Conecte-se conosco

Geral

Presidente da Fecomércio-AC diz que ‘vão morrer mais empresas do que pessoas’ na crise causada por Covid-19

Publicado

em

Presidência prevê crise na geração de empregos e pede suspensão do pagamento de tributos. Com as lojas e comércios de serviços não essenciais, a preocupação dos empresários do Acre é tentar conseguir recursos para recomeçar.

Presidente da Fecomércio-AC diz que ‘vão morrer mais empresas do que pessoas’ na crise causada por Covid-19 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Aline Nascimento, G1 AC

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) se reuniu com o governo do estado em busca de soluções.

Na sexta-feira (20), o governador do Acre, Gladson Cameli, publicou um decreto determinando o fechamento de shoppings, restaurantes, bares, lojas de roupas, sapatos, boates, lanchonetes e diversos outros serviços para evitar a proliferação do novo coronavírus no estado. Isso tudo para manter as pessoas em casa, em quarentena.

Em entrevista ao Jornal do Acre 1ª Edição (TV Acre), o presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, falou da situação e como isso deve afetar diretamente o cenário econômico do estado.

‘Amenizar impactos’

“O momento é de muita dificuldade. Isto vem nos causando grande preocupação com relação, por exemplo, ao futuro. De uma coisa temos convicção, vão morrer muito mais empresas do que pessoas pelo coronavírus. Entendemos que as medidas adotadas pelos governos, não só do Acre, mas do Brasil inteiro, são acertadas porque estão visando a defesa da vida e pactuamos com isso, mas precisamos que os governos se preocupem com a sobrevivência dos negócios e das empresas”, lamentou.

_____________

O presidente relembrou ainda que o estado acreano sofreu grandes impactos com A enchente do Rio Madeira em2014, que também deixou o Acre isolado dos demais estados e depois com a cheia histórica do Rio Acre em 2015.

_____________

“Sabemos que o Acre, principalmente, sofre com um problema econômico por força da economia brasileira que por um longo tempo entrou em um poço e decadência tão grande que descapitalizou praticamente todas as empresas. Em 2019, foi o ano que começamos a respirar, o otimismo se elevou, mas agora veio esse ataque que está jogando todo mundo para baixo. Estamos preocupados e orientando as empresas de como proceder nesse momento de dificuldades e, paralelo a isso, fizemos uma proposta ao governo do estado como sugestão de como deve agir para amenizar esse impacto”, acrescentou.

Suspensão de tributos

Domingos explicou que a proposta, entre outros pontos, inclui a suspensão dos tributos pagos pelas empresas acreanas. Isso para que o empresário consiga pagar os funcionários, comprar mercadorias e manter o estabelecimento funcionando após a crise.

“Estamos muito preocupados na preservação do emprego, e, para isso, as empresas precisam ter essa complacência por parte do governo do estado. O governo federal também precisa abrir linha de crédito com juros extremamente subsidiados, a exemplo do que aconteceu na alagação do Rio Acre, quando o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia disponibilizaram recurso para praticamente cobrir a taxa selic”, aconselhou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Acre ocupa 8ª posição no ranking nacional de hanseníase em 2025

Publicado

em

O estado do Acre encerrou o ano de 2025 com o registro de 240 novos casos de hanseníase, conforme dados do programa estadual de enfrentamento à doença. O número reforça o alerta promovido pela campanha Janeiro Roxo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e do combate ao estigma que ainda dificulta a busca por atendimento médico.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o estado ocupa a oitava posição no ranking nacional de casos da doença e a quarta colocação na Região Norte, com uma taxa aproximada de 16 casos a cada 100 mil habitantes.

Em comparação com o ano de 2024, quando foram contabilizados 170 novos casos, houve um aumento significativo nas notificações, o que acende um sinal de alerta para as autoridades de saúde e reforça a necessidade de intensificar ações de prevenção, vigilância e diagnóstico.

Comentários

Continue lendo

Geral

Policial militar é atropelado durante blitz de trânsito em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Acidente ocorreu no acesso à ponte entre o Boulevard Thaumaturgo e a Avenida Mâncio Lima; motociclista não conseguiu frear ao receber ordem de parada.

Um policial militar foi atropelado durante uma blitz de trânsito realizada nesta segunda-feira (26), em Cruzeiro do Sul. O caso aconteceu no acesso à ponte que liga o Boulevard Thaumaturgo à Avenida Mâncio Lima.

Segundo informações preliminares, os policiais realizavam a abordagem de uma motocicleta quando outra moto se aproximou do local. Ao receber sinal de parada, o condutor, que transportava um garupa, não conseguiu frear a tempo e acabou atingindo o policial, que caiu ao solo.

Com o impacto, os ocupantes da motocicleta também caíram e foram abordados pela equipe que participava da blitz. Até o momento, o comando do Pelotão de Trânsito não informou se o policial ou os envolvidos no acidente sofreram ferimentos.

As circunstâncias do ocorrido devem ser apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Peão de fazenda é esfaqueado durante discussão e sofre tentativa de homicídio no Bujari

Publicado

em

Peão de fazenda é esfaqueado durante discussão e sofre tentativa de homicídio no Bujari

O peão de fazenda Sebastião Vieira Lima Filho, de 34 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite deste domingo (25), durante uma discussão com um colega de trabalho na Fazenda Bela Aliança, localizada no km 65 da BR-364, na zona rural do município de Bujari, no interior do Acre.

De acordo com informações da Polícia, Sebastião estava na companhia do suspeito e de outros trabalhadores quando um desentendimento evoluiu para agressão. Com os ânimos exaltados, o acusado se armou com uma faca e desferiu quatro golpes contra a vítima, atingindo a lateral do tórax, o braço direito, a mão esquerda e a perna esquerda. Após o ataque, o suspeito fugiu do local.

Colegas de trabalho acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou a deslocar uma ambulância de suporte básico. No entanto, devido à distância da fazenda e à dificuldade de acesso ao ramal, agravada pelas fortes chuvas que atingiam a região, a vítima foi colocada em um veículo Fiat Uno, de cor vermelha, e levada por amigos até o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Sebastião deu entrada na unidade hospitalar em estado de saúde estável. Policiais militares do destacamento do Bujari estiveram no local, colheram informações e realizaram buscas na tentativa de localizar o suspeito, que até o momento não foi encontrado.

O caso será investigado pela Polícia Civil do município de Bujari.

Comentários

Continue lendo