Acre
Professora aposentada da Ufac morre em decorrência de complicações respiratórias causadas pela Covid-19
Adufac divulgou nota de pesar lamentando morte de Venusia Gonçalves dos Santos, aos 82 anos, ocorrida na manhã desse sábado (11)

Ex-professora da Ufac morre vítima de complicações da Covid-19. Foto: Arquivo pessoal
A professora aposentada da Universidade Federal do Acre (Ufac) Venusia Gonçalves dos Santos, 82 anos, morreu na manhã de sábado (11), em decorrência de complicações respiratórias causadas pelo Covid-19. A Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) divulgou uma nota de pesar lamentando a morte.
O velório da ex-professora ocorreu na capela central do Cemitério Morada da Paz, em Rio Branco (AC), e o corpo foi sepultado na manhã deste domingo (12), no mesmo local, conforme divulgado na nota.
De acordo com a Adufac, Venusia contribuiu com a formação de professores na Secretaria Estadual de Educação e, posteriormente, integrou o quadro de docentes do Centro de Educação, Letras e Artes (CELA) da Universidade Federal do Acre (UFAC), ampliando a atuação dela em diversas áreas até se aposentar na década de 1990.
Taxa de Covid sobe no Acre
Nas últimas semanas, tem sido comum encontrar pessoas com sintomas gripais, positivadas para Covid-19, e as unidades de saúde lotadas. Dados da Sesacre comprovam que as taxas de novos casos da doença aumentaram significativamente em dezembro.
Em caso de sintomas, a recomendação é buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no caso dos municípios do interior. Já na capital, a UPA do Segundo Distrito é referência para atendimento de casos suspeitos da Covid-19.
Os atendimentos também podem ser feitos nas Unidades de Referência de Atenção Primária (Urap) de Rio Branco.
Na Semana Epidemiológica 49 foram registrados 26 novos casos, na semana seguinte foram 182. Já na Semana Epidemiológica 51, a última a ser divulgada pela Sesacre, houve o registro de 691 novas infecções confirmadas. Isso significa que a taxa de crescimento ficou 25 vezes acima do registrado na primeira semana de dezembro.
MORTE
Em menos de 15 dias, essa é a segunda morte por complicações causadas pelo Covid-19. No dia 31 de dezembro de 2024, uma mulher de 69 anos que estava em estado terminal de câncer de pele, morreu no Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, interior do Acre.
NOTA DE PESAR ADUFAC
“A Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (ADufac), com profundo pesar, comunica o falecimento da professora aposentada e associada Venusia Gonçalves dos Santos, aos 82 anos, ocorrido na manhã deste sábado, 11/1, em Rio Branco (AC), em decorrência de complicações respiratórias por infecção de Covid-19.
Seu velório acontece na Capela Central do Cemitério Morada da Paz, local onde também ocorrerá o seu sepultamento, na manhã deste domingo, 12/1, às 8h.
Em sua trajetória profissional, Venusia Santos contribuiu com a formação de professores na Secretaria Estadual de Educação e, posteriormente, integrou o quadro de docentes do Centro de Educação, Letras e Artes (CELA) da Universidade Federal do Acre (UFAC), ampliando sua atuação em diversas áreas, até a sua aposentadoria na década de 1990.
Aos seus familiares e amigos(as), especialmente aos(às) seus(suas) colegas de trabalho e gerações de profissionais por ela formadas, expressamos nossas condolências e solidariedade.
Rio Branco (AC), 11 de janeiro de 2025. Diretoria da Adufac”
NOTA DE PESAR UFAC
“A Universidade Federal do Acre (Ufac) comunica, com profundo pesar, o falecimento da servidora aposentada Venusa Gonçalves dos Santos, ocorrido neste sábado, 11 de janeiro. O velório está sendo realizado na Capela Central do Cemitério Morada da Paz, e o sepultamento será neste domingo, 12 de janeiro, às 8 horas, no mesmo local.
A Ufac manifesta suas sinceras condolências aos familiares e amigos, desejando-lhes força e conforto neste momento de imensa dor”
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.