Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura entrega veículos adaptados para pessoas com deficiência física e para serviços odontológicos itinerantes

Publicado

em

O ato, que reivindica transparência sobre o uso das verbas, será realizado enquanto acontece, na Instituição, a palestra do mágico Jardel Beck, que é, segundo o site da Ufac, “um palestrante com notável saber para ministrar palestra motivacional”.

As vans transportarão cadeirantes aos serviços de saúde, educação e lazer (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, entregou nesta segunda-feira (5), veículos e equipamentos para serviços itinerantes odontológicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e vans para locomoção de pessoas com necessidades especiais, adaptadas para embarque e mobilidade segura, com rampa de elevação, cinto de segurança adaptado e duas cadeiras para acompanhante para a  Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).

Segundo o superintendente da RBTrans, Benicio Dias, os novos veículos oferecem mais segurança e conforto para os usuários.

“Esse serviço antes era praticado pelo Sindcol com duas kombis que, infelizmente, não pude trazê-las hoje para mostrar como recebemos o sistema e como estamos entregando para a população. As kombis não andam mais, era uma dificuldade, algumas vezes teve princípio de incêndio com o cadeirante dentro. Era uma tragédia anunciada se continuasse com aquele sistema anterior e com aqueles veículos tão velhos.”

De acordo com o presidente do Centro de Apoio de Pessoas com Deficiência Fisica, Edvânio Silva, as vans transportarão os cadeirantes aos serviços de saúde, educação e lazer.

“A gente conquistou esses dois veículos novos, adaptados com elevador que vão ajudar cadeirantes com mobilidade reduzida, com deficiência severa para podermos sair de casa e fazer nossos tratamentos de fisioterapia, estudar, trabalhar… Então tudo isso vai facilitar para podermos retomar nossa vida, nosso cotidiano.”

O prefeito disse que com os novos equipamentos adaptados aos veículos, os serviços serão feitos com mais dignidade.

“Desde que entramos na prefeitura, vimos que o problema era sério. O que tinha eram kombis velhas, vans velhas, adaptadas de qualquer jeito. Agora não, a gente conseguiu equipamento adaptado direto de fábrica. Hoje vamosi dar mais dignidade a essas pessoas que realmente precisam do uso dessas vans para se deslocarem. Estou muito feliz com isso.”

Foram entregues também, equipamentos odontológicos adaptados para serviços itinerantes (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Já as vans e os ônibus adaptados para os serviços odontológicos serão para atendimentos itinerantes nas escolas, bairros e comunidades rurais, por meio do programa Saúde Bucal. O projeto contempla ao todo, oito veículos adaptados. A aquisição foi por meio de recursos próprios e emenda parlamentar do senador Márcio Bittar no valor de R$ 15 milhões.

Segundo a gestora da Semsa, Sheila Andrade, o objetivo é progredir com os programa.

“Oito vans, e o nosso objetivo é de alcançarmos cada vez mais e alavancar, e esse também é o objetivo do nosso prefeito Tião Bocalom com a saúde bucal dentro do nosso município.”

Além dos veículos, foram entregues também cadeiras odontológicas adaptadas para serviços itinerantes.

O dentista Héllio Domingues, diz que antes, sem a cadeira, o atendimento era precário.

“O atendimento ficava, muitas vezes, restrito a unidade de saúde, e muitos não tinham condições de chegar até a unidade, então ficavam um pouco isolados. Hoje não, hoje a gente pode abranger uma área maior, com os ribeirinhos inclusive, que tem um projeto itinerante também. E assim a gente alcança muita gente.”

O prefeito destacou a importância da entrega e lembrou dos projetos que, ao longo de sua carreira, executa em benefício da saúde, educação e assistência social.

“Vai melhorar muito a questão odontológica, não só das crianças nas escolas, mas também dos adultos, pessoas idosas, muitas vezes pessoas acamadas que é muito mais fácil tirar lá da casa e a van estar na frente para cuidar da boquinha dele ou dela. Então, eu estou feliz porque, devagarzinho, a gente está mostrando que o nosso governo é um governo que quer dar dignidade às pessoas.”

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Estimativas para 2026: câncer de próstata lidera em homens e de mama em mulheres no Acre

Publicado

em

Incidência projetada é de 24,92 casos por 100 mil homens para próstata e 23,98 por 100 mil mulheres para mama; câncer colorretal aparece em segundo em ambos os sexos

Os números refletem o envelhecimento da população, desigualdades regionais e desafios persistentes no acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento. Foto: captada 

As estimativas para 2026 apontam que o câncer de próstata será o mais incidente entre os homens no Acre, com taxa de 24,92 casos por 100 mil habitantes, enquanto entre as mulheres o câncer de mama lidera, com 23,98. Os dados são do Ministério da Saúde e integram as projeções nacionais de incidência da doença.

Entre os homens, os tipos de câncer com maior taxa após a próstata são cólon e reto (8,44), pulmão (9,77), estômago (9,20) e cavidade oral (6,58). Já entre as mulheres, seguem-se os cânceres de cólon e reto (6,85), colo do útero (19,63), pulmão (12,30) e tireoide (7,49).

As projeções reforçam a necessidade de políticas públicas de rastreamento, diagnóstico precoce e atenção oncológica no estado, principalmente para os tipos de maior incidência e com possibilidade de prevenção, como os cânceres de colo do útero, mama e próstata.

Principais taxas projetadas (por 100 mil habitantes):
  • Homens: Próstata (24,92), cólon/reto (8,44), pulmão (9,77), estômago (9,20), cavidade oral (6,58)

  • Mulheres: Mama (23,98), cólon/reto (6,85), colo do útero (19,63), pulmão (12,30), tireoide (7,49)

Outros destaques (taxas por sexo):
  • Pulmão: 9,77 (H) × 12,30 (M) – maior em mulheres

  • Estômago: 9,20 (H) × 3,50 (M) – três vezes mais incidente em homens

  • Fígado: 8,97 (H) × 2,46 (M) – quase quatro vezes mais em homens

  • Tireoide: 3,26 (H) × 7,49 (M) – mais que o dobro em mulheres

O alto índice de câncer de colo do útero (19,63) reflete a baixa cobertura de rastreamento (preventivo) e a infecção persistente por HPV no estado. Já a maior incidência de câncer de pulmão em mulheres pode estar ligada ao aumento do tabagismo feminino nas últimas décadas.

Entre as mulheres, em ordem de incidência, predominam os cânceres de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão e tireoide. Foto: captada 

A Secretaria de Saúde do Acre deve reforçar em 2026:

  • Campanhas de mamografia e PSA (exame da próstata);

  • Rastreamento de HPV e vacinação de adolescentes;

  • Programas de cessação do tabagismo.

Os dados servirão para planejar a distribuição de recursos em quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas nos hospitais de referência do SUS no estado.

A disparidade de gênero em certos tipos de câncer – como estômago e fígado (mais em homens) e tireoide (mais em mulheres) – exige políticas de prevenção diferenciadas, que considerem fatores de risco comportamentais, ocupacionais e hormonais específicos de cada população.

Entre os homens, os cinco tipos de câncer mais incidentes são os de próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e cavidade oral, respectivamente. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Educação certifica 300 servidores de apoio e reforça papel desses profissionais no ambiente escolar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) certificou, nesta quinta-feira, 5, cerca de 300 servidores de apoio pela conclusão da Formação Continuada para Servidores Não Docentes, em uma cerimônia realizada no auditório da SEE, em Rio Branco. A iniciativa encerra uma etapa de capacitação que reuniu agentes de portaria, assistentes educacionais, auxiliares de biblioteca e outros profissionais que atuam nas escolas públicas estaduais.

Cerimônia de certificação reuniu agentes de portaria, auxiliares de secretaria, assistentes educacionais e auxiliares de biblioteca. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A formação, que começou no início da semana e alcançou 328 participantes, teve foco na melhora do clima e da convivência escolar, ética, competências pedagógicas e socioemocionais — temas considerados fundamentais para a atuação desses profissionais no cotidiano das unidades de ensino.

“Hoje é um momento de muita alegria, de muita satisfação para o Departamento de Formação da Secretaria de Estado de Educação”, destacou Lídia Maria Cavalcante, chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional. Ela lembrou que, embora esses educadores não atuem diretamente em sala de aula, “eles colaboram e contribuem para a educação do nosso estado”.

Lídia Maria Cavalcante Lima destaca a importância da valorização da equipe de apoio nas escolas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Durante a formação, os participantes tiveram acesso a conteúdos que vão além do aspecto técnico da função, incluindo saúde mental, autocuidado, relações humanas, ética no trabalho e enfrentamento à violência escolar, contribuindo para uma atuação mais integrada com as equipes escolares.

Raimundo Barroso, auxiliar de secretaria da Escola Marina Vicente, destacou que a formação contribuiu para somar conhecimento à sua longa trajetória profissional.  “Tenho mais de 40 anos de serviço público e já atuei em diversas funções dentro da escola. Esse curso veio para acrescentar ainda mais ao que já vivencio no dia a dia. A gente aprende, troca experiências e passa a compreender melhor o papel de cada um no funcionamento da escola”, afirmou.

Raimundo Barroso, auxiliar de secretaria da Escola Marina Vicente, participou da Formação Continuada para Servidores Não Docentes promovida pela SEE. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já Maria Eneide de Freitas, auxiliar de secretaria da mesma unidade escolar, ressaltou a importância do reconhecimento das equipes de apoio.

“Esses três dias de formação foram muito proveitosos. Cada conteúdo trouxe um aprendizado que vamos levar para o nosso trabalho diário, no atendimento aos alunos, aos pais e à comunidade escolar. Muitas vezes, apenas os professores têm acesso a capacitações, e essa formação mostrou que nós, administrativos e servidores de apoio, também somos parte fundamental da escola. Fomos lembrados, valorizados, e isso faz toda a diferença”, concluiu.









The post Educação certifica 300 servidores de apoio e reforça papel desses profissionais no ambiente escolar appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco participa de sessão solene de despedida do conselheiro Valmir Ribeiro no TCE-AC

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco participou, nesta quinta-feira (5), da Sessão Solene de Aposentadoria do conselheiro Valmir Gomes Ribeiro, realizada no Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC). O Executivo municipal foi representado pelo secretário municipal de Articulação Institucional Rennan Biths, que esteve presente em nome do prefeito em exercício Alysson Bestene.

A solenidade marcou o encerramento de uma trajetória de mais de 36 anos de dedicação ao Tribunal de Contas do Estado, reunindo autoridades, membros da Corte, servidores, familiares e convidados. Durante o evento, foram destacadas a contribuição institucional do conselheiro e sua atuação em prol do fortalecimento da fiscalização dos recursos públicos.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 15.07.37
Rennan Biths destacou o reconhecimento da gestão municipal pelos importantes serviços prestados pelo conselheiro ao Estado do Acre e à administração pública. (Foto: Luiz Cordeiro/Secom)

Rennan Biths ressaltou o reconhecimento da gestão municipal pelos relevantes serviços prestados pelo conselheiro ao Estado do Acre e à administração pública.

“Desejamos ao conselheiro muita saúde e sucesso nesta nova fase da vida. Que seja um tempo para aproveitar mais a família, os filhos e os netos, mas que, de alguma forma, continue contribuindo com sua experiência para o crescimento do nosso estado e, especialmente, da nossa capital”, destacou Rennan Biths.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 11.47.33
Ao final da solenidade, a presidente do TCE-AC, conselheira Dulcinéia Benício de Araújo Barbosa, destacou o legado e a trajetória do conselheiro na Corte. (Foto: Luiz Cordeiro/Secom)

Em seu discurso de despedida, Valmir Gomes Ribeiro agradeceu as homenagens recebidas e relembrou, com emoção e bom humor, sua trajetória no Tribunal de Contas.
“Me sinto muito honrado em receber todas essas homenagens, porque aqui estão meus amigos. Geralmente a recepção da chegada é maior que a da saída, mas hoje está sendo o contrário. O cafezinho da chegada sempre é mais quente”, afirmou.

Encerrando a solenidade, a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, conselheira Dulcinéia Benício de Araújo Barbosa, destacou o legado deixado pelo conselheiro ao longo de sua atuação na Corte.

“O conselheiro Valmir Ribeiro deixa uma contribuição inestimável para o Tribunal de Contas e para o Estado do Acre. Sua trajetória é marcada pela ética, pelo compromisso com o serviço público e pelo fortalecimento institucional desta Casa”, afirmou a presidente.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 15.07.37 1
WhatsApp Image 2026 02 05 at 15.07.38
WhatsApp Image 2026 02 05 at 15.07.38 1
WhatsApp Image 2026 02 05 at 15.07.39
WhatsApp Image 2026 02 05 at 15.07.39 2
WhatsApp Image 2026 02 05 at 11.47.24 1

<p>The post Prefeitura de Rio Branco participa de sessão solene de despedida do conselheiro Valmir Ribeiro no TCE-AC first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo