DSC_7612

O convênio vai garantir que os estudantes Brasileiros realizem o internato e aulas práticas nas unidades e Centros de Saúde

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O Prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes assinou convênio com a Universidade da Amazônica de Pando na Bolívia na manhã desta terça-feira, 11. Acompanhado dos secretários de Planejamento, Saúde, Cultural, Comunicação e assessores, a parceria de cooperação mutua para o aprofundamento de intercambio de experiências dos acadêmicos Brasileiros na universidade Bolíviana nas unidades de saúde de Brasiléia foi reafirmado.

DSC_7578A assinatura do convênio garante que todos os acadêmicos brasileiros na universidade Federal boliviana possam fazer às práticas laborais nas unidades e Centros de Saúde. O que garante o aperfeiçoamento do ensino, e no futuro o exercício da profissão de forma qualificada.

Para o Prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes o convênio com a universidade boliviana vai garantir aos acadêmicos que realizarem os ensinos práticos na área da saúde, o aperfeiçoamento dos conhecimentos do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Precisamos incentivar e garantir aos nossos estudantes as condições necessárias para o exercício da profissão medica e de enfermagem. Temos uma relação muito boa com os irmãos bolivianos e parcerias como essas só fortalecem ainda mais a convivência na fronteira. A assinatura do convênio vai garantir profissionais qualificados para atuar na área da saúde pública seguindo os procedimentos adotados no Brasil”, disse Everaldo Gomes.

Para se ter uma ideia os alunos de medicina fazem a prática da disciplina de Semiologia e Saúde Pública. Os alunos do curso de enfermagem fazem o internato na área materno infantil. Além de outras áreas que são de fundamental importância na formação acadêmica.

A secretária de Saúde, Maria Luzia destacou a importância da parceria e parabenizou o prefeito por garantir aos acadêmicos se profissionalizar conhecendo as reações normais de saúde brasileira.

A coordenadora de saúde, Chiquinha Oliveira agradeceu o prefeito e a reitoria da universidade boliviana pelo convênio. A coordenadora foi uma das articuladoras da parceria entre a instituição de ensino e o município de Brasiléia.

O convênio firmado deverá se estender futuramente aos demais cursos da instituição.

DSC_7581

 

Comentários