Acre
PRF prende peruana no Acre com cocaína em armação de mala rumo a Europa
Alexandre Lima
A criatividade dos traficantes de drogas do Peru se pode dizer que não tem limites. Desta vez, a experiência dos Patrulheiros rodoviários Federais (PRF), deteve uma mulher de origem peruana, de apenas 19 anos, tentando passar com droga pelo Brasil.
A descoberta aconteceu numa blitz de rotina na BR 317, já no posto existente no entroncamento de acesso à cidade de Xapuri, distante cerca de 55 km da fronteira. Os patrulheiros pararam um taxi lotação onde estava a peruana identificada com o nome de Elizabeth Oliveira Mena, que vinha de Lima, capital do Peru.
A mesma entrou em contradição, após dizer que vinha viajando sozinha pegando taxis até Assis Brasil, depois à Brasiléia, outro para Rio Branco, onde pegaria um voo para a capital carioca, Rio de Janeiro (RJ). A partir daí, ficou nervosa e chamou atenção quando resolveram verificar suas malas.
O patrulheiros passaram a desconfiar das armações de ferro e plástico que dão suporte na mala. Com uma furadeira, perceberam que havia um pó branco, com característica de cloridrato de cocaína, fato esse confirmado depois com o narcoteste.
Após a descoberta da droga, ficaram sabendo do destino final da jovem, que seria a Itália, após pegar um voo internacional no Rio de Janeiro. Para por em risco sua vida, iria receber a quantia de $1000 dólares após entregar as malas.
A peruana Elizabeth recebeu voz de prisão em flagrante delito, para em seguida ser levada à delegacia da Polícia Federal localizada na cidade de Epitaciolândia. Somente após o desmonte da mala se poderia chegar ao peso final, mas poderia passar fácil de três quilos, ou mais.
Após ser ouvida e flagranteada pelo crime de tráfico internacional de entorpecentes, a jovem seria transferida para o presídio na Capital, onde ficará a disposição da Justiça até julgamento.
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.











Você precisa fazer login para comentar.