Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeitura de Sena Madureira implementará escola em tempo integral na rede municipal em 2025

Publicado

em

A equipe da Secretaria de Educação realizou uma reunião com os pais dos alunos da escola Messias Rodrigues para apresentar o projeto. Durante o encontro, todas as informações sobre o funcionamento da escola em tempo integral foram repassadas

O fornecimento do almoço será uma das inovações mais importantes, garantindo que os estudantes permaneçam bem alimentados e com energia para participar de todas as atividades programadas. Foto: assessoria

Com Yaco News

A administração do prefeito Gerlen Diniz (PP) trará, em 2025, um marco histórico para a educação municipal de Sena Madureira. Pela primeira vez, uma unidade da rede municipal de ensino funcionará no formato de escola em tempo integral, proporcionando aos alunos uma jornada de sete horas diárias na escola. O projeto será implantado na Escola Municipal Messias Rodrigues, localizada no bairro da Pista, que atende também estudantes do bairro da Vitória.

As aulas nesse novo formato terão início às 7 horas da manhã e se estenderão até as 14 horas, com os estudantes almoçando na própria unidade de ensino. “Precisamos investir na educação porque a educação muda a vida das pessoas. Esse projeto da escola em tempo integral objetiva melhorar a qualidade da educação oferecida às nossas crianças”, destacou o prefeito Gerlen Diniz.

Escola Municipal Messias Rodrigues, localizada no bairro da Pista, que atende também estudantes do bairro da Vitória. Foto: internet 

A escolha da Escola Municipal Messias Rodrigues se deu devido à sua estrutura já existente, que inclui quadra de esportes, auditório e uma piscina que será revitalizada pela Prefeitura. Segundo a secretária municipal de educação, professora Aurelina Pinheiro, as adaptações e melhorias estão sendo realizadas para garantir o sucesso do projeto. “Estamos bastante otimistas e, a pedido do prefeito Gerlen, adotando todas as medidas para que o projeto ocorra de maneira exitosa. Pela primeira vez em Sena Madureira, teremos uma escola da Prefeitura funcionando em tempo integral”, afirmou.

Nesta semana, a equipe da Secretaria de Educação realizou uma reunião com os pais dos alunos da escola Messias Rodrigues para apresentar o projeto. Durante o encontro, todas as informações sobre o funcionamento da escola em tempo integral foram repassadas, e a proposta foi amplamente aprovada pelas famílias presentes.

O prefeito Gerlen Diniz busca transformar o cenário educacional do município, promovendo mudanças significativas na vida dos estudantes e de suas famílias. Foto: internet 

Além de garantir as disciplinas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto incluirá atividades complementares que visam preparar os estudantes de maneira mais ampla, desenvolvendo habilidades diversas e fortalecendo o aprendizado.

Inicialmente, as vagas para a escola em tempo integral serão destinadas aos alunos já matriculados na unidade. Caso haja disponibilidade, as vagas remanescentes serão abertas para a comunidade em geral. Vale destacar que o projeto atenderá alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

O fornecimento do almoço será uma das inovações mais importantes, garantindo que os estudantes permaneçam bem alimentados e com energia para participar de todas as atividades programadas. A refeição será custeada pela Prefeitura, reafirmando o compromisso da administração com o bem-estar das crianças.

Com essa iniciativa, o prefeito Gerlen Diniz busca transformar o cenário educacional do município, promovendo mudanças significativas na vida dos estudantes e de suas famílias. A escola em tempo integral representa um investimento não apenas na educação, mas também no futuro da cidade.

“A educação em tempo integral é uma forma de oferecer oportunidades reais para nossas crianças. Queremos que esse modelo seja referência em Sena Madureira e inspire outros municípios a seguirem o mesmo caminho”, concluiu o prefeito.

A expectativa agora é de que o projeto seja um divisor de águas para a educação municipal, fortalecendo a base do aprendizado e criando novas perspectivas para os alunos da Escola Municipal Messias Rodrigues.

O projeto será implantado na Escola Municipal Messias Rodrigues, localizada no bairro da Pista, que atende também estudantes do bairro da Vitória. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo