Acre
Prefeitura entrega veículos adaptados para pessoas com deficiência física e para serviços odontológicos itinerantes
O ato, que reivindica transparência sobre o uso das verbas, será realizado enquanto acontece, na Instituição, a palestra do mágico Jardel Beck, que é, segundo o site da Ufac, “um palestrante com notável saber para ministrar palestra motivacional”.

As vans transportarão cadeirantes aos serviços de saúde, educação e lazer (Foto: Evandro Derze/Assecom)
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, entregou nesta segunda-feira (5), veículos e equipamentos para serviços itinerantes odontológicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e vans para locomoção de pessoas com necessidades especiais, adaptadas para embarque e mobilidade segura, com rampa de elevação, cinto de segurança adaptado e duas cadeiras para acompanhante para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).
Segundo o superintendente da RBTrans, Benicio Dias, os novos veículos oferecem mais segurança e conforto para os usuários.
“Esse serviço antes era praticado pelo Sindcol com duas kombis que, infelizmente, não pude trazê-las hoje para mostrar como recebemos o sistema e como estamos entregando para a população. As kombis não andam mais, era uma dificuldade, algumas vezes teve princípio de incêndio com o cadeirante dentro. Era uma tragédia anunciada se continuasse com aquele sistema anterior e com aqueles veículos tão velhos.”
De acordo com o presidente do Centro de Apoio de Pessoas com Deficiência Fisica, Edvânio Silva, as vans transportarão os cadeirantes aos serviços de saúde, educação e lazer.
“A gente conquistou esses dois veículos novos, adaptados com elevador que vão ajudar cadeirantes com mobilidade reduzida, com deficiência severa para podermos sair de casa e fazer nossos tratamentos de fisioterapia, estudar, trabalhar… Então tudo isso vai facilitar para podermos retomar nossa vida, nosso cotidiano.”
O prefeito disse que com os novos equipamentos adaptados aos veículos, os serviços serão feitos com mais dignidade.
“Desde que entramos na prefeitura, vimos que o problema era sério. O que tinha eram kombis velhas, vans velhas, adaptadas de qualquer jeito. Agora não, a gente conseguiu equipamento adaptado direto de fábrica. Hoje vamosi dar mais dignidade a essas pessoas que realmente precisam do uso dessas vans para se deslocarem. Estou muito feliz com isso.”

Foram entregues também, equipamentos odontológicos adaptados para serviços itinerantes (Foto: Evandro Derze/Assecom)
Já as vans e os ônibus adaptados para os serviços odontológicos serão para atendimentos itinerantes nas escolas, bairros e comunidades rurais, por meio do programa Saúde Bucal. O projeto contempla ao todo, oito veículos adaptados. A aquisição foi por meio de recursos próprios e emenda parlamentar do senador Márcio Bittar no valor de R$ 15 milhões.
Segundo a gestora da Semsa, Sheila Andrade, o objetivo é progredir com os programa.
“Oito vans, e o nosso objetivo é de alcançarmos cada vez mais e alavancar, e esse também é o objetivo do nosso prefeito Tião Bocalom com a saúde bucal dentro do nosso município.”
Além dos veículos, foram entregues também cadeiras odontológicas adaptadas para serviços itinerantes.
O dentista Héllio Domingues, diz que antes, sem a cadeira, o atendimento era precário.
“O atendimento ficava, muitas vezes, restrito a unidade de saúde, e muitos não tinham condições de chegar até a unidade, então ficavam um pouco isolados. Hoje não, hoje a gente pode abranger uma área maior, com os ribeirinhos inclusive, que tem um projeto itinerante também. E assim a gente alcança muita gente.”
O prefeito destacou a importância da entrega e lembrou dos projetos que, ao longo de sua carreira, executa em benefício da saúde, educação e assistência social.
“Vai melhorar muito a questão odontológica, não só das crianças nas escolas, mas também dos adultos, pessoas idosas, muitas vezes pessoas acamadas que é muito mais fácil tirar lá da casa e a van estar na frente para cuidar da boquinha dele ou dela. Então, eu estou feliz porque, devagarzinho, a gente está mostrando que o nosso governo é um governo que quer dar dignidade às pessoas.”
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.























Você precisa fazer login para comentar.