Conecte-se conosco

Cotidiano

Presídios do AC têm 240 casos confirmados de Covid-19 entre detentos e três mortes pela doença

Publicado

em

Visitas foram retomadas em agosto e seguem de forma alternada — Foto: Asscom/Iapen-AC

Por Alcinete Gadelha

Um levantamento do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) revela que até a última quarta-feira (11), o sistema já registrou 240 casos de Covid-19 nos presídios do estado. Três apenados morreram vítimas da doença.

_________________

As notificações de suspeita da doença chegaram a 397, sendo que 155 deram negativo. Até a quarta, o instituto tinha um caso indetectável e um inconclusivo. Além disso, o Iapen informou que 204 já estão curados.

_________________

Desde que começou a pandemia de Covid-19, em março, o Iapen adotou algumas como a suspensão das visitas, que foram liberadas com restrições em agosto deste ano.

Quase dois meses depois de liberar a visita familiar de forma gradual, que permitia apenas uma pessoa da família, portadora de carteira de visitante, pertencente ao grau de parentesco de cônjuge, pais ou irmão, foi liberada a entrada de familiares pertencentes ao terceiro grau, como tios e sobrinhos, obedecendo as medidas de higienização e segurança exigidas.

Casos de Covid-19 entre servidores

O Iapen informou já foram foram notificados 724 casos considerados suspeitos entre servidores. Destes, 403 confirmados com a doença, sendo 372 policiais penais e 31 servidores administrativos.

O órgão informou que não há casos em análise. Além disso, 390 servidores já foram considerados curados. O sistema tem 60 servidores afastados por causa da doença.

Adesão ao Enem PPL

O sistema penitenciário deve se inscrever na próxima semana para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai abrir para a adesão.

A gerente de Educação do Sistema Penitenciário, Margarete Frota, disse que primeiro a presidência faz a adesão e depois as unidades e por último é aberto o prazo de inscrição dos apenados que estão aptos a fazer a prova.

“Ainda não houve inscrição, a gente está começando os trâmites e na próxima semana abre a adesão para os estados e a gente faz a adesão das unidades. Tem um cronograma e fazemos o levantamento de quem tem ensino médio, verificamos os dados e inserimos no sistema e a aplicação será em fevereiro do ano que vem”, contou.

As provas do Enem, geralmente ocorre um mês depois do regular. No ano passado, 322 detentos fizeram a prova em quatro cidades do Acre – Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Rio Branco.

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, disse que o Enem PPL está dentro do cronograma do sistema e espaço separado e só depende do Ministério da Educação se as provas vão ocorrer ou não.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Campeonatos Estaduais Sub-11 e 15 com 13 equipes confirmadas

Publicado

em

O departamento de competições da Federação Acreana de Futsal (Fafs), atualizou nesta sexta, 20, o número de equipes confirmadas nos Estaduais Sub-11 e 15, primeiros torneios da temporada de 2026. “Temos cinco times no 11 e oito no 15. O objetivo da federação é realizar cada competição com 12 participantes”, comentou o presidente da Fafs, Rafael do Vale. As inscrições serão encerradas no dia 28 deste …

O post Campeonatos Estaduais Sub-11 e 15 com 13 equipes confirmadas apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Grupo Arasuper rescinde contrato de patrocínio com o Vasco

Publicado

em

A direção do Grupo Arasuper decidiu nesta sexta, 20, rescindir o contrato de patrocínio com o Vasco. O encerramento do contrato assinado em dezembro de 2025 foi confirmado por meio de uma nota oficial nas redes sociais. “Diante dos acontecimentos recentes envolvendo o clube, e após avaliação interna pautada exclusivamente em diretrizes administrativas e estratégicas, decidimos encerrar nossa parceria com o clube a partir desta …

O post Grupo Arasuper rescinde contrato de patrocínio com o Vasco apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Idaf institui Sistema de Mitigação de Risco para combater Sigatoka Negra na bananicultura acreana

Publicado

em

Os produtores interessados em aderir ao SMR deverão solicitar o cadastramento da unidade de produção do responsável técnico e da casa de embalagem

Idaf já vem realizando um trabalho de monitoramento de pragas regulamentadas e fiscalização em cultivos de banana em todo o Acre. Foto: Fabiana Matos/Idaf

O governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), publicou nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial, a Portaria nº 47, de 5 de fevereiro de 2026, que dispõe sobre a implementação do Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para a praga Sigatoka Negra, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis, na bananicultura do estado.

A medida tem como objetivo proteger a sanidade das lavouras, garantir a sustentabilidade da produção e preservar a geração de emprego e renda do setor.

A Sigatoka Negra é considerada uma das principais doenças que afetam a cultura da banana, comprometendo a produtividade e a rentabilidade da atividade. De acordo com o Idaf, a implantação do sistema busca reduzir os impactos da praga por meio da adoção de práticas fitossanitárias padronizadas, controle rigoroso e acompanhamento técnico permanente.

Com a nova portaria, os produtores interessados em aderir ao SMR deverão solicitar o cadastramento da unidade de produção do responsável técnico e da casa de embalagem, apresentando a documentação exigida para a assinatura do termo de adesão junto ao Idaf.

Entre as exigências estabelecidas, está o cumprimento dos procedimentos previstos na instrução normativa DAS/Mapa nº 17, de 31 de maio de 2005, além das normas especificas da portaria estadual. As unidades que não aderirem ao sistema deverão adotar, obrigatoriamente, medidas fitossanitárias para minimizar a disseminação da praga.

A implementação do Sistema de Mitigação de Risco representa um avanço significativo na defesa sanitária vegetal do Acre, fortalecendo a bananicultura local, ampliando a segurança da produção e contribuindo para a competitividade do setor nos mercados regional e nacional.

Comentários

Continue lendo