fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeita de Rio Branco extingue 12 órgãos e exonera secretários, diretores e comissionados

Publicado

em

Lista foi divulgada quinta-feira (3), no Diário Oficial do Acre. Medida faz parte de reforma administrativa anunciada em novembro de 2018.

A prefeitura de Rio Branco extinguiu 12 órgãos e exonerou secretários, diretores e ocupantes de cargos comissionados lotados nestes locais. A medida faz parte da reforma administrativa anunciada em novembro do ano passado. A lista foi publicada no Diário Oficial do Acre (DOE) desta quinta-feira (3).

A reportagem tentou ouvir a prefeitura sobre as exonerações, mas foi informado de que a prefeita está fora da cidade e retorna na segunda-feira (7).

Os órgãos extintos foram:

  • Secretaria de Articulação Comunitária e Social (Semacs)
  • Secretaria de Esporte e Lazer (Semel)
  • Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil
  • Secretaria de Obras Públicas (Seop)
  • Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas
  • Secretaria adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
  • Secretaria Adjunta da Mulher
  • Secretaria Adjunta da Juventude
  • Secretaria Adjunta de Obras
  • Secretaria Adjunta de Saúde
  • Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária (Comtes)
  • Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação (Itec)

Em novembro do ano passado, a prefeita Socorro Neri anunciou a extinção destes órgãos. Com os cortes, a gestão espera reduzir os gastos de manutenção da máquina pública em R$ 12,8 milhões no ano de 2019.

Mudanças

Na época, a prefeita explicou que a Secretaria Municipal de Articulação comunitária e Social (Semacs) seria extinta e passaria a ser uma atribuição desenvolvida pela Casa Civil.

Já a secretaria de Esporte e Lazer (Semel) vai se fundir com a Fundação Garibaldi Brasil (FGB). A subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, que atua no trabalho de atos oficiais do município, terá as atividades assumidas pelo gabinete da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Seop) terá as funções redistribuídas. Assim, as obras públicas vão passar para a Secretaria de Infraestrutura.

A iluminação pública vai ser responsabilidade da Secretaria de Zeladoria da Cidade que vai ser reorganizada na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

A parte de elaboração de projetos da Seop vai ser assumida pela secretaria de planejamento.

Já as secretarias municipais de Direitos Humanos, Políticas da Igualdade Social, Secretaria Adjunta da mulher e Secretaria da Juventude vão compor a estrutura da Secretaria da Assistência Social e Direitos Humanos (Sedihpa).

Também foram extintas a Secretaria-adjunta de Obras e a Secretaria-adjunta de Saúde. A Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária deixa de ser vinculada a Secretaria de Ações Sociais. A pasta também deixa de ser uma coordenadoria e passa a ser uma diretoria junto à Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.

Por último, também foi extinto o Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação (Itec), que foi criado em março de 2017 para cuidar da infraestrutura tecnológica do município e apoiar o desenvolvimento da atividade econômica criativa e digital.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência enfrenta o Manaus e vitória é fundamental

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Independência e Manaus irão se enfrentar pela terceira vez em 2025

O Independência enfrenta o Manaus neste sábado, 7, a parir das 16 horas, na Arena da Floresta, pela 8ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor é o 5º colocado no grupo A1 com 11 pontos e o Manaus é 3º com 12, por isso a vitória é fundamental.

No ataque

O técnico Ivan Mazzuia quer a equipe do Independência marcando forte e jogando em velocidade.

“Uma vitória contra o Manaus é importante sob vários aspectos. Precisamos focar para voltarmos ao G4”, comentou Ivan Mazzuia.

Jogo difícil

Renatinho Potiguar projeta uma partida difícil e espera a evolução da equipe em alguns pontos importantes. O treinador tem duas vitórias e um empate no comando do Gavião Real.

Trio de arbitragem

Everton Moreira, do Mato Grosso do Sul, apita Independência e Manaus. Os acreanos Divanilson Lima e Veronica Severino serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após choque em partida do Estadual, Galego realiza exames e é liberado

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Galego foi atendido no Pronto Socorro e medicado

O meia Jhonata da Silva (Galego), atleta do Plácido de Castro, deixou o Florestão nessa sexta, 6, na ambulância do SAMU, após um choque na partida contra o Independência em um jogo válido pela primeira fase do Campeonato Estadual Sub-20. Galego sofreu um desmaio depois de uma pancada na cabeça e nuca e esperou o atendimento por mais de 20 minutos.

“O Galego fez todos os exames necessários no Pronto Socorro e no fim da noite foi liberado. Fomos bem atendidos e felizmente não ocorreu nada mais grave”, explicou o técnico Plácido de Castro, Jesus Silva.

Assistência da federação

A Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) disponibiliza uma ambulância com enfermeiro para realizar os primeiros socorros. Contudo, no atendimento do meia Galego o enfermeiro da federação foi orientado a não movimentar o atleta.

“Fizemos todos os procedimentos corretos. Poderíamos ter levado o atleta para o Pronto Socorro na ambulância da federação, mas o médico pediu para esperar pelo atendimento. Acompanhei também o atleta no Pronto Socorro e a medicação indicada foi somente para dor”, declarou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Waleska Sousa tem o 1º desafio da temporada 2025 definido

Publicado

em

Waleska Sousa (d) espera um combate duríssimo e por isso vai treinar ainda mais forte

Waleska Sousa tem o 1º desafio da temporada de 2025 do MMA definido. A acreana vai enfrentar Gisele Libânio no dia 5 de julho, no Rio de Janeiro, pela categoria Mosca.

“Venho trabalhando forte desde o início do ano esperando essa oportunidade. Esse é um evento importante e uma vitória pode significar muito para a sequência da temporada”, declarou a atleta acreana.

Reta final de preparação

Segundo Waleska Sousa, o último mês de preparação será de ajustes e muitos treinamentos.

“Com a confirmação do combate, os treinos ficam mais específicos. Minha equipe começou a fechar o planejamento e vamos com tudo”, declarou Waleska Sousa.

Apoios importantes

Waleska Sousa destacou os apoios importantes da Miragina, Daniel Coach, Teacher Thales, Cissa, Kimonos Honra, Toff, New Corpus, Lilian Psicóloga, Dr. Luiz Pablos, AOSCARAS, Jean Nutri, WC Car, War Garden e Nikkyo Rash.

“Vivo o mundo da luta 24 horas por dia com treinamentos, reabilitações e muito trabalho fora do tatame. Os patrocinadores e apoiadores são fundamentais nessa caminhada”, avaliou a atleta.

Comentários

Continue lendo