Conecte-se conosco

Acre

PRF prende mulher com quase 2 kg de maconha e apreende 32 pneus de origem estrangeira na BR-317

Publicado

em

Nesta terça-feira, dia 20, a A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma jovem de 19 anos, passageira de um táxi, e apreendeu diversos pneus de origem estrangeira. As ocorrências aconteceram durante fiscalização na BR-317, rodovia que interliga o Brasil à fronteira com Bolívia e Peru.

Por volta de 8h30min, no município de Senador Guiomard/AC, a Equipe PRF deu ordem de parada a um taxista que transportava alguns passageiros. Dentre os quais, estava uma mulher que apresentava nervosismo em excesso e contou versões contraditórias do motivo da viagem, na região de fronteira.

Diante da fundamentada suspeita, os policiais realizaram fiscalização minuciosa e foi identificado um isopor no bagageiro, de propriedade da passageira, contendo aproximadamente 1,810kg de maconha. De imediato, a mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida com o entorpecente para a Delegacia de Polícia Civil da cidade.

No período da tarde, durante serviço de ronda, a PRF parou um carro, no km 131 da BR-317. No decorrer da fiscalização, foi solicitado ao condutor que abrisse o porta-malas do veículo, onde estavam 32 pneus estrangeiros novos que foram apreendidos.

Ao ser questionado sobre a procedência da mercadoria, o motorista informou que comprou tudo na Bolívia e que não houve o desembaraço aduaneiro no momento em que ele entrou no Brasil.

Diante dos fatos, o material foi apreendido e entregue na Receita Federal em Rio Branco/AC. O homem poderá responder pelo crime de descaminho na justiça.

Com informações da Assessoria

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Headscon Acre projeta games da Amazônia Legal para a Gamescom Alemanha e a Gamescom LATAM

Publicado

em

Realizada no Acre desde 2023, a Headscon Acre se consolida como uma das principais plataformas de visibilidade e acesso ao mercado para criadores de games da Amazônia Legal. Em sua edição de 2025, o evento sediou a segunda edição da Mostra Competitiva de Games da Amazônia Legal com premiação de aproximadamente R$ 60 mil. Essa é uma iniciativa do Instituto Gamecon que conecta estúdios da região a grandes vitrines internacionais, como a Gamescom Alemanha e a Gamescom LATAM.

A Mostra teve sua primeira edição em 2024 e, em 2025, ampliou o alcance da proposta ao reunir 10 jogos finalistas da região Norte, com produções do Acre, Amazonas, Pará e Amapá. Os vencedores garantiram vagas em delegações oficiais para a Gamescom Alemanha e para a Gamescom LATAM, com apoio para participação nos eventos e acesso direto a publishers e agentes do mercado global.

Na edição de 2025, o prêmio de Melhor Jogo (Júri Técnico) ficou com Catventure: The Curse of the Dark Tower, do Retrocat Studios (PA). Já o Melhor Jogo pelo voto do Júri Popular foi conquistado por Carbon-0, desenvolvido pelo estúdio Moonlight Games, do Acre.

O projeto acreano também recebeu reconhecimento pela força narrativa e pelo diálogo com temas ambientais e sociais. Para o desenvolvedor André Lucas Lima Siqueira, o jogo é uma forma de dar visibilidade à região por meio da linguagem dos games.

“Temos algumas empresas que estão causando mal ao mundo, com poluição, desperdício de recursos. Nosso jogo acompanha Ícaro e sua irmã Maria na busca pelo pai desaparecido, enquanto descobrem o que estava acontecendo. O objetivo é mostrar um pouco da nossa região na gameplay e evoluir o jogo até termos locais daqui jogáveis. A gente quer mostrar o nosso estado e a nossa região nesse jogo”, afirma André Siqueira.

Porta de entrada para o mercado internacional

Além dos vencedores, todos os finalistas da Mostra recebem material oficial de apresentação e participam de ações voltadas ao networking e à circulação profissional. A participação na Gamescom Alemanha e na Gamescom LATAM representa, para muitos estúdios amazônicos, o primeiro contato direto com o mercado internacional.

Ao longo de três edições realizadas no Acre, em 2023, 2024 e 2025, a Headscon tem fortalecido o ecossistema de games da Amazônia Legal. Após a primeira edição da Mostra Competitiva, Ciro Facundo, representante do estúdio acreano K Games, foi um dos selecionados para apresentar seu trabalho na Gamescom, na Alemanha, destacando que a região produz jogos com qualidade técnica, identidade cultural e potencial competitivo no cenário global.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre registra 8,70 metros e situação é de “tranquilidade” na fronteira, cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija

Publicado

em

Coordenador da Defesa Civil de Brasiléia afirma que vazante nas cabeceiras é significativa e equipe monitora nível diariamente

De acordo com o major, as águas que elevaram o nível na região de fronteira com Cobija (Bolívia)já eram esperadas, e a situação está dentro da normalidade para o período. Foto: captada 

O Rio Acre registrou 8,70 metros na manhã desta sexta-feira (19) na ponte metálica que liga Brasiléia a Epitaciolândia, na régua linimetrica, segundo medição realizada pelo coordenador da Defesa Civil de Brasiléia, major Sandro. Ele classificou o momento como de “tranquilidade”, devido à significativa vazante nas cabeceiras do rio.

De acordo com o major, as águas que elevaram o nível na região de fronteira com Cobija (Bolívia)já eram esperadas, e a situação está dentro da normalidade para o período. Ele destacou que a equipe da Defesa Civil acompanha diariamente as medições e que a tendência é de estabilidadenas próximas horas.

— O nível do rio nas cabeceiras, como acima, nas aldeias do Patos e também em Assis Brasil, está com uma vazante bastante significativa — informou o coordenador.

O monitoramento contínuo busca antecipar possíveis elevações que possam afetar áreas ribeirinhas, especialmente com a previsão de chuvas para os próximos dias na região. A Defesa Civil mantém alerta, mas sem indicação de risco iminente para as comunidades urbanas na fronteira.

Vídeo assessoria:

Comentários

Continue lendo

Acre

Fio de energia solto mata cinco animais em pasto de propriedade rural em Brasiléia

Publicado

em

Quatro novilhas e um touro morreram eletrocutados no Ramal Santa Luzia, na BR-317; proprietário relatou prejuízo e suspeita de que rede foi religada sem conserto

A situação expõe riscos recorrentes em propriedades rurais onde a infraestrutura elétrica apresenta falhas, podendo causar além de prejuízos materiais, acidentes graves com pessoas e outros animais. Foto: captada 

Um fio de energia elétrica solto causou a morte de cinco animais em uma propriedade rural no Ramal Santa Luzia, na BR-317, km 84, em Brasiléia nesta sexta-feira, dia 19. As vítimas foram quatro novilhas e um touro, eletrocutados no pasto onde a rede havia caído.

Imagens do ocorrido circularam em grupos de WhatsApp da região. No registro, o proprietário relata que a canaleta de energia teria sido religada sem que o problema do fio solto tivesse sido resolvido, o que levou ao choque dos animais. Ele também reclama do prejuízo financeiro causado pela perda.

O caso ocorreu na zona rural do Alto Acre e reforça a preocupação com a manutenção da rede elétrica em áreas de pastagem. Até o momento, não há informações sobre a abertura de ocorrência junto à distribuidora de energia ou órgãos ambientais.

Até o momento, não há informações sobre a abertura de ocorrência junto à distribuidora de energia ou órgãos ambientais. Foto: captada 

A situação expõe riscos recorrentes em propriedades rurais onde a infraestrutura elétrica apresenta falhas, podendo causar além de prejuízos materiais, acidentes graves com pessoas e outros animais. A orientação é que, ao identificar fios soltos ou rompidos, o produtor desligue a rede e acione a concessionária de energia imediatamente.

Quatro novilhas e um touro morreram eletrocutados no Ramal Santa Luzia, na BR-317; proprietário relatou prejuízo e suspeita de que rede foi religada sem conserto. Foto: captada 

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo