Conecte-se conosco

Acre

Prefeito de Brasiléia vai a Brasília e debate imigração dos haitianos e emendas parlamentares para 2014

Publicado

em

Prefeito Everaldo Gomes atende convite de Comissão de Relações Exteriores do Senado para debater situação dos haitianos na fronteira e confirma com parlamentares emendas para Brasiléia

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes foi a Capital federal essa semana para tratar de assuntos importantes para a região de Brasiléia. A primeira pauta de reuniões que o prefeito participou, debateu os problemas que os haitianos vêm causando ao município. A segunda agenda em Brasília foi para confirmar as emendas solicitadas aos Senadores e deputados federais.

As reuniões durante os dois dias que passou em Brasília serviu para confirmar as emendas solicitadas aos parlamentares e adicionar outras, caso fosse possível. Os problemas dos haitianos também foram debatidos, tendo em vista, que o prefeito recebeu o convite do presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, Ricardo Ferraço para debater o tema em reunião no Ministério da Justiça.

O problema causado com a permanência dos haitianos passou a ser de conhecimento real dos representantes do Ministério da Justiça, que por meio de seu secretário, representando o ministro, vai analisar com os parlamentares a melhor forma de não prejudicar a população de Brasiléia com a imigração haitiana.

O prefeito Everaldo Gomes participou da reunião com os representantes do Ministério da Justiça, juntamente com o Senador Sergio Petecão (PSD), Anibal Diniz (PT) e Jorge Viana (PT), além da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB).

Para o prefeito a reunião foi produtiva, e os representantes do Ministério vai analisar de perto o trabalho que vem sendo feito com os haitianos e as ações que podem ser colocadas em prática para diminuir os impactos causados com a imigração Haitiana pela fronteira.

“Agora sabemos que tudo será debatido também com o nosso município e que vamos está sendo ouvido. Já que é Brasiléia que arca com os atendimentos de saúde e que garante a manutenção dos espaços da cidade que muitas vezes são utilizados de forma inapropriada pelos amigos imigrantes. Brasiléia ajudou de mais os haitianos, e hoje vem sofrendo com a permanência deles no município. E por isso, queremos encontrar junto com o Governo Federal uma forma de nosso município não ser prejudicado ainda mais com essa imigração”, disse o prefeito.

O senador Sergio Petecão que acompanhou o prefeito disse que o problema dos haitianos para o Brasil é importante, mas como acreano, está focado na situação que hoje o povo de Brasiléia passa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre revisa Plano Plurianual 2024–2027 com ajustes no planejamento orçamentário

Publicado

em

Lei nº 4.746 atualiza programas, metas e referencial financeiro do Estado

Foto: Sérgio Vale/ac2horas

O governo do Acre publicou nesta terça-feira (30) a Lei nº 4.746, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o quadriênio 2024–2027. A norma, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis (Progressistas).

A revisão promove alterações no PPA originalmente aprovado pela Lei nº 4.282, de 27 de dezembro de 2023, com ajustes em diversos anexos que compõem o planejamento estratégico e orçamentário estadual. Entre as mudanças estão a atualização dos Programas Temáticos por Eixo Estratégico do Poder Executivo, a relação de programas institucionais, além dos programas e ações dos demais Poderes e das entregas previstas por objetivo e programa.

A nova lei também atualiza o referencial orçamentário para o período de 2024 a 2027, bem como as metas e prioridades que servirão de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, assegurando o alinhamento entre o planejamento de médio prazo e a execução anual do orçamento estadual.

De acordo com o texto legal, a inclusão, exclusão ou alteração de ações orçamentárias no PPA poderá ocorrer por meio das futuras leis orçamentárias anuais ou de créditos adicionais, passando automaticamente a integrar os respectivos programas. A norma ressalta ainda que os valores atribuídos a cada programa possuem caráter referencial, não constituindo limite para a programação das despesas nas leis orçamentárias.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre tem novo recuo e marca 15,35 metros em Rio Branco

Publicado

em

O nível do Rio Acre apresentou leve recuo na medição das 9h desta terça-feira (30) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h17, o Rio marcou 15,38 metros e, na medição das 9h, baixou para 15,35 metros, indicando tendência de vazante após dias consecutivos de elevação.

Mesmo com a redução, o nível do rio permanece acima da cota de transbordo, que é de 14 metros, e também da cota de alerta, fixada em 13,50 metros. A marca registrada nas primeiras horas do dia ainda mantém áreas ribeirinhas em situação de atenção na capital acreana.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro, o que reforça a indicação de estabilização e início de descida do nível do rio Acre, influenciado principalmente pelo comportamento da bacia hidrográfica.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco

Publicado

em

A programação do Fim de Ano da Família, realizada na capital acreana, segue garantindo a festa para famílias e amigos, neste mês de dezembro. Com a presença do público e o sucesso das vendas, a Feira Natalina teve a programação estendida e seguirá até o próximo domingo, acompanhando o cronograma da Vila Natalina no início de 2026.

Com organização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), a Feira Natalina, oferta desde gastronomia regional e internacional a doces e brinquedos, das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro, na Av. Arlindo Porto Leal, ao lado do Palácio Rio Branco.

Pequenos empreendedores ofertam opções da gastronomia e brinquedos infláveis na Feira Natalina ao lado do Palácio Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

Já na Praça Eurico Dutra, em frente ao Palácio Rio Branco, a Vila Natalina conta com a participação de empreendimentos de artesanato, doces e presentes. O espaço, que foi montado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), também recebe o público das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro.

Doces, artesanato e presentes são atrativos da Vila Natalina, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

De acordo com a chefe do Departamento de Pequenos Negócios da Sete, Sirlânia Venturin, apoio do governo por meio da Sete e instituições parceiras tem sido fundamental no incentivo da geração de renda para os pequenos negócios: “O resultado parcial da feira já tem apresentado excelentes resultados e esperamos que até o final possamos superar todas as expectativas dos empreendedores e público visitante”, destacou.

Som ao vivo

Para animar as noites de fim de ano, a Feira Natalina também conta com apresentações musicais, com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Confira a programação:

29 de dezembro (segunda-feira):
Das 20h às 22h – Som ao vivo com Franklin Pinheiro

04 de janeiro (domingo):
Das 19h30 às 21h30 – Encerramento com Jhon Rabelo

Divulgação Sete

The post Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS

Comentários

Continue lendo