Conecte-se conosco

Cotidiano

Procurado em três cidades do AC, suspeito de chefiar facção morre em confronto com a PM

Publicado

em

Vários moradores de áreas alagadiças vivem atualmente no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. Rio Acre transbordou duas vezes neste ano, mas nenhuma família foi levada para abrigo

Procurado em três cidades do AC, suspeito de ser chefe de facção morre em confronto com a PM — Foto: Arquivo/Polícia Civil

Por G1 AC — Cruzeiro do Sul

Vanderson da Rocha, de 27 anos, estava sendo procurado pela polícia de três municípios do Vale do Juruá e morreu em confronto com a PM ao resistir a prisão nas imediações das cidades de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.

Ele era suspeito de ser chefe de uma organização criminosa e de praticar vários crimes em Porto Walter e teria tentado matar uma mulher no último domingo (17).

Segundo a polícia, Rocha morava em Cruzeiro do Sul e no ano passado foi para Porto Walter com a finalidade de comandar as ações de uma organização criminosa onde teria praticado vários crimes.

Ao chegar no porto de Rodrigues Alves, o suspeito era aguardado por uma equipe da PM que tentou prendê-lo, mas não conseguiu. De acordo com a PM, ele teria apontado a arma para o condutor do barco que o conduzia de Porto Walter e obrigou o homem a seguir para o outro lado do rio para não ser capturado pela polícia de Rodrigues Alves.

Outra equipe da PM de Cruzeiro do Sul, que estava na outra margem do rio, tentou abordá-lo quando ele deixava a pequena embarcação e tentava se embrenhar na mata. De acordo com o major Evandro Bezerra, o suspeito teria efetuado um disparo contra os policiais que revidaram.

“O indivíduo estava vindo de Porto Walter em procedimento de fuga, extremamente perigoso, e ao perceber a presença da nossa guarnição, ele empreendeu fuga para uma região de vegetação e quando os policiais anunciaram a prisão do mesmo, ele de posse de arma de fogo não se rendeu e efetuou um disparo contra a guarnição. Então, em legítima defesa, um policial efetuou um disparo e atingiu o indivíduo”, disse o comandante da PM.

O suspeito foi atingido com apenas um disparo na região do tórax. Ele ainda foi atendido por uma equipe do Samu, mas não resistiu e morreu no local do confronto. O revólver usado pelo suspeito foi apreendido com um cartucho deflagrado e mais quatro munições intactas.

Na manhã desta terça-feira (19), o delegado Lindomar Ventura disse que a Polícia Civil considera como legítima a ação da PM.

“Temos investigações em andamento para apurar a participação do suspeito em organização criminosa e pela ação contra uma vítima de uma tentativa de homicídio praticada por ele em Porto Walter. Essas informações estão sendo juntadas ao inquérito que apura a morte dele. De modo que a gente observa que foi uma ação legítima da Polícia Militar e os fatos serão esclarecidos. Já estamos trabalhando com laudos técnicos e depoimentos dos policiais que participaram dessa ação”, disse Ventura.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Porto Acre derrota o Calafate e estreia com vitória no Rainhas da Bola

Publicado

em

Foto Eduardo Vasconcelos: Porto Acre e Calafate fizeram uma partida cheia de alternativas

O time do Porto Acre derrotou o Calafate por 4 a 3 neste domingo, 8, na quadra do Colégio Lourenço Filho, e estreou com vitória no Campeonato Rainhas da Bola de Futsal, no feminino. Os outros resultados da 1ª rodada foram: Assermurb 14 x 0 RB HuniKuin, Veneza 6 x 3 Boleiras e Borussia 4 x 4 Real Sociedade.

“Tivemos bons jogos na rodada de abertura e não tenho dúvida do sucesso da competição. Não teremos jogos no domingo de Carnaval e o torneio retorna no dia 22”, disse o coordenador do Rainhas da Bola, professor Marcelo Fontenele.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dudu deve ganhar uma vaga entre os titulares no Rio Branco

Publicado

em

Foto PHD: Dudu é uma das opções para a lateral esquerda do Estrelão

O técnico Ulisses Torres comandou um trabalho tático neste domingo, 8, no José de Melo, e começou a definir os titulares do Rio Branco para o confronto diante da Adesg pela 5ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. A partida será realizada na terça, 10, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta.

 “Teremos um grupo ainda mais forte contra a Adesg e estou avaliando algumas possibilidades. A partida é chave nesta disputa por uma vaga na semifinal”, comentou Ulisses Torres.

Dudu entre os titulares

O lateral esquerdo Dudu trabalhou entre os titulares e deve ser o substituto de Antônio, negociado com o futebol da Islândia.

“Venho trabalhando duro em busca de uma oportunidade. Essa chance pode surgir no próximo jogo e espero a confirmação do professor(Ulisses Torres)”, disse Dudu.

Último treinamento

O elenco do Rio Branco faz nesta segunda, 9, no José de Melo, o último treinamento antes da partida.

“Vamos seguir com o nosso planejamento. Ainda temos objetivos para conquistar”, afirmou o treinador.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Morador em situação de rua é espancado a golpes de ripa no bairro Papouco, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima teria sido submetida a “disciplina” imposta por facção criminosa; homem foi socorrido pelo Samu e levado à UPA

O morador em situação de rua Antônio José Rodrigues Santana, de 41 anos, foi brutalmente agredido a golpes de ripa na tarde deste sábado (7), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco. Segundo relatos de testemunhas, a agressão teria sido uma espécie de “disciplina” aplicada por integrantes de uma organização criminosa que atua na região.

De acordo com as informações, Antônio foi abordado por membros da facção e passou a ser violentamente espancado, sofrendo golpes nas costas, costelas, abdômen e pernas, além de apresentar hematomas no rosto. Mesmo bastante ferido, o homem conseguiu caminhar até as proximidades do Hotel do Papai, onde acabou caindo na calçada, sem forças para continuar.

Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Após receber os primeiros atendimentos, a vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral, em estado de saúde estável.

Até o momento, a Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência. O caso expõe mais uma vez a vulnerabilidade de pessoas em situação de rua e a atuação de facções criminosas em áreas da capital acreana.

Comentários

Continue lendo