Cotidiano
Professor acusado de assédio é demitido pela Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (UFAC)
Servidor público federal Regineison Bonifácio de Lima, professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, vinculado ao Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (UFAC)

A portaria n. 3.359, de 7 de outubro de 2024, oficializa a penalidade de demissão ao professor e foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Foto: internet
Com informações da ADufac
O servidor público federal Regineison Bonifácio de Lima, professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, vinculado ao , foi demitido após ser denunciado por assediar estudantes da instituição.
A portaria n. 3.359, de 7 de outubro de 2024, oficializa a penalidade de demissão ao professor e foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 9 de outubro. Assinada pelo reitor em exercício, professor Josimar Batista Ferreira (vice-reitor), essa é a penalidade máxima prevista no regimento interno da universidade.
Segundo a portaria, após conclusão dos trabalhos da comissão que conduziu o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) n. 23107.011539/2024-87, com base na Lei n. 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais), em seu artigo 132, inciso V (incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição), combinado com o artigo 168 (O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos).
Lembre o caso
Em maio deste ano, no contexto da greve docente federal, em uma reunião na presença de seus pais e/ou representantes, estudantes do Colégio de Aplicação denunciaram casos de assédio sexual cometidos por professores da instituição.
À época, o Comando de Greve da ADufac encaminhou as denúncias recebidas à Administração Superior da Ufac, que decidiu pela instauração do PAD e afastamento cautelar do docente.
Desde então, a comissão do PAD desenvolveu seus trabalhos, que foram encerrados em setembro passado.
Entre tantas outras pautas, o tema do assédio no CAP foi uma das mais importantes da pauta local da greve de 2024, mobilizando intensamente a comunidade interna e externa à Ufac.
Conforme levantamento da ADufac, este é o primeiro caso de demissão de servidor público por assédio no âmbito da UFAC.

O servidor público federal Regineison Bonifácio de Lima, professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, vinculado ao Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Foto: internet
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil de Manoel Urbano captura foragido de Rondônia durante operação na BR-364
A Polícia Civil destacou que a integração entre as forças de segurança pública tem se fortalecido nos últimos meses, o que tem resultado em ações eficazes no combate ao crime

Os policiais haviam concluído a entrega de dois presos na penitenciária de Sena Madureira: M.R.S., detido em flagrante por roubo com uso de arma de fogo. Foto: cedida
Em uma ação que demonstra a eficiência da integração entre as forças de segurança, agentes da Delegacia Geral de Polícia Civil de Manoel Urbano prenderam na manhã desta quinta-feira (24) um foragido da Justiça de Rondônia.
A captura ocorreu durante o retorno de uma escolta policial que havia acabado de entregar dois presos na penitenciária de Sena Madureira.
Os policiais identificaram um indivíduo em atitude suspeita na estrada e, ao abordá-lo, descobriram que se tratava de um foragido com pendências judiciais no estado vizinho. A prisão ocorreu logo após a transferência de outros dois criminosos: M.R.S., preso em flagrante por roubo armado, e J.P.A., foragido há três anos por homicídio e feminicídio.
“Estamos fechando o cerco contra a criminalidade, garantindo mais segurança e paz para a população”, declarou um dos agentes envolvidos na operação. O caso reforça os avanços na cooperação entre os estados da região norte no combate ao crime organizado e na manutenção da ordem pública. O foragido foi levado para a delegacia e será encaminhado à Justiça para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Civil destacou que a integração entre as forças de segurança pública tem se fortalecido nos últimos meses, o que tem resultado em ações eficazes no combate ao crime. A ação reforça o comprometimento das instituições de segurança do Acre com a manutenção da ordem e da justiça.
Comentários
Cotidiano
Brasiléia se prepara para receber a III edição do Intermed com mais de 5 mil estudantes de medicina na fronteira
Capital do futsal, Brasiléia se prepara para se tornar novamente centro das atenções esportivas na fronteira com a Bolívia ao sediar neste final semana no ginásio poliesportivo Luiz Eduardo Lopes Pessoa, a III edição do Intermed, sendo um dos maiores eventos de futsal universitário internacional da região fronteiriça.
Em sua edição número N° 3, a expectativa da Comissão Organizadora do Intermed da Fronteira 2025 (Mateus Bernardo, Lucas Ribeiro, Felipe Menezes e Maurício Prete), é a participação de mais cinco mil, dos oito mil estudantes brasileiros que cursam medicina em Cobija, na Bolívia, representando as universidades UPDS, UNITEPC e UAP.
A programação conta com jogos e apresentações culturais entre elas a Cheersleaders, escolha da Musa da competição e o Interfest . O Intermed 2025 promete movimentar a cidade de Brasileia na economia e no turismo nos dia 25, 26 e 27, Além de grande público em geral.
A Prefeitura de Brasileia em parceria com o Governo do Estado através do gabinete da Vice-governadora Mailza Assis, garantiram toda logística do evento, incluindo premiação, arbitragem oficial, narração e transmissão em plataformas digitais e emissoras de rádio.
A novidade na edição deste ano é participação de jogo feminino amistoso atendendo pedido da vice-governadora Mailza.
A competição de 2025 terá a participação de três equipes de universidades de outras cidades como de Puerto Evo, na fronteira com Plácido de Castro e de Rio Branco.
“A cada edição, o Intermed cresce e atrai mais participantes os organizadores estão de parabéns por essa mobilização e organização. E nós da Prefeitura de Brasileia através do nosso prefeito Carlinhos do Pelado apoiador do esporte estamos dando todas condições para realização dessa edição especial do Intermed da Fronteira que esse ano conta com a parceria e apoio fundamental do governo do estado através da Vice-governadora Mailza Assis. E estamos muito felizes também de ver Brasiléia se consolidando como sede desse grande evento que une esporte, cultura e integração universitária”, destacou Clebson Venâncio Gerente de Esportes.
Para a Comissão Organizadora do Intermed, é grande a expectativa e não há como agradecer pelo apoio institucional que estão recebendo.
“É grande entusiasmo que estamos preparamos tudo com muito carinho, dedicação e organização para garantir uma experiência inesquecível . Temos certeza de que está será a maior edição do Intermed da Fronteira até agora. Este ano, contamos com o apoio essencial da Prefeitura de Brasileia e do Governo do Estado do Acre, que acreditam na juventude, no esporte e no poder transformador da educação. Graças a essas parcerias, conseguimos ampliar a estrutura do evento, garantir segurança, atrações culturais e espaços de convivência para todos,” destacou Lucas Monteiro um dos organizadores do evento.
O evento é aberto ao público, e os moradores estão poderão prestigiar os jogos, torcer pelos times e fazer parte dessa grande celebração universitária internacional.
Veja a programação Intermed Fronteira
25 de Abril ( Sexta-feira)
17h00 Início da Abertura
17H30 Escolha da Musa INTERMED, Rayandra, Rhavila & Viviane.
18h Cheersleaders
Neurótica x Atlantis
18h30 Início Jogo de Futsal Femino Tenebrosa x Neuróticas
19h00 Início da 1º Rodada
UPDS Pando x Renegados
26 de Abril ( Sábado)
7h Continuidade da 1º Rodada
Resenha x Real Fronteira
9h15 Início da 2º Rodada
UPDS Pando x Neuron´s
9h15 Início da 3° Rodada
Magnatas x UPDS Pando
21h InterFest
DJ RV & DJ El Padre
27 de Abril ( Domingo)
13h Quartas de Final
15h Semi Final
18h Disputa do 3° Lugar
19h Grande Final
Local : Ginásio poliesportivo Luiz Eduardo Lopes Pessoa em Brasileia.
Comentários
Cotidiano
Preso por rebelião e homicídios, “Marechal” tem nova preventiva decretada por execução em lanchonete
Railan Silva dos Santos, que cumpre pena em presídio federal, é acusado de mandar matar Tássio Cleiton Ferreira em crime ocorrido em 2017; Justiça nega habeas corpus
O detento Railan Silva dos Santos, conhecido como “Marechal”, teve a prisão preventiva decretada no último dia 10 por envolvimento na execução de Tássio Cleiton Ferreira, assassinado a tiros enquanto trabalhava em uma lanchonete no bairro São Francisco, em Rio Branco, no ano de 2017. A ação criminosa ocorreu diante de clientes, da esposa e dos filhos da vítima.
Segundo investigação da Delegacia de Homicídios, Railan e Selmir da Silva Almeida teriam sido os mandantes do crime. O mandado foi cumprido no Presídio Federal da Papuda, em Brasília, onde Railan já está detido por outras acusações.
A defesa de Railan ingressou com pedido de liminar em habeas corpus contra a decisão do juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri, alegando que ele nega envolvimento no homicídio e que a denúncia partiu da delação de um integrante de facção criminosa ligada ao tráfico. No entanto, o pedido foi negado pela Justiça do Acre, que considerou ausentes os requisitos legais para concessão da liminar.
De acordo com o Ministério Público do Acre, Railan também foi apontado como líder da rebelião ocorrida em julho de 2023 no presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco. O motim deixou cinco mortos, três deles decapitados. Imagens do circuito interno mostram o detento portando armas e articulando com outros presos.
Em setembro do mesmo ano, Railan e mais 13 envolvidos na rebelião foram transferidos para o presídio federal de segurança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Você precisa fazer login para comentar.