Conecte-se conosco

Cotidiano

Prédio do antigo Aeroporto Presidente Médici é demolido após anos de abandono

O responsável pela obra que não tem permissão para falar sobre o que será construído no lugar. Enquanto isso, os moradores assistem entusiasmados os trabalhos dos operários.    

Publicado

em

Por Wanglézio Braga - acrenews

“Se resumiu a isso aí, um monte de pedras, concretos, que talvez vão ser usados para tapar os buracos nas ruas do bairro”. As aspas são do aposentado Mário Júlio Silva, 68 anos, ao descrever do que sobrou do terminal de passageiros do Aeroporto Presidente Médici localizado no Segundo Distrito de Rio Branco. Abandonado há muitos anos, sendo esconderijo de bandidos e abrigo para usuários de drogas, o prédio foi completamente demolido nos últimos dias, deixando um ambiente mais limpo e seguro.

A reportagem esteve no local onde falou com alguns moradores que relataram da insegurança que o espaço oferecia para quem vive na região ou simplesmente pega a rota alternativa que liga as Avenidas Amadeo Barbosa e Chico Mendes.

“Você encontrava e presenciava de tudo. Era gente apanhando, era casal saindo do prédio, era ponta de cigarro, era pedaço de pau, cápsula de bala, roupa velha, lixo, era dependente químico tocando o terror, era muito feio isso aqui. Muito inseguro (…). Nós só vivíamos com medo de andar aqui e ser atacada! Que bom que resolveram mexer nisso, já passou da hora”, relatou a doméstica, Zulmira Nascimento.

O Aeroporto foi construído na década de 60 e operou pela última vez em novembro de 1999. A família proprietária das terras usadas na construção do segundo aeródromo da capital, venceu um processo na justiça federal após ingressar contra o estado que não havia efetuado, ao longo dos anos, o pagamento do aluguel ou posse definitiva do terreno.

Nos últimos dias quem passa no local é possível presenciar trabalhadores fazendo a limpeza do terreno e a remoção dos entulhos. Alguns objetos como pneus para aviões, escadas de acesso às aeronaves, peças e objetos usados pela tripulação são achados com facilidade. Como não existe um museu da aviação ou espaço destinado para esse fim, tudo é jogado no caminhão que carrega os detritos para o descarte definitivo.

Há pelo menos dois anos, uma parte do terreno é usada por autoescolas para execução de aulas práticas de condução de veículos. Outras duas áreas funcionam oficinas mecânicas. Já na parte antiga do terminal de passageiros, por muitos anos, ficou sem destinação por causa do inventário para os herdeiros.

O responsável pela obra que não tem permissão para falar sobre o que será construído no lugar. Enquanto isso, os moradores assistem entusiasmados os trabalhos dos operários.

“Hoje ficam só as saudades. Eu estava acostumado toda manhã vir aqui e lembrar como foi bom ter vivido nos tempos em que funcionava o aeroporto. Meu pai era vendedor e sempre na hora da chegada dos aviões a gente vinha juntos para tentar vender algumas coisas para os viajantes, pro pessoal das companhias. A gente conheceu muitos pilotos, pessoal do aeroporto, eram amigos e são até hoje (…) O lado bom disso é que agora vamos ter paz”, comenta Mário.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Publicado

em

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados

Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.

New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.

Indefinição no Juruá

As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo

O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.

Novo momento

Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.

Família Atleticana

Marcelo Avelino-Presidente

Ricardo Lopes-Vice-presidente

Paulo Santana-Tesoureiro

Francisco Brito-Diretor administrativo

Ilson da Silva-Diretor de patrimônio

Antônio Acivaldo-Diretor social

Juliano de Souza-Diretor comercial

Comentários

Continue lendo