Acre
Prefeitura de Rio Branco realiza abertura oficial do Programa Saúde na Comunidade – Itinerante Fluvial

A Prefeitura de Rio Branco lançou oficialmente mais uma etapa do Programa Saúde na Comunidade – Itinerante Fluvial nesse sábado (16), com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores das comunidades ribeirinhas de Rio Branco, por meio de serviços de saúde. A cerimônia inaugural ocorreu na comunidade Barro Alto, localizada na região da Transacreana.
Esta iniciativa itinerante, agora em sua terceira edição, conta com a participação de 70 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio, e visa atender mais de 2 mil pessoas em 167 comunidades ao longo de um período de 30 dias, percorrendo rios e igarapés da região. Os serviços oferecidos incluem atendimento médico e odontológico, exames como PCCU e pré-natal, vacinação, distribuição de medicamentos, além de palestras e orientações para os moradores locais.

Bocalom: “É um trabalho que eu sonhei em fazer” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
O prefeito de Rio Branco expressou sua satisfação com o programa, enfatizando o impacto positivo que está sendo proporcionado à população da zona rural. Ele destacou que, além da infraestrutura viária, a prefeitura está comprometida em fornecer uma série de outras ações para melhorar a vida dos moradores das áreas rurais.
“O trabalho que a gente tá fazendo na zona rural é um trabalho que eu sonhei em fazer, porque já tinha feito a Acrelândia, que era exatamente isso, levar mais dignidade para a população da zona rural. Primeiro, a estrada, e junto com a estrada chega uma série de outras ações da prefeitura. Esse programa nosso de atendimento rural em saúde, que é o itinerante em saúde, a gente já faz desde 2022, não tenho dúvida nenhuma que é importantíssimo. Aqui nessa comunidade, por exemplo, é a primeira vez, mas daqui são mais dez comunidades para cima e que a gente vai atender mais de três mil pessoas, não tenho dúvida disso”, comemorou o prefeito.

Sheila: “A prefeitura continuará realizando mais serviços como este” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
A secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, também ressaltou a importância dessas ações para os moradores, afirmando que a prefeitura continuará realizando esforços para oferecer mais serviços como este.
“Ainda há muita coisa pela frente, muitas ações a ser feitas. A Prefeitura de Rio Branco inicia os atendimentos de saúde fluvial aqui no Barro Alto. E pelos depoimentos das pessoas que a gente já conversou aqui, as grandes lideranças, está sendo excelente. Nós ficamos muito felizes, porque essa é a determinação do nosso prefeito, trazer dignidade, trazer saúde para a zona rural, para os ribeirinhos”.
Além disso, foram feitas intervenções nos ramais ao redor da comunidade do Barro Alto, recebendo elogios dos moradores, que expressaram sua gratidão pelo trabalho realizado pela prefeitura.

Ação demonsta o compromisso da gestão em proporcionar acesso à saúde (Foto: Evandro Derze/Assecom)
As falas dos moradores destacaram a importância do atendimento oferecido, agradecendo pela oportunidade de receberem cuidados médicos e odontológicos essenciais sem precisar se deslocar para a cidade. Eles também elogiaram as melhorias nos acessos viários, demonstrando reconhecimento pelo empenho da gestão municipal em atender às necessidades das comunidades rurais.
A ação Itinerante Fluvial continua a demonstrar o compromisso da prefeitura de Rio Branco em proporcionar acesso à saúde e melhorias nas condições de vida das comunidades ribeirinhas, evidenciando o valor dessas iniciativas para os moradores dessas regiões.
Comentários
Acre
Defesa Civil interdita rua Marechal Rondon após erosão provocada pela cheia do Rio Acre em Brasileia
Na noite desta quinta-feira, 15, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Brasiléia emitiram um comunicado conjunto e realizam a interdição da rua Marechal Rondon, antiga Rua da Goiaba, após serem identificados sinais avançados de erosão no local.
De acordo com a Defesa Civil, o desbarrancamento foi causado pela força da água do rio, que permanece acima da cota de alerta.
No início da noite, o nível do Rio Acre em Brasileia estabilizou em 10,07 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 9,80 metros, e se aproximando da cota de transbordamento.
O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, estiveram pessoalmente no local para acompanhar a situação e definir as medidas emergenciais.
Segundo o prefeito, a interdição foi necessária para garantir a segurança da população. “Estamos aqui na rua Marechal Rondon, e presenciamos mais cedo que, devido à enchente do Rio Acre, o solo está desbarrancando. Diante desse cenário, tomamos a decisão de interditar o trecho para evitar riscos maiores”, afirmou.
O gestor municipal reforçou o pedido para que motoristas evitem utilizar a via, que é uma das principais rotas de acesso à ponte e a rotatória. “Desde já agradecemos à população de Brasileia que utiliza essa via. Sabemos que é um caminho mais prático para chegar à ponte e acessar a rotatória mas pedimos que evitem o uso, pois pode causar um acidente, um transtorno e até algo fatal”, alertou o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, destacou que a interdição faz parte de um conjunto de medidas preventivas e que a prefeitura já iniciou ações paliativas no local. “Neste momento, a Defesa Civil está fazendo os devidos paliativos, com sinalização e interdição da avenida, para que a prefeitura possa executar os reparos necessários com segurança”, explicou ele.
A Prefeitura de Brasileia e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do Rio Acre de forma contínua e informam que novas medidas poderão ser adotadas caso o volume de água volte a subir. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período de cheia.
d653c080-6864-4813-b5ff-adcd5767cf19
Comentários
Acre
Empresário acreano morre ao salvar filhas de afogamento em praia de Fortaleza
Empresário acreano e ex-coordenador da AMAC conseguiu resgatar as crianças, mas foi arrastado pela correnteza e não resistiu
O empresário e ex-coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcio Neri, morreu nesta quinta-feira (15) após entrar no mar para salvar as duas filhas que estavam sendo arrastadas por uma forte correnteza em uma praia de Fortaleza, no Ceará.
De acordo com informações apuradas, Neri conseguiu, com grande esforço, levar as crianças em segurança até a areia. No entanto, exausto após o resgate, acabou sendo puxado novamente pelas ondas e desapareceu diante da família.
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e iniciou as buscas. O corpo do empresário foi localizado já sem sinais vitais. Socorristas ainda tentaram reanimá-lo por vários minutos com manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não houve sucesso. A morte foi constatada ainda no local, em meio à comoção de banhistas e familiares.
Natural do Acre, Marcio Neri era uma figura conhecida no estado, especialmente por sua atuação na AMAC, onde exerceu por anos a função de coordenador, participando da articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos municípios acreanos.




























Você precisa fazer login para comentar.