Acre
Prefeitura de Epitaciolândia asfalta ruas que irão beneficiar cerca de 750 alunos
Da redação
A prefeitura municipal de Epitaciolândia, através da Secretaria de Obras, concluiu os trabalhos de asfalto em duas ruas do Bairro Fontenele de Castro neste final de semana. A principal, dá acesso à escola Belo Porvir onde tem cerca de 750 alunos da rede pública estadual diariamente em três turnos.
O convênio 003/2014, foi possível 770 toneladas de asfalto que irá beneficiar quase 10 ruas da cidade com camadas de asfalto, sendo que mais da metade já foi beneficiada, levando acessibilidade aos moradores de Epitaciolândia.
Esse convênio fora feito com o Governo do Acre, através da Secretaria de Planejamento do Estado do Acre no valor de R$ 800 mil reais, que irá beneficiar cinco ruas com asfalto, além de pavimentação com tijolos em cinco becos.
Continuando, estará iniciando nesta semana, o asfaltamento da rua Raimundo B. de Sousa, no Bairro Satel e os trabalhos de tapa buracos em 12 ruas da cidade. As ruas Fontenele de Castro e a Presidente Costa e Silva, serão beneficiadas com calçadas.
Neste final de semana, os trabalhos no Bairro Fontenele de Castro forma encerrados com o o asfaltamento da Rua Pará, que irá dar acesso aos Bairros Vila Vitória, José Inácio de Mesquita e acesso ao Bairro José Hassem.
Comentários
Acre
17º Circuito Junino de Rio Branco acontece neste fim de semana com tradição, dança e celebração da cultura popular
Evento reúne quadrilhas de diversos bairros em apresentações culturais no Quadrilhódromo – Casa de Cultura, a partir das 19h.
O clima junino toma conta da capital acreana com a volta do mais tradicional concurso de quadrilhas da cidade. O 17º Circuito Junino de Rio Branco acontece nos dias 20, 21 e 22 de junho, no Quadrilhódromo – Casa de Cultura, localizado na Arena da Floresta, no Segundo Distrito.
Promovido pela Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), o evento promete três noites de espetáculo, com apresentações de quadrilhas, shows e uma verdadeira celebração da cultura popular.
A programação começa na sexta-feira (20), a partir das 19h, com o cerimonial de abertura, seguido pelo Concurso de Realezas Mirim e o Concurso de Realeza da Diversidade, que celebra a inclusão e a representatividade. A noite termina com a apresentação da quadrilha CL na Roça, prometendo animação, beleza e coreografias típicas.
No sábado (21), quatro grupos juninos sobem ao tablado: Junina Escova Elétrica, Junina Assanhados na Roça, Junina Pega Pega e Junina Explode Coração, também com início às 19h. Cada grupo traz enredos criativos, figurinos coloridos e muita energia.
O domingo (22) marca o encerramento do circuito, com as apresentações das quadrilhas Junina Malucos na Roça, Junina Sassaricano na Roça e Junina Matutos na Roça. A noite termina com a apuração dos resultados, prevista para as 22h, coroando os melhores grupos da competição.
Para Lene Santos, presidente da Liquajac, o Circuito Junino é mais do que uma competição, é um espaço de resistência cultural e inclusão.
“Cada apresentação é fruto de muito esforço, criatividade e paixão pelo movimento junino. As quadrilhas trabalham o ano inteiro para mostrar ao público um espetáculo que mistura dança, teatro e muita emoção. Convidamos toda a população de Rio Branco a prestigiar e fortalecer essa tradição que é nossa”, destaca.
Com entrada gratuita, o evento é uma oportunidade para famílias, amigos e visitantes vivenciarem de perto a riqueza das festas juninas acreanas. A organização reforça que o espaço terá estrutura de segurança, alimentação típica e muita alegria, garantindo que todos possam aproveitar a festa.
Serviço:
📅 Data: 20, 21 e 22 de junho
⏰ Horário: A partir das 19h
📍 Local: Quadrilhódromo – Casa de Cultura (Arena da Floresta)
🎟️ Entrada gratuita
Comentários
Acre
Policial Civil do Acre conclui curso de pilotagem fluvial com missões na Bolívia e no Peru
Durante 40 dias, o agente da Polícia Civil do Acre (PCAC), José Juscelino Brasil, mergulhou — literalmente — em um treinamento voltado para operações em rios e igarapés. Ele participou do Curso de Pilotagem Operacional de Embarcações, oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).
A capacitação teve carga horária de 540 horas-aula e aconteceu no Vale do Juruá, região em que navegar é, muitas vezes, a única forma de se deslocar.
O curso combinou teoria e prática, com aulas de mecânica de motores de popa, sistemas de rabeta, técnicas de flutuação, natação operacional e salvamento aquático com uso de motonáutica.
Na prática, os participantes foram levados a dois tipos de desafios: uma missão internacional, percorrendo trechos fluviais da Bolívia e do Peru, e uma simulação interestadual, que colocou em cena situações reais de resgate e transporte em áreas isoladas.
“Agora, posso atuar com mais segurança em operações fluviais, em locais onde não se chega de carro, apenas pelo rio. É uma forma de ampliar a presença da Polícia Civil nos lugares onde o Estado muitas vezes chega por último”, disse.
O curso integra as ações da Polícia Civil em adaptar suas operações à realidade geográfica do Acre, onde a malha fluvial é tão importante quanto as estradas.
Com informações da PCAC
Você precisa fazer login para comentar.