fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeito Jerry Correia anuncia reajuste salarial para servidores da administração e profissionais da educação

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil segue reafirmando o compromisso com a valorização dos servidores públicos municipais. Na manhã de hoje, o prefeito Jerry Correia esteve reunido com as diretorias dos sindicatos que representam as categorias da administração municipal e da educação para anunciar importantes avanços.

Durante o encontro com o sindicato dos servidores da administração municipal, foi confirmado o reajuste salarial de 4,83%. Esse aumento já será incorporado aos vencimentos dos trabalhadores a partir do mês de janeiro, cumprindo o que foi estabelecido em lei criada ainda na primeira gestão do prefeito.

Na sequência, em reunião com o sindicato dos professores e profissionais da educação, foi anunciado, por meio de decreto, o reajuste do piso nacional da educação. O aumento de 6,27% garante que Assis Brasil continue alinhada com as diretrizes nacionais e valorize seus profissionais da área.

“A valorização do servidor público é uma marca da nossa gestão. Esses reajustes reforçam nosso compromisso com os trabalhadores que se dedicam diariamente para fazer nossa cidade avançar”, destacou o prefeito Jerry Correia.

A gestão municipal reforça que segue empenhada em dialogar e atender às demandas dos servidores, fortalecendo os serviços públicos e promovendo melhorias para toda a população de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Longe de ser habilitado, Acre está fora da lista de frigoríficos reprovados pela China

Publicado

em

Imagem ilustrativa/internet

Fonte: Poder 360

O Acre está fora da lista de frigoríficos indicados pelo governo do presidente Lula para exportação de carne bovina para a China. Das 38 plataformas apresentadas, 28 foram reprovadas na última sexta-feira (11) após análise da GACC (Administração-Geral de Aduanas da China, na sigla em inglês), mas nenhuma é do Acre.

A razão é simples, o estado não chegou sequer integrar a lista de frigoríficos brasileiros, apresentada no ano passado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) ao governo chinês.

Com relação às plantas frigoríficas reprovadas, o parecer chinês indicou não conformidades com os critérios técnicos exigidos, incluindo: localização dos estabelecimentos em áreas com restrição sanitária conforme as normas da China; ausência de vestiários com acesso direto às áreas de produção; e falhas no procedimento de verificação da idade dos bovinos no momento do abate.

A GACC recomendou que o Brasil adote as correções necessárias e submeta novamente os estabelecimentos via sistema Cifer (Registro de Empresas Exportadoras de Alimentos para a China).

Comentários

Continue lendo

Acre

Juiz aposentado condena “onda de linchamento” contra filha do secretário Assurbanipal Mesquita

Publicado

em

Screenshot

O juiz aposentado Ednaldo Muniz condenou por meio de suas redes sociais o que chama de “onda de linchamento” contra a filha do secretário de estado, Assurbanipal Mesquita, a Assúria Mesquita, jovem de 20 anos, acusada de praticar xenofobia pela internet.

Para Ednaldo, os condenadores de Assúria e setores da imprensa desrespeitam quando apresentam a jovem academia como filha de um secretário de estado: “Isso é um desprestígio, um desrespeito com ela e com a família. Tentam tirar proveito desse fato”, comentou.

Para o juiz aposentado é preciso entender o que aconteceu e tirar lições dos fatos. “Eu vi até o Ministério Público dizendo que vai investigar a prática de xenofobia, advogado dizendo que todo acreano, somos mais de 800 mil, deveria entrar com processo por dano moral conta a Assúria. Olha que absurdo”, analisa.

Com relação ao pedido de apuração pelo Conselho Regional de Medicina, Ednaldo lembrou: “a moça não é medica pessoal, vamos baixar a bola”. O especialista em direito deixa claro em sua live que não defende o erro cometido por Assúria, mas, “não endosso o linchamento público”.

Ednaldo teme que a jovem seja expulsa do curso de medicina. “Eu vou ser contra, se isso acontecer”. Ainda de acordo o juiz aposentado, “muita gente que vai as redes sociais julgar Assúria, sequer leu as postagens, vai na onda que coloca em risco a integridade física dessa jovem”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Domingo de Ramos: o significado espiritual que une triunfo e paixão

Publicado

em

Tradição milenar que mistura ramos bentos, procissões e a encenação da Paixão de Cristo marca início da Semana Santa

A tradição de usar ramos vem dos relatos bíblicos, onde o povo acolheu Jesus com ramos e roupas estendidas pelo caminho (Lucas 19,36). Foto: cedida 

Este domingo (13) marca o início da Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos, um dos momentos mais simbólicos da liturgia cristã. A data relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi aclamado pelo povo como “Aquele que vem em nome do Senhor”, dando início aos eventos que culminam com a Páscoa, celebrada no próximo domingo (20).

A programação está sendo realizada na igreja ‘Paróquia Nossa Senhora das Dores – Brasiléia-Acre’, igreja central, com bênção e procissão dos ramos, além da Santa Missa celebrada em dois horários ao longo do dia: 6h e 19h.

É tradição que esses ramos, após secarem, sejam guardados para serem queimados no ano seguinte, fornecendo as cinzas usadas na celebração da Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma. Foto: cedida 

O significado dos ramos

A tradição de usar ramos vem dos relatos bíblicos, onde o povo acolheu Jesus com ramos e roupas estendidas pelo caminho (Lucas 19,36), como sinal de reverência e fé. Hoje, os ramos — geralmente de palmeiras — são abençoados e levados para casa como sinal de proteção espiritual e compromisso com a fé cristã.

É tradição que esses ramos, após secarem, sejam guardados para serem queimados no ano seguinte, fornecendo as cinzas usadas na celebração da Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma.

Liturgia e simbolismo

A liturgia do Domingo de Ramos também contempla a leitura da Paixão de Cristo, realizada de forma encenada, com participação de diferentes leitores que representam os personagens bíblicos. Essa leitura será retomada durante as celebrações do Tríduo Pascal (quinta, sexta e sábado), momento central da fé cristã.

A cena descrita no Evangelho de Lucas (19,36) – onde Jesus é recebido com ramos e mantos – se renova anualmente nas comunidades cristãs. Os ramos de palmeira (ou outras árvores locais onde não há palmeiras) simbolizam:

  • Reconhecimento de Cristo como Messias
  • Paz e renovação espiritual
  • Proteção para os lares que os recebem
Ciclo sagrado: dos ramos às cinzas

A tradição guarda profundo simbolismo circular:

  1. Bênção dos ramos: Realizada antes da procissão inaugural
  2. Conservação: Secam naturalmente em lugares dignos das casas
  3. Transformação: Queimados no ano seguinte para as cinzas da Quarta-feira de Santa
  4. Renovação: Marcam o início de novo ciclo quaresmal

“Esses ramos são sacramentais que nos lembram que o mesmo Cristo aclamado será crucificado – convite à coerência de vida”, explica Dom José Alberto, liturgista.

Hoje, os ramos — geralmente de palmeiras — são abençoados e levados para casa como sinal de proteção espiritual e compromisso com a fé cristã. Foto: cedida 

Drama sagrado: a Paixão encenada

A liturgia deste domingo tem estrutura singular:

Procissão alegre com ramos (evocando a entrada em Jerusalém)
Leitura dramática da Paixão (Mateus, Marcos ou Lucas, conforme o ano litúrgico)
Silêncio contemplativo após o relato da morte de Cristo

Dados curiosos:
  • No Brasil, seringueira, cipó e folhas de bananeira substituem palmeiras em várias regiões
  • A Igreja Ortodoxa chama esta celebração de “Domingo das Salvas”
  • A data varia entre março e abril, conforme a Lua Cheia pascal

Preparação para o Tríduo

Este domingo introduz os fiéis no mistério central da fé:

  • Quinta-feira Santa: Instituição da Eucaristia
  • Sexta-feira da Paixão: Morte redentora
  • Sábado de Aleluia: Vigília pascal
O que fazer com os ramos?
  • Levar para benção durante a missa
  • Colocar junto a crucifixo ou imagens sagradas
  • Entregar na paróquia no ano seguinte para virar cinzas

Na Igreja Paróquia Nossa Senhora das Dores (Brasiléia-Acre), a programação está sendo realizada com bênção e procissão dos ramos, além da Santa Missa celebrada em dois horários ao longo do dia: 6h e 19h.

A programação da Semana Santa segue até o Domingo de Páscoa.

Confira os principais eventos:
Domingo de Ramos (13)
  • Missas: 06h e 19h
  • Bênção e procissão dos ramos
Quarta-feira Santa (16)
  • Missa Crismal: 19h
  • Bênção dos óleos do Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos
Quinta-feira Santa (17)
  • Celebração da Ceia do Senhor e Lava-Pés
  • Adoração ao Santíssimo Sacramento após a missa
Sexta-feira Santa (18)
  • Celebração da Paixão e Morte de Cristo
  • Procissão de Cristo Morto
  • Encenação da Morte de Cristo na Concha Acústica
Sábado Santo (19)
  • Vigília Pascal
Domingo de Páscoa (20)
  • Alvorecer da Ressurreição
  • Missas nos horários tradicionais: 06h, e 19h
Domingo de ramos da paixão do senhor
13 de abril de 2025 – às 7h – Em comunhão com a Pastoral da Criança.
Presidente da celebração: Padre Robson Eudes da Costa
– Concelebrante: Diácono Carlos Lourenço Fuzetti
– Comentarista: Rejanea
– Salmista: Geovana
– Animação: Ministério de Música
Dados que inspiram:
  • É a única celebração mencionada nos 4 Evangelhos
  • Dura mais que missas normais (cerca de 90min)
  • Na Terra Santa, fiéis descem do Monte das Oliveiras repetindo o trajeto de Cristo
Convite à Conversão Quaresmal

Este dia nos questiona:

  • Como aclamamos Cristo nos templos, mas O negamos na vida?
  • Que “mantos” (nossos talentos) colocamos no caminho do Senhor?
  • Estamos prontos a seguir do Hosana ao “Crucifica-O” da Semana Santa?

“Não basta carregar ramos, é preciso tornar-se ramo – flexível à vontade do Pai como Cristo foi”

(Pe. Robson Eudes da Costa, Sermão do Domingo de Ramos)

Seguindo os passos de Jesus no caminho da cruz, fazemos memória de sua entrada em Jerusalém.

A solene liturgia marca o início da Semana Santa, centro do grande acontecimento da nossa fé:

– Mistério da paixão

– Morte e ressurreição do Senhor.

Com os ramos nas mãos, acolhamos aquele que sendo Deus, vem a nós como humilde servidor.

Abril
  • 17 (quinta-feira): Quinta-feira Santa (ponto facultativo)
  • 18 (sexta-feira): Sexta-feira da Paixão (feriado nacional)
  • 21 (segunda-feira): Tiradentes (feriado nacional)

Proximas datas e feriados nacionais:
Maio
  • 1º (quarta-feira) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)

Junho

  • 15 (domingo): Aniversário do Estado do Acre (feriado estadual)
  • 19 (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
Julho
  • Sem feriado ou ponto facultativo
Agosto
  • 6 (quarta-feira): Início da Revolução Acreana (ponto facultativo)
Setembro
  • 5 (sexta-feira): Dia da Amazônia (feriado estadual)
  • 7 (domingo): Independência do Brasil (feriado nacional)
Outubro
  • 12 (domingo): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
  • 28 (terça-feira): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
Novembro
  • 2 (domingo): Finados (feriado nacional)
  • 15 (sábado): Proclamação da República (feriado nacional)
  • 17 (segunda-feira): Tratado de Petrópolis (feriado estadual)
  • 20 (quinta-feira): Dia da Consciência Negra (feriado nacional)
Dezembro
  • 24 (quarta-feira): Véspera de Natal (ponto facultativo)
  • 25 (quinta-feira): Natal (feriado nacional)
  • 31 (quarta-feira): Véspera de Ano Novo (ponto facultativo)

Comentários

Continue lendo