Acre
Primeiro-ministro da China anuncia ferrovia que passa pelo Acre
O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, está no Brasil e deve anunciar hoje o traçado da ferrovia Transcontinental, que ligará as costas leste e oeste da América do Sul, passando pelo Brasil, com saída para o oceano Atlântico.

O projeto havia sido engavetado pela Presidenta Dilma Rousseff por causa dos cortes nos gastos do Governo Federal
Com a saída para Pacífico, o trajeto brasileiro inclui o Acre porque começa no Rio de Janeiro e termina em Boqueirão da Esperança, dentro de território acreano.
Kegiang tem a missão de avançar na parceria que irá construir a ferrovia.
O projeto havia sido engavetado pela Presidenta Dilma Rousseff por causa dos cortes nos gastos do Governo Federal, mas como a China, grande parceiro comercial do Brasil, vem insistindo e parlamentares estão pressionando, o Ministério do Planejamento decidiu rever a decisão.
O senador Jorge Viana comemorou a possibilidade de finalmente o Acre ter uma ferrovia, modal que em sua opinião é o mais adequado para o Acre, onde o solo é muito ruim e não permite construção de boas rodovias.
O projeto da ferrovia prevê 4,4 mil quilômetros de extensão em solo brasileiro. A expectativa é de que, nessa visita, os dois líderes assinem acordos políticos, econômicos, comerciais, financeiros, agrícolas e culturais.
“No fundo, isso não é uma obra de governo, isso é um acordo internacional do Brasil, da China e do Peru. Será um investimento privado, em forma de concessão. O primeiro-ministro chinês está chegando para visitar o Brasil e deve anunciar o investimento de mais de 50 bilhões de dólares”, afirmou o senador Jorge Viana.
“Com isso, a produção de alimentos brasileiros passará por essa ferrovia, direto para o Pacífico, e de lá seguir para a Ásia sem depender do Canal do Panamá, onde se tem uma influência política muito grande dos Estados Unidos”, completa o senador.
A vinda do primeiro-ministro, segundo o Palácio do Planalto, tem como objetivo dar uma resposta a um desafio que os dois países têm em comum: desenvolver suas economias em meio a dificuldades no cenário internacional. Essa resposta, disse Li, representa um novo estágio das relações entre as duas nações. A China vê o Brasil é uma economia emergente “muito importante e com grande potencial, com um vasto território de riqueza de recursos”.
Enquanto o Brasil corre o risco de entrar em recessão em 2015, a China enfrenta desaceleração. Em 2014, a economia chinesa cresceu 7,4% em relação a 2013, seu ritmo mais lento em 24 anos. No primeiro trimestre de 2015, teve expansão anual de 7,0%, a menor para o período em seis anos. No Brasil, o crescimento foi de 0,1% em 2014 e, para 2015, a previsão mais recente do banco central é de queda de 1,18%.
Em 2009, a China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, tanto em importações quanto em exportações. Os chineses também lideram os investimentos estrangeiros diretos. A última visita do primeiro-ministro chinês foi em julho do ano passado, quando veio para participar do encontro dos Brics em Fortaleza, que resultou na criação de um banco de desenvolvimento do grupo. À época, também assinou acordos bilaterais com o Brasil no valor de US$ 35 bilhões.
Para algumas pessoas, o projeto traz desemprego para determinadas categorias: “Os caminhoneiros ficam sem emprego! Muitas famílias dependem disso [da atividade rodoviária]”, disse a estudante Kalynka Fernandes.
Outros, como a servidora Kinha Costa, vê uma invasão estrangeira nos interesses brasileiros. “A China está comprando o mundo. O que o Brasil vai dar em troca? Pedaços da Amazônia? Em Moçambique a China está construindo uma ponte, tipo Rio-Niterói. Na calada, ganha terras do outro lado da ponte. É bom o povo brasileiro saber de tudo. Claro que a ferrovia será maravilhosa, mas isso não é o pacote inteiro. O que tem mais no acordo senhor?”, questionou a jovem ao senador.
OPINIÃO
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)
Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida
O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).
O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.
— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.
Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.







Você precisa fazer login para comentar.