.

O curso tem carga horária de 480 horas, com duração aproximada de 45 dias, em que serão ministradas 22 disciplinas, entre elas, noções antibomba, tiro de precisão, tiro tático policial, ações táticas e noções de patrulha rural e ribeirinha.

O comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Paulo César Gomes, lembrou que há alguns anos os policiais que participavam do Cate tinham que se deslocar para outros estados. “Também não tínhamos condições de formar um número maior de policiais. A ideia é ampliar essa especialização. Vários policiais aqui, ao término do curso, estarão colocando a experiência também no batalhão diário”, disse.

Participam do curso profissionais das forças de segurança estadual, federal e internacional. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, o Acre vive um momento diferenciado não apenas pelos números apresentados, mas também pela sensibilidade dos representantes das forças de segurança pública. “Há uma compreensão exata do que é integração e um entendimento de que unidos somos mais fortes”, afirmou.

O gestor ainda ressaltou que o objetivo da segurança é único – garantir à sociedade o direito de ir e vir. Assim, enfatizou que em um comparativo dos primeiros 21 dias de janeiro, 30 homicídios foram registrados em solo acreano em 2020 e cinco em 2021, o que representa uma redução de 83,33%.

Fato Inédito

De forma inédita, cinco policiais penais participarão do Cate e também poderão levar os conhecimentos para a instituição. O presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Arlenilson Cunha, afirmou ser gratificante e prazeroso ter profissionais do órgão sendo capacitados e qualificados na área.

“Somente com a integração é que nós lograremos êxito no enfrentamento à criminalidade”, disse o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Acre, Getúlio Mário de Azevedo. Também o delegado-geral de Polícia Civil, Josemar Portes, reafirmou a fala, destacando que é possível compatibilizar as funções constitucionais de cada uma das forças com o trabalho integrado.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Batista, afirmou que, ao final do Cate, quem ganhará será a segurança pública estadual. Sua fala foi seguida da exposição do diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, que explicou que o curso deixará um legado de conhecimento e experiência. “Os covardes nunca tentam, os fracos ficam pelo meio do caminho e só os fortes conseguem alcançar os seus objetivos”, avaliou.

Comentários

Flash

Prefeitura realiza Ação de Combate à Dengue no Centro de Brasiléia

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia através da secretaria de saúde deu continuidade, nesta segunda-feira,29, da campanha de orientação de combate à Dengue no município.

A ação foi coordenada pela equipe da Secretaria de saúde e foi realizada no centro de Brasiléia.

O objetivo é prevenir a proliferação dos focos do Aedes aegypti, além de conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate à dengue e reduzir o número de cidadãos com a doença.

A Enfermeira Vânia Carolina participou da atividade e fala a respeito da conscientização em relação a prevenção e combate ao mosquito. “Nós estamos mais uma vez com ação de prevenção à Dengue, pedindo a população que não deixe água parada nos quintais, principalmente em vasilhas e pneus. Todos os anos, nesse período, aumenta a incidência da doença, e depende de nós evitarmos a proliferação e os focos do mosquito, por isso é muito importante que a população colabore, fazendo sua parte”, afirmou a enfermeira.

A dengue é uma doença febril aguda causada pelo vírus da dengue. Esse vírus possui quatro sorotipos conhecidos e é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.
A gravidade dos sintomas pode ser diferente de pessoa para pessoa (de acordo com o histórico de doenças crônicas, por exemplo) e ainda depende do tipo de vírus transmitido, e se houve uma infecção anterior pela doença.

Comentários

Continue lendo

Flash

Portaria determina ponto facultativo nos órgãos federais em 30 de novembro, Dia do Evangélico

Publicado

em

O Ministério da Economia publicou na edição desta terça-feira (29) do Diário Oficial da União a portaria 10.226 que estabelece que os órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal, localizados no Distrito Federal, deverão observar a data de 30 de novembro, Dia do Evangélico, como ponto facultativo em 2022.

A medida, diz a portaria, não é aplicável às unidades administrativas que prestem atendimento ao público e que já possuam agendamento para atender cidadão, presencial ou remotamente, nesta quarta-feira, dia 30 de novembro de 2022.

A portaria é assinada pelo ministro Paulo Guedes.

Comentários

Continue lendo

Flash

PRF apreende mais de 180 kg de cocaína em Rio Branco

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 28, durante patrulhamento na BR 364, foi realizada a abordagem de uma caminhonete e, após as verificações, constatou-se que o veículo transportava grande quantidade de droga em um compartimento na estrutura de sua carroceria.

Após a abordagem, foram apreendidos 181,88 kg de drogas, dos quais 167,42 kg são de pasta base e 14,46 kg de cloridrato de cocaína.

Após as diligências, duas pessoas e um veículo foram encaminhados à Polícia Federal de Rio Branco-AC para as providências legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Em alta