Conecte-se conosco

Flash

Prefeito Sérgio Lopes garante mais apoio e emendas para Epitaciolândia em Brasília

Publicado

em

Durante três dias desta semana o prefeito de Epitaciolândia Sergio Lopes, visitou vários gabinetes dos senadores e deputados federais do Estado do Acre em busca de apoio para o desenvolvimento do município.

Começando a agendas na segunda-feira, 8, em busca de recursos e de destravar emendas para o município. O Gestor fez uma visita na sede da Associação dos Municípios do Acre na capital Federal, acompanhando a alocação dos recursos para as mais variadas áreas da nossa cidade.

Na manhã do dia 9, Sérgio Lopes participou da mobilização municipalista promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília. Onde foi discutido amplamente entre o Congresso Nacional e o Executivo: a redução da alíquota de pagamento da folha dos Municípios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 20% para 8% que é importantíssima para a saúde financeira do município.

Ainda no dia 9, o prefeito  acompanhou a sessão solene em comemoração aos 60 anos do Conselho Federal de Odontologia – CFO e dos conselhos regionais à convite do Deputado Federal, que me apresentou ao Presidente do CFO Juliano do Vale e ao Presidente do CRO/AC Jairo Dockhorn.

O Deputado é o Relator da Comissão que visa alterar o salário-mínimo dos médicos e cirurgiões dentistas, para incluir técnicos e auxiliares de saúde bucal que também era pauta da sessão de hoje.

Em seguida estive reunido com o parlamentar agradecendo as emendas destinadas para Epitaciolândia e, apresentando mais projetos da nossa gestão para seguir investindo no desenvolvimento do nosso município.

A tarde o prefeito visitou o gabinete do Senador Sergio Petecão onde foi discutido estratégias voltadas a novos investimentos no município.

Dentre eles um em destaque que é a implementação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), com o propósito de oferecer à juventude local cursos profissionalizantes.

Além disso, o prefeito recebeu do senador a garantia de envio de recursos para reconstruir a nova Câmara Municipal, atendendo a uma antiga reivindicação dos vereadores.

Outro anúncio relevante feito por Petecão foi sobre a ampliação e a construção da cobertura da quadra de esportes do bairro José Hassem.

No mesmo dia o prefeito visitou também o Senador Márcio Bittar, na ocasião, agradeceu pelas emendas alocadas para o município de Epitaciolândia, que já estão sendo executadas várias obras oriundas desses recursos. Além disso, o parlamentar garantiu mais R$ 5 milhões para construção de casas populares no município, além de garantir a diferença de valor para a construção da nova ponte em concreto que liga Epitaciolândia a Brasileia.

Nesta quarta-feira, 10, o prefeito visitou o Deputado federal Roberto Duarte, Na oportunidade fiz questão de agradecer ao parlamentar pelo empenho e parceria com a nossa gestão no envio de recursos. São R$ 6,5 milhões destinados pelo deputado para o município de Epitaciolândia para várias áreas como Assistência Social, Saúde, Agricultura e outras.

Sérgio Lopes visitou também a deputada Meire Serafim na ocasião o prefeito apresentou alguns projetos para a deputada que, se colocou à disposição da gestão e irá enviar recursos para o município nesse ano de 2024.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Seis detentos fogem do presídio Manoel Neri em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Forças de segurança realizam operação integrada para recapturar os foragidos

Seis detentos fugiram na tarde deste domingo (1º) da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul, conhecida como presídio Manoel Neri, no município de Cruzeiro do Sul.

De acordo com as primeiras informações, a evasão foi percebida por agentes penitenciários por volta das 13h30. Os presos estavam custodiados no pavilhão 8 da unidade. As circunstâncias da fuga ainda estão sendo apuradas.

Após a confirmação, foi iniciada uma operação integrada de buscas com a participação da Polícia Penal, do Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e de outras forças de segurança do Estado.

Em nota, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) confirmou os nomes dos foragidos: Tiago Gomes da Silva; Messias Cavalcante Pedrosa; Taisson Gomes de Souza; Bruno do Nascimento Monteiro; Antônio da Silva e Silva; e Anderson Galvão da Silva.

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, informou que todos os esforços estão sendo empregados para localizar e recapturar os detentos o mais rápido possível. As autoridades pedem que qualquer informação sobre o paradeiro dos fugitivos seja repassada de forma anônima às forças policiais.

Governo emitiu uma nota sobre o caso – Veja abaixo.

Nota pública sobre a fuga de seis detentos em Cruzeiro do Sul

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Jerry Correia reforça parceria com a Coocafé e destaca avanços na agricultura familiar

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio do prefeito Jerry Correia, participou de uma importante reunião na sede da Coocafé – Cooperativa de Cafeicultores de Assis Brasil, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural do município.

Também estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura, Jeovane, o agrônomo Francisco, além de produtores e cooperados.

Durante o encontro, o prefeito apresentou os resultados da parceria entre a Prefeitura e a Coocafé desde a sua fundação até os dias atuais. Ele destacou que a gestão municipal tem mantido presença ativa junto aos produtores, garantindo apoio técnico e institucional, além da renovação dos compromissos firmados com a cooperativa.

“O fortalecimento da cadeia produtiva do café é uma das prioridades da nossa gestão. O café tem sido um dos pilares da economia rural de Assis Brasil, e vamos continuar apoiando os produtores”, afirmou o prefeito.

Jerry Correia também ressaltou a importância de ampliar as frentes de atuação da cooperativa, incentivando a diversificação da produção. Segundo ele, Assis Brasil ainda possui grande potencial a ser explorado, especialmente nas áreas de fruticultura e na criação de pequenos animais, o que pode gerar mais renda, emprego e oportunidades para as famílias da zona rural.

Durante a reunião, o prefeito parabenizou o presidente da cooperativa, Silvano Silva, pelo trabalho desenvolvido à frente da instituição, reconhecendo sua liderança e dedicação no fortalecimento da organização e no apoio aos produtores locais.

Para a gestão municipal, o fortalecimento das cooperativas e dos grupos rurais organizados é o caminho para impulsionar a agricultura familiar, promover desenvolvimento sustentável e garantir crescimento econômico para o município.

A Prefeitura de Assis Brasil segue comprometida em apoiar o homem e a mulher do campo, valorizando quem produz e contribui diretamente para o progresso da cidade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo realiza resgate aeromédico em aldeia e garante tratamento à indígena vítima de picada de cobra

Publicado

em

O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Saúde (Sesacre) realizou, na tarde do sábado, 28, um resgate aeromédico em área de selva fechada, na divisa entre Acre e Amazonas, no município de Atalaia do Norte, na Aldeia Nane Matxi, atendendo um indigena, vítima de picada de cobra. A ação conjunta, mostrou mais uma vez o alinhamento entre as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Ciopaer e Samu realizam resgate aeromédico em aldeia indígena. Foto: cedida

A aeronave decolou da base de Cruzeiro do Sul às 10h30 e em razão das dificuldades de acesso ao local, caracterizado por mata densa e ausência de área adequada para pouso, os moradores locais, orientados pela equipe Ciopaer, fizeram a abertura de clareira na vegetação para viabilizar a operação aérea, oferecendo condições seguras para realização do resgate.

Sob as orientações do Ciopaer, os indígenas fizeram uma clareira em tamanho específico para pouso da aeronave. Foto: cedida

A ação, resgatou o indígena, Fernando Dionísio da Silva, de 44 anos, vítima de picada de jararaca, ocorrido no dia 23 de fevereiro de 2026. Ele já apresentava necrose, que refere-se à morte celular ou de tecido no organismo, ascendendo um sinal de alerta e o inevitável pedido de resgate.

Após a chegada no local, realizou-se a estabilização e embarque do paciente, recebendo os primeiros atendimentos para a condução em condições estáveis ao Hospital Regional, por meio da ambulância do Samu, para dar continuidade ao atendimento médico especializado.

Médica do Samu, Raquel Gabriela Washing, presta os primeiros atendimentos à vítima. Foto: cedida

De acordo com a médica do Samu, Raquel Gabriela Washing, o trabalho conjunto entre Ciopaer e Samu, garante segurança e eficiência nas ações de resgate e tem mostrado o quanto a assistência em urgência evoluiu nos últimos anos no estado, sobretudo, resgate aeromédico em áreas de difícil acesso:

“Neste resgate, atendemos um paciente indígena em uma aldeia distante, vítima de picada de jararaca, uma situação que exige rapidez e suporte avançado imediato. Graças a esse avanço conseguimos chegar com segurança, estabilizar o paciente ainda no local e realizar o transporte adequado para continuidade ao tratamento. Hoje temos estrutura, preparo técnico e protocolos que nos permitem oferecer atendimentos de qualidade mesmo em áreas de difícil acesso”, enfatizou.

Raquel Gabriela Washing (ao centro): “Hoje temos estrutura, preparo técnico e protocolos que nos permitem oferecer atendimentos de qualidade mesmo em áreas de difícil acesso”. Foto: cedida

O comandante do Ciopaer no Juruá, Sérgio Albuquerque, destacou os desafios da missão de resgate aeromédico: “O resgate foi um pouco difícil, tendo em vista que não havia local para pouso, é mata fechada e ao pedirem socorro a nós e ao Samu, orientamos que eles fizessem uma clareira para que o helicóptero pudesse pousar”.

Albuquerque ainda destacou o empenho das equipes e dos moradores da aldeia, possibilitando o resgate efetivo da vítima que foi picada duas vezes, não tendo condições de andar, obrigando-o a ficar esperando o resgate: “Nós passamos as medidas da clareira e eles fizeram direitinho, deixando uma rampa de entrada para facilitar nosso acesso. Ainda no local foram realizados os primeiros atendimento e foi realizado o embarque e regresso à base, com segurança e em tempo hábil, reflexo de nossos difíceis e essenciais treinamentos”, finalizou.

A missão foi concluída sem intercorrências, resultado de planejamento cauteloso e coordenação eficiente entre a tripulação do Ciopaer e Samu. O atendimento foi realizado observando rigorosamente os protocolos e procedimentos operacionais padrões das operações aéreas,  garantindo a segurança operacional e a adequada assistência ao paciente durante toda a missão.














The post Governo realiza resgate aeromédico em aldeia e garante tratamento à indígena vítima de picada de cobra appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo