Flash
Primeiro caso de varíola do macaco é confirmado no Acre
Ao todo, o estado investigava seis casos suspeitos da doença. O paciente, de 27 anos, viajou para o exterior, e em seu retorno apresentou febre, cansaço físico e pápulas espalhadas pelos braços e abdômen, sendo notificado no último dia 11, pela Unimed.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/v/o/u9aeKuQj2LmjhQI34Acw/image001-17-.jpg)
Primeiro caso de varíola do macaco é confirmada no Acre — Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/BBC
O primeiro caso de varíola dos macacos no Acre foi confirmado nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Dos seis casos suspeitos, um foi confirmado e os outros cinco descartados.
O resultado de dois exames de casos suspeitos, que ainda estavam em investigação, chegaram da Fundação Ezequiel Dias em Minas Gerais nesta segunda-feira, sendo que um deles deu positivo.
O paciente, de 27 anos, viajou para o exterior, e em seu retorno apresentou febre, cansaço físico e pápulas espalhadas pelos braços e abdômen, sendo notificado no último dia 11, pela Unimed. Seu quadro está evoluindo bem, com poucos sintomas, sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde de Rio Branco e pela Vigilância Epidemiológica do Estado. Ele foi a quinta notificação, registrada em 12 de julho.
Débora dos Santos coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância de Saúde do Acre (Cievs) confirmou que os outros cinco casos notificados foram negativos. “Está sendo acompanhado pelo município de Rio Branco, tanto a investigação epidemiológica dos contatos. Dos casos suspeitos temos cinco descartados e um caso confirmado”, pontua.
Edvan Meneses, coordenador da Rede de Urgência e Emergência do estado (Rue), disse que o estado permanece organizando a rede pública para atender os casos.
“O estado já havia montado um plano de contingência, prevendo que isso poderia acontecer, então agora a rede de urgência e emergência continuar com a organização de toda rede os possíveis casos que podem aparecer novamente com testagem, leitos de retaguarda e habilitando as UPAs com fluxo dentro de cada UPA para receber esse paciente e fazer a testagem dele na unidade e encaminhá-lo para casa para fazer isolamento domiciliar”, destaca.
No dia 14 de junho, a Sesacre confirmou que investigava o primeiro caso da doença no estado. O paciente era um homem de 30 anos, que deu entrada em uma unidade de saúde e apresentou sintomas leves. Porém, no dia 6 de julho, foi confirmado que as amostras dele, que estava em investigação, em laboratório em Minas Gerais, deram negativo para a doença.
No final de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul confirmou que investigava dois casos. A secretária de Saúde da cidade, Valéria Lima, explicou que se tratava de duas mulheres que não viajaram e nem tiveram contato próximo com pessoas que estiveram no exterior. Porém, por questão de protocolo, foi necessário coletar as amostras, que também deram negativo.
No mesmo dia em que descartou o primeiro caso, a saúde anunciou que mais um estava em investigação, que era um paciente de Boca do Acre no Amazonas. Também com resultado negativo.
Já no dia 12 de julho, foi informada a quinta notificação. O paciente é um homem jovem, que deu entrada em um hospital da rede privada de Rio Branco apresentando febre, cansaço físico, lesões na pele e bolhas espalhadas pelos braços, abdômen e pescoço. O rapaz confirmou ter viajado ao exterior. Este foi o caso confirmado da doença.
No dia 13 de julho, também houve mais uma notificação em Cruzeiro do Sul. O paciente, de acordo com as informações da Sesacre, trabalha em um comércio em área indígena no município de Feijó, e relatou que teve contato com pessoas de outros países há três meses e outras cinco pessoas do estado de Minas Gerais, mas não teve contato físico direto com eles.
Os sintomas apresentados foram bolhas, febre de alta, dor de cabeça, fraqueza, e aumento dos linfonodos do pescoço no primeiro dia de sintomas. Ele estava em isolamento domiciliar desde que apareceram os sintomas e o resultado deu negativo.
Macaco não é transmissor
Apesar do nome da doença, Mesquita destaca que a doença não tem ligação com o macaco e que é considerada leve. Ele faz o alerta para que as pessoas não venham fazer algum tipo de mal ao animal.
“Na verdade, foi consenso para definição do nome para Monkeypox justamente pelos macacos não terem envolvimento nesse processo de transmissão e para evitar que as pessoas façam esse mal com o macaco. Eles não são reservatórios da doença, não fazem essa transmissão direta, então, por isso, que decidiu-se pela comunidade científica que o nome seria Monkeypox para evitar esse estigma aos animais que não tem nada a ver”, pontua o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde do estado, Gabriel Mesquita.
Ele destaca ainda que a transmissão da doença é feita de forma bem direta, com contato muito próximo.
“É uma doença de transmissão baixa, lenta, e é preciso ter um contato muito próximo, toque na pele, com secreção que sai da fístulas, secreções orais, então é uma doença que pode ser facilmente evitada com uso de máscara, evitar estar muito próximo a pessoas que estiveram em região que está tendo essa circulação de casos”, orienta.
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.
O que é um diferencial indicativo: o desenvolvimento de lesões – lesões na cavidade oral e na pele. Elas começam a se manifestar primeiro na face e vão se disseminando pro tronco, tórax, palma da mão, sola dos pés”, completa Trindade, que é consultora do grupo criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para acompanhar os casos de varíola dos macacos.
Comentários
Flash
PF apreende mais de 50 kg de cocaína e prende três em flagrante em Brasiléia
Droga foi encontrada em veículo e em imóvel usado para armazenamento na região de fronteira
Uma ação isolada e pouco divulgada da Polícia Federal, resultou na apreensão de aproximadamente 51 quilos de cocaína e na prisão de três pessoas em Brasiléia, nesta sexta-feira (27). O município está localizado na região de fronteira com a Bolívia.
A operação foi desencadeada após denúncia sobre a atuação de tráfico internacional de drogas. Durante as diligências, os agentes localizaram parte do entorpecente em um veículo abordado.
Na sequência, os policiais chegaram a um imóvel que estaria sendo utilizado como ponto de armazenamento e preparo da droga, onde o restante do material ilícito foi encontrado.
Os três suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados para os procedimentos legais. A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar a origem da droga e possíveis outros envolvidos no esquema criminoso.
Comentários
Flash
Prefeito Jerry Correia fortalece diálogo com atletas do handebol e reafirma compromisso com o esporte
Nesta sexta-feira, o prefeito Jerry Correia recebeu, na sede da Prefeitura de Assis Brasil, representantes do handebol do município, incluindo atletas homens e mulheres, em um importante momento de diálogo e construção conjunta para o fortalecimento da modalidade.
Durante o encontro, foram discutidas diversas demandas dos atletas, como a necessidade de mais espaço para treinamentos, maior investimento e atenção contínua ao handebol, que vem se consolidando como uma das modalidades em crescimento no município.
A gestão do prefeito Jerry Correia tem promovido avanços significativos no esporte local. Antes, o setor enfrentava abandono, com o único ginásio da cidade em condições precárias. Hoje, a realidade é diferente: o esporte voltou a receber investimentos e atenção, garantindo melhores condições para atletas e praticantes.
Como resultado desse fortalecimento, nos dias 04 e 05 acontecerá um grande amistoso de handebol em Assis Brasil. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura, o deputado Gilberto Lira, o secretário de Esporte Ney Amorim e patrocinadores locais. A competição contará com a participação de equipes de diversos municípios e também do país vizinho, o Peru, promovendo integração e intercâmbio esportivo.
Durante a reunião, o prefeito reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do handebol e de outras modalidades esportivas, destacando ações importantes já implementadas, como a criação do Conselho Municipal de Esporte e o programa Bolsa Atleta, que incentiva e apoia esportistas do município.
A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo no esporte como ferramenta de inclusão, saúde e desenvolvimento social, valorizando os atletas e fortalecendo o futuro da juventude local.
Comentários
Flash
Da roça à reitoria: Filho de produtor rural é eleito reitor da Ufac e vitória emociona comunidade acadêmica
O professor Josimar Batista Ferreira foi eleito reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) para o quadriênio 2026-2030 após a conclusão do segundo turno das eleições, realizado nesta quinta-feira, 26. Representando a chapa “Dialogando com as pessoas e construindo o futuro”, ele alcançou 52,74% dos votos válidos e protagonizou uma vitória marcada pela própria história: filho de produtor da agricultura familiar, Josimar chegou ao topo da instituição relembrando as origens e as dificuldades enfrentadas ao longo da vida.
O resultado também trouxe uma composição incomum. A professora Almecina Balbino Ferreira, da chapa adversária “Juntos pela Ufac”, foi eleita vice-reitora com 53,42% dos votos. Como o processo eleitoral da universidade ocorre de forma separada para reitor e vice, os eleitores puderam escolher candidatos de chapas diferentes.
Durante o discurso após a confirmação da vitória, Josimar fez questão de destacar a fé, o apoio coletivo e a trajetória construída com esforço. “Agradecer a Deus, sem Deus a gente não está aqui. Cada um tem seu credo, cada um tem sua religião, mas a gente tem sempre uma espiritualidade maior”, afirmou.
Ele também reconheceu o trabalho do companheiro de chapa, Marco Antônio Amaro. “Meu vice-reitor, professor Marco Amaro, um gigante ao meu lado, que das 7 da manhã já está presente e segue até a noite, muitas vezes até de madrugada, planejando o dia seguinte”, disse.
Em tom emocionado, Josimar direcionou a vitória à comunidade acadêmica. “Eu tenho que agradecer cada um de vocês, estudantes, técnicos administrativos, professores. Essa vitória é nossa, é para a mudança que a Ufac precisa. Porque hoje o filho do produtor rural vai ser reitor dessa casa. As minhas origens eu vou levar até o caixão com muito orgulho”, declarou.
Ao relembrar a trajetória, ele destacou as dificuldades enfrentadas para estudar. “Só consegui sair da zona rural por uma bolsa da igreja. Depois, tive apoio de familiares, do restaurante universitário, da pesquisa e da extensão. É por isso que precisamos reformar as políticas estudantis. Não existe universidade sem estudante”, afirmou, dedicando a conquista aos alunos.
O pai do novo reitor, João Paraná, de 70 anos, relatou as dificuldades vividas pela família para manter os filhos nos estudos. “A gente não tinha salário, vivia da agricultura. Era difícil porque precisava da mão de obra, mas ao mesmo tempo queria ver os filhos estudando. Não tinha dinheiro, não tinha telefone. Às vezes andava quilômetros para conseguir falar com ele. Quando foi fazer mestrado longe, ficou ainda mais difícil”, contou.
A trajetória de Josimar também foi lembrada pelo educador Itamar Zanin, proprietário do Centro Educacional e Cultural META, que destacou o período em que ele estudou com bolsa integral no ensino médio e sempre demonstrou dedicação. Em publicação, ele afirmou: “Tenho orgulho de ter participado da história de Josimar. Certo dia recebo um telefonema de D. Moacyr Grechi, para ver a possibilidade de atender dois garotos e uma garota lá da estrada de Boca do Acre. Os pais, monitores da igreja, eram muito atuantes na comunidade e gostariam de colocar os filhos para estudar, mas sem condições de pagar. Um pedido de D. Moacyr era irrecusável. Fizeram todo o ensino médio com bolsa de estudo e com muita dedicação. Ingressaram na universidade no primeiro vestibular. Hoje Josimar é professor da Ufac e seu irmão é auditor da Receita Federal. Uma história de conquista que vem de uma boa base familiar. Souberam aproveitar as oportunidades. E torço que, se Josimar chegar à reitoria da Ufac, com certeza fará um trabalho que muito nos orgulhará. Parabéns, Josimar. Um abraço.”
O professor Marco Amaro, companheiro de chapa de Josimar, também destacou o esforço coletivo durante a campanha e a importância das alianças construídas. “Quero agradecer a quem acreditou no projeto, cada pessoa que foi se agregando e ajudando. Não tínhamos como fazer isso sozinho. A partir de agora, precisamos ainda mais das pessoas. Esse resultado também só foi possível com o apoio da chapa Radical, particularmente em nome da Suerda e da Raquel e toda a equipe que trabalhou, somou conosco e acreditou no projeto”, afirmou.
Na votação, Josimar somou 394 votos entre professores, 338 de técnicos administrativos e 2.253 de estudantes, superando o concorrente Carlos Paula de Moraes. Cerca de quatro mil eleitores participaram do processo, realizado de forma online e com apuração coordenada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).
A eleição em segundo turno ocorreu após nenhuma das chapas atingir maioria absoluta na primeira etapa. Com a vitória confirmada, Josimar assume a reitoria levando consigo uma história que começou na zona rural e agora passa a conduzir os rumos da principal instituição de ensino superior do Acre, com promessas de inclusão, valorização e mudanças estruturais.




Você precisa fazer login para comentar.