Conecte-se conosco

Geral

Presidente da Fecomércio-AC diz que ‘vão morrer mais empresas do que pessoas’ na crise causada por Covid-19

Publicado

em

Presidência prevê crise na geração de empregos e pede suspensão do pagamento de tributos. Com as lojas e comércios de serviços não essenciais, a preocupação dos empresários do Acre é tentar conseguir recursos para recomeçar.

Presidente da Fecomércio-AC diz que ‘vão morrer mais empresas do que pessoas’ na crise causada por Covid-19 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Aline Nascimento, G1 AC

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) se reuniu com o governo do estado em busca de soluções.

Na sexta-feira (20), o governador do Acre, Gladson Cameli, publicou um decreto determinando o fechamento de shoppings, restaurantes, bares, lojas de roupas, sapatos, boates, lanchonetes e diversos outros serviços para evitar a proliferação do novo coronavírus no estado. Isso tudo para manter as pessoas em casa, em quarentena.

Em entrevista ao Jornal do Acre 1ª Edição (TV Acre), o presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, falou da situação e como isso deve afetar diretamente o cenário econômico do estado.

‘Amenizar impactos’

“O momento é de muita dificuldade. Isto vem nos causando grande preocupação com relação, por exemplo, ao futuro. De uma coisa temos convicção, vão morrer muito mais empresas do que pessoas pelo coronavírus. Entendemos que as medidas adotadas pelos governos, não só do Acre, mas do Brasil inteiro, são acertadas porque estão visando a defesa da vida e pactuamos com isso, mas precisamos que os governos se preocupem com a sobrevivência dos negócios e das empresas”, lamentou.

_____________

O presidente relembrou ainda que o estado acreano sofreu grandes impactos com A enchente do Rio Madeira em2014, que também deixou o Acre isolado dos demais estados e depois com a cheia histórica do Rio Acre em 2015.

_____________

“Sabemos que o Acre, principalmente, sofre com um problema econômico por força da economia brasileira que por um longo tempo entrou em um poço e decadência tão grande que descapitalizou praticamente todas as empresas. Em 2019, foi o ano que começamos a respirar, o otimismo se elevou, mas agora veio esse ataque que está jogando todo mundo para baixo. Estamos preocupados e orientando as empresas de como proceder nesse momento de dificuldades e, paralelo a isso, fizemos uma proposta ao governo do estado como sugestão de como deve agir para amenizar esse impacto”, acrescentou.

Suspensão de tributos

Domingos explicou que a proposta, entre outros pontos, inclui a suspensão dos tributos pagos pelas empresas acreanas. Isso para que o empresário consiga pagar os funcionários, comprar mercadorias e manter o estabelecimento funcionando após a crise.

“Estamos muito preocupados na preservação do emprego, e, para isso, as empresas precisam ter essa complacência por parte do governo do estado. O governo federal também precisa abrir linha de crédito com juros extremamente subsidiados, a exemplo do que aconteceu na alagação do Rio Acre, quando o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia disponibilizaram recurso para praticamente cobrir a taxa selic”, aconselhou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo