Acre
Prefeituras do Acre vão receber novas ambulâncias e unidades móveis para atendimento odontológico
Em reunião com ministro da Saúde, o senador Gladson Cameli e prefeitos também receberam a confirmação da ajuda do governo federal com kits para ajudar as famílias desabrigadas pela cheia
Todos os 22 municípios do estado do Acre receberão unidades móveis para realização de atendimentos odontológicos, e 10, serão beneficiados com novas ambulâncias para o serviço de urgência para ajudar na saúde pública dos municípios. A garantia foi do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP) durante reunião com o senador Gladson Cameli (PP-AC) e os prefeitos de Cruzeiro do Sul, Iderlei Cordeiro (PMDB-AC); Tarauacá, Marilene Vitorino (PSD-AC); Rodrigues Alves, Sebastião Correia (PMDB-AC); Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko (PMDB-AC); e Bujari, Romualdo de Souza (PCdoB-AC) na noite desta terça-feira,07.
Os municípios que serão contemplados com as ambulâncias serão Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Tarauacá. Os prefeitos presentes ressaltaram a importância dessa inciativa para agilizar os atendimentos nos hospitais.
Todos os municípios terão unidades móveis para atendimentos odontológicos
Na audiência, o ministro progressista também garantiu ao senador Gladson Cameli a implantação de unidades móveis para realizar atendimentos odontológicos para as comunidades carentes das principais regiões do Acre.
De acordo com o senador Cameli, essas ações são extremante importantes para garantir uma saúde pública mais eficiente. “A saúde no estado do Acre é precária, as pessoas saem do estado para realizar tratamento em outros lugares, precisamos mudar essa realidade. Aqui em Brasília trabalho para melhorar a vida das pessoas. Essas medidas irão garantir um pouco mais de conforto à nossa população”, destacou Gladson.
Hospitais do Acre terão apoio do Governo Federal
O senador aproveitou a audiência para cobrar agilidade nos procedimentos que estão faltando para licitar e concluir os hospitais e a UPA de Cruzeiro do Sul. Hospitais fundamentais para melhorar o atendimento hospitalar.
“Disse ao ministro que é um absurdo o que está acontecendo na UPA e nos hospitais do estado. O estado se ausentou de seu dever e é preciso que as irregularidades sejam corrigidas. A UPA do município, por exemplo, é uma unidade que está sendo construída em bairros mais carentes do município e vai beneficiar as comunidades ribeirinhas. Então, é preciso agilidade pois as pessoas estão esperando há muito tempo a conclusão dessas obras”, reiterou Gladson Cameli. O ministro Ricardo Barros (PP) garantiu que o governo federal está disposto a ajudar a solucionar os problemas da saúde, mas o governo estadual do Acre precisa cumprir seu papel.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.