fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Em 2023 já foram registradas mais de 50 batidas de veículos em postes de energia no Acre

Publicado

em

Por conta dessas ocorrências, cerca de 23 mil clientes no Acre tiveram fornecimento de energia elétrica prejudicado. Dados foram divulgados pela Energisa.

Em 2023 já foram registradas mais de 50 batidas de veículos em postes de energia no Acre — Foto: Arquivo pessoal

Entre janeiro e o início do mês de maio foram registradas cerca de 54 ocorrências de colisões de veículos em postes de energia elétrica no Acre. Os dados foram divulgados pela Energisa, empresa responsável pelo serviço de distribuição de energia no estado.

A empresa alerta que, além dos riscos à vida, essas batidas nas estruturas da rede elétrica geram a interrupção do fornecimento de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar transtornos no trânsito.

Somente no último dia 28 de maio, mais de 400 clientes ficaram sem energia elétrica por conta de uma ocorrência envolvendo batida em poste. E, devido às mais de 50 ocorrências este ano, cerca de 23 mil clientes no Acre tiveram fornecimento de energia elétrica prejudicado.

Em todo o ano de 2022, a empresa contabilizou 313 ocorrências relacionadas a batidas de veículos em postes. Para minimizar o impacto aos clientes, a Energia informou que tem investido em tecnologias, automação e medidas de prevenção.

“A Energisa investe continuamente na automação da rede elétrica para reduzir o número de clientes atingidos em situações como esta. Contamos com um centro de operação integrado moderno que possibilita esse monitoramento 24 horas por dia e quando a situação permite, realiza manobras telecomandadas, de forma remota, para restabelecer a energia elétrica com segurança e agilidade. Nesses casos de queda de postes e fios partidos, os clientes devem manter distância do local e registrar ocorrência nos canais oficiais da distribuidora”, afirmou a coordenadora de saúde e segurança da Energisa no Acre, Gabriella Mendes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com apoio do Estado, Cruzeiro do Sul passa a integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado

em

Por

Cruzeiro do Sul passou a integrar oficialmente o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com outros 129 municípios, conforme publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no dia 8 de maio.

Com orientação da SEASDH, Cruzeiro do Sul começa a fazer parte do sistema. Foto: cedida

A inclusão, que contou com o suporte da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), representa um marco significativo para a região, impulsionando a consolidação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Acre.

Além de Cruzeiro do Sul, municípios como Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Plácido de Castro estão em processo de adesão em andamento, e todas cidades visitadas manifestaram interesse no sistema, conforme informou a coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar da SEASDH, Nazaré Oliveira.

Departamento de segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH busca a adesão de todos os municípios. Foto: cedida

“Essa ação busca consolidar a Política de Segurança Alimentar e Nutricional em todo o Acre. Além de iniciarmos o processo de adesão, também conhecemos os equipamentos de SAN [Segurança Alimentar e Nutricional] que já existem nos municípios, como cozinhas solidárias e hortas comunitárias. A política do Sisan possibilitará a melhoria e ampliação desses projetos”, explica Nazaré.

A iniciativa não apenas fortalece o acesso à alimentação adequada, mas também abre portas para a participação em empreendimentos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fomenta a agricultura familiar e promove a segurança alimentar em comunidades vulneráveis.

O que é o Sisan

Criado pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) em 2006, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) é uma importante ferramenta que promove a articulação entre os diversos setores governamentais e da sociedade civil na busca pelo Direito Humano à Alimentação Adequada (Dhaa).

Baseado nos princípios da participação social e intersetorialidade, o Sisan desempenha um papel fundamental na formulação e execução de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional nos níveis nacional, estadual e municipal, visando garantir a alimentação adequada para todos os cidadãos.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Segurança Pública do Acre realiza Curso de Formação de Sargentos Bombeiros Militares 2024

Publicado

em

Por

Em uma cerimônia cheia de significado e com parentes na plateia, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) deu início, nesta terça-feira, 14, na sede da Polícia Federal, à aula inaugural do curso de formação de sargentos para bombeiros do Acre, realizado pela pasta, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

Segurança Pública realiza curso de Formação de Sargentos para bombeiros do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O curso de quatro meses tem como objetivo habilitar os militares para o exercício das funções referentes à graduação de sargento, como comandar guarnições de serviço, exercer função de adjunto ou oficial de socorro nas unidades operacionais em cumprimento da missão constitucional, doutrinados sob a ótica da hierarquia e disciplina em que se constituem os pilares da corporação brasileira.

Curso tem como objetivo habilitar os militares para o exercício das funções referentes à graduação de sargento. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado, coronel José Américo Gaia, falou que o curso é um momento de definição profissional aos bombeiros militares: “Os senhores estão passando por uma transição, que é a de execução, onde agora continuarão na execução, mas com um novo desafio, que é o de comando. Vocês serão comandantes de guarnições, de equipes, de destacamentos, de divisões no interior do estado e até mesmo aqui na capital. Assim, a responsabilidade está se ampliando e vocês perceberão isso”.

Secretário de Segurança Pública do Estado, coronel José Américo Gaia, em discurso na cerimônia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Há noves anos atuando na pasta do bombeiro militar, o aluno sargento Luiz de Gonzales Ribeiro da Silva Junior destaca a alegria de estar participando da formação que possibilita a passagem de patente de cabo para sargento. “É motivo de gratidão e honra iniciarmos essa nova etapa em nossa carreira militar graças ao esforço do governo do Estado do Acre. Nossa expectativa é a melhor possível para que venhamos obter êxitos em nossa formação, e quem ganha com essa nova formação é a população, pois terá mais militares preparados para pronto atender”.

Aluno sargento Luiz de Gonzales Ribeiro da Silva Junior. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A coordenadora do Curso de Formação de Sargentos Bombeiros Militares 2024, do polo em Rio Branco, sargento Misma da Silva Maciel Fernandes, explica que o curso é um passo importante na carreira dos militares. “Vai ser um momento de agregar conhecimento, aprimorar, atualizar alguns conhecimentos em relação ao Atendimento Pré-Hospitalar (APH) tático, ao salvamento terrestre, salvamento veicular, que está sempre ali em atualização, em constância”.

Coordenadora do Curso de Formação de Sargentos Bombeiros Militares 2024, do polo em Rio Branco, sargento Misma da Silva Maciel Fernandes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A formação terá carga horária de 860 horas-aula em regime escolar semipresencial, com estágio operacional, podendo ter atividades extraclasse após às 18h, aos sábados, domingos e feriados.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil apresenta redução significativa de homicídios e acidentes de trânsito no Acre em abril

Publicado

em

Por

O Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Acre (PCAC) divulgou, na semana passada, um relatório favorável em relação ao índice de mortes violentas intencionais (MVI) ocorridas no mês de abril de 2024, trazendo boas notícias sobre a Segurança Pública do Estado. Os dados revelam uma queda notável no índice de homicídios e de acidentes de trânsito.

Comparando ao mês anterior, abril registrou uma redução significativa de 33,33% nos casos de homicídios. Essa diminuição é ainda mais expressiva quando se compara com o mesmo período do ano passado, com a capital do estado apresentando uma redução de 72,72% nos casos de homicídios.

Em abril foi registrada uma redução significativa de 33,33% nos casos de homicídios. Foto: arquivo/ PCAC

Além disso, o relatório destaca que cerca de 50% dos homicídios registrados foram cometidos com arma de fogo, evidenciando a importância de uma política de controle de armas para o combate à violência.

As tentativas de homicídios também apresentaram uma queda de aproximadamente 10,53% entre abril e março deste ano, indicando um ambiente mais seguro para os cidadãos acreanos.

Em relação aos acidentes de trânsito, houve uma redução de 50% no número de mortes, com apenas seis casos registrados em abril, em comparação com os 12 casos ocorridos no mês anterior.

“Esses números refletem o compromisso do governo com a segurança pública e a dedicação de cada membro de nossas equipes. Fruto de um trabalho integrado, pautado na inteligência, na investigação rigorosa e na atuação preventiva”, observou o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel.

Em relação aos acidentes de trânsito, houve uma redução de 50%no número de mortes, com apenas seis casos registrados em abril. Foto: arquivo/ PCAC

Maciel ressalta ainda que, diariamente, são enfrentados desafios complexos, mas é exatamente em momentos como esse que se reafirma a importância do papel do Estado na sociedade, garantindo a segurança e a tranquilidade da população acreana.

Os dados apresentados no relatório foram compilados pelo Departamento de Inteligência da PCAC, por meio da Coordenação de Estatísticas e Análises de Dados.

É importante ressaltar que os dados estatísticos estão sujeitos a alterações à medida que as investigações criminais são concluídas, mas os números apresentados refletem uma tendência positiva na luta contra a violência e os acidentes no Acre.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo